Como ver o meu score? Saiba como e quando consultar os documentos da sua empresa

Saúde Financeira
ver meu score

Você tem dúvidas sobre como ver o score da sua empresa? A pontuação do score tende a ser relevante para a obtenção de crédito no mercado e é fundamental dar atenção a ela!

O score faz parte de um sistema de pontuação que avalia o perfil dos consumidores para indicar o risco de inadimplência para o negócio. Dessa forma, é possível que a política de crédito da empresa se ajuste para adotar estratégias de pagamento mais adequadas para reduzir os riscos.

Esse processo é importante tanto nas operações financeiras com pessoas físicas quanto jurídicas. Por isso, é necessário entender qual é o score da sua empresa e fazer o acompanhamento frequente, já que algumas atitudes podem prejudicar a pontuação dela. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Descubra qual é o Serasa Score da sua empresa

O que é o score de crédito?

Quando se fala em score de crédito algumas pessoas imaginam que ele é útil apenas para consumidores com CPF que desejam fazer compras a prazo, ou conseguir empréstimos em instituições financeiras. No entanto, essa pontuação é utilizada em diversos tipos de negócios.

Parar definir a pontuação, os órgãos de proteção ao crédito podem utilizar dados do Cadastro Positivo (que indica pontualidade no pagamento), dívidas e protestos, entre outros dados estatisticamente relevantes para crédito.

A partir dessa análise, é estipulada uma pontuação dividida em níveis — quanto maior ela for, menor o risco estatístico de inadimplência, o que pode agregar mais segurança ao acordo. Para você ter uma ideia, a classificação do Serasa Score é dividida da seguinte maneira:

  • score de 01 a 100 — alta probabilidade de inadimplência, o que pode tornar difícil o acesso a crédito;
  • score de 101 a 250 — risco moderado de inadimplência e a pessoa ou empresa podem ter acesso a algumas condições de crédito;
  • score de 251 a 550 — risco moderado de inadimplência, o que pode tornar  as condições de crédito mais atrativas nessa pontuação;
  • score de 551 a 1000 — baixo risco para inadimplência, o que pode tornaras condições de crédito especiais.

Ter um score alto pode ser mais  positivo para a companhia, pois pode facilitar a obtenção de empréstimo e contribuir na negociação de prazos e pagamentos com fornecedores, por exemplo.

Contudo, embora ele seja um dos principais critérios para a liberação de crédito, vale destacar que a decisão final é da empresa ou da instituição financeira, que pode estipular outras análises em suas políticas de vendas antes de fechar um acordo.

Por que acompanhar o seu score com frequência?

É importante dizer que o score não é fixo, ou seja, ele pode sofrer alterações de acordo com o comportamento financeiro do seu negócio. Se você deixar de pagar uma conta, a empresa prejudicada pode enviar o seu CNPJ para a lista de negativados e comprometer o seu score.

Mesmo que a dívida seja paga, pode levar um certo tempo até a sua pontuação ficar elevada novamente. Por isso, é importante fazer o monitoramento do CNPJ para evitar negativações.

No caso das pessoas jurídicas, ter um bom score é uma atitude bastante relevante para a saúde financeira e o crescimento do negócio, pois favorece empréstimos e financiamentos com melhores condições de juros e prazo para pagamento. Além disso, ter uma boa reputação financeira perante o mercado se torna benéfico para aumentar a segurança em acordos e estabelecer parcerias duradouras.

Além de não ter dívidas no nome da empresa, há outras atitudes que contribuem com o score, tais como:

  • pagar as contas em dia;
  • manter dados cadastrais atualizados;
  • ter um bom planejamento financeiro para evitar atrasos nas contas.

Como ver o meu score com as ferramentas da Serasa Experian?

Para descobrir o seu score pessoal ou o do seu negócio, você deve contatar um bureau  de crédito. No entanto, saiba que a pontuação pode mudar de acordo com o bureau de crédito.

É importante buscar uma empresa especialista e a Serasa Experian é uma das melhores opções no mercado. Contamos com uma base de dados sólida e temos informações atualizadas e em grande volume, possibilitando um score preciso e confiável.

A consulta ao Score Serasa Experian pode ser feita de forma gratuita pelo site da empresa. Para isso, é necessário preencher o cadastro e informar o documento para a pesquisa. Após esse processo, você terá acesso à plataforma e conseguirá descobrir a sua pontuação e entender como o mercado avalia a sua companhia no quesito financeiro.

Como acompanhar as alterações no meu score?

Como dissemos, a pontuação de crédito é variável, por isso, além de saber como ver o score, é recomendado acompanhá-lo com frequência. Você pode fazer isso de duas formas: realizando pesquisas contínuas no site da Serasa Experian, ou contar com um serviço de monitoramento de CNPJ e CPF.

O monitoramento é significativo para empreendedores e pequenos empresários que precisam lidar com diversas atividades e responsabilidades do negócio. Como a consulta é feita de forma automatizada e contínua, não haverá grandes preocupações com isso — se houver alguma modificação, o sistema envia avisos para que as providências sejam tomadas.

A solução é positiva, por exemplo, para evitar complicações por fraude. Já pensou se uma pessoa mal-intencionada cria contas falsas com os dados da empresa e realiza diversas compras? Mesmo que a dívida não tenha sido feita por você, tal fato pode gerar uma negativação. Dessa forma, é fundamental adotar atitudes rápidas para resolver a situação.

Ao optar pelo monitoramento de CNPJ com a Serasa Experian, você pode contar com assistente contra fraudes e também recebe alertas sobre solicitação de negativação, o que possibilita quitar contas atrasadas, ou estabelecer um acordo de pagamento com o credor, antes que isso comprometa o seu score.

O empresário deve ficar atento a uma série de fatores para garantir o sucesso do negócio e saber como ver o score pode ser um passo importante para isso! A pontuação de crédito é importante para obter empréstimo e fazer melhores negócios, contribuindo para a saúde financeira e o crescimento da empresa.

Conseguiu entender como descobrir o seu score? Lembre-se de que você pode fazer isso de forma facilitada no site da Serasa Experian. Descubra seu score agora!

Publicada em 13/02/2021 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: