Conhecer o histórico de um assunto sempre é uma boa prática para quem busca entender o futuro e prever quais serão as próximas tendências no mundo dos negócios. No caso do blog da Serasa Experian, a retrospectiva com os conteúdos de maior relevância do ano pode ajudar empresários descobrirem o que foi relevante em 2019 para saber o momento que o mercado se encontra e definir estratégias para uma gestão de sucesso em 2020.

Entre os assuntos de destaque, é possível perceber uma variedade de temas que demonstra o interesse administrativo em diferentes frentes e reflete o amadurecimento das empresas brasileiras como um todo. No topo da lista está o conteúdo sobre a diferença entre micro empresas e MEIs, como um indicativo de empreendedores que buscam expandir seu negócio, o segundo lugar ficou para o artigo sobre como calcular a hora de trabalho após a contratação que segue na mesma tendência de crescimento e, fechando o pódio no terceiro lugar, está o texto com tudo o que uma empresa precisa saber sobre o certificado digital.
Enfim, confira a lista completa e aproveite para relembrar os assuntos que são do seu interesse para preparar o seu negócio e seguir em uma trajetória ascendente:

Cadastre-se de graça e conheça as soluções da Serasa Experian para a sua empresa

1º - MEI ou ME: entenda as diferenças e tire todas as suas dúvidas

Entenda os detalhes sobre cada tipo de enquadramento, as cargas tributárias e as vantagens de manter sua empresa em um porte mais elevado.

Leia o post na íntegra.

2º - Contratação: Entenda como calcular a hora trabalhada do jeito certo

Tire dúvidas sobre a legislação trabalhista atual e saiba quais são as formas de contratação e como manter o controle das horas trabalhadas em cada modalidade.

Leia o post na íntegra.

3º - Assinatura e certificado digital: o que são e por que minha empresa precisa deles?

Veja quais são os benefícios em relação a segurança e agilidade para a sua empresa ao aderir a essa tecnologia e utilizá-la no dia a dia do seu negócio.

Leia o post na íntegra.

4º - Burnout: como o estresse afeta a vida do empreendedor?

Não adianta cuidar apenas da saúde da empresa, o empresário também precisa evitar problemas e manter sua qualidade de vida e seu bem-estar.

Leia o post na íntegra.

5º - Plano de negócios: o que é, como montar e quando rever

Esclareça sua percepção sobre o que é um plano de negócios e confira quais são os pontos imprescindíveis para criar o seu modelo.

Leia o post na íntegra.

6º - Consulta de CNPJ e CPF: como negociar com mais segurança?

O reflexo de que os empresários brasileiros estão mais atentos na prevenção de problemas para evitar perdas desnecessárias e garantir a saúde do seu fluxo de caixa.

Leia no post na íntegra.

7º - 11 blogs de empreendedorismo para acompanhar em 2019

Conheça a lista de blogs que os empresários brasileiros utilizaram como referência ao longo do ano para cuidar do seu negócio.

Leia o post na íntegra.

8º - 6 sugestões para a empresa crescer sem prejudicar as finanças

Aprenda boas práticas para que fazer a sua operação crescer com mais segurança e menos riscos.

Leia o post na íntegra.

9º - Precificação de produtos: Como definir preço em seus produtos e serviços

Entenda como o custo pode impactar nas estratégias da sua empresa e saiba a diferença entre preço e valor antes de precificar.

Leia o post na íntegra.

10º - Cadastro positivo: entenda os benefícios e as mudanças recentes

Descubra quais são os benefícios e veja como o a lei do Cadastro Positivo pode ajudar a sua empresa na obtenção de crédito.

Leia o post na íntegra.

Gostou da lista? Acompanhe o blog da Serasa Experian para empresas e confira os principais destaques do mundo dos negócios para seguir no caminho de sucesso.