O LinkedIn divulgou a lista Top Voices do Brasil 2020, com os 25 profissionais brasileiros que mais têm se destacado na rede por conta da relevância de suas postagens. Mas o que a sua pequena ou média empresa tem a ver com isso? Qual é o significado dessa lista para as PMEs? Simples. Essas 25 pessoas selecionadas pelo LinkedIn não apenas inspiram outros profissionais, como ajudam empreendedores como você com dicas sobre as constantes mudanças no mundo do trabalho. Tendências de mercado, ideias para melhorar currículos, organizar home offices e encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, por exemplo, são alguns dos temas tratados pelos Top Voices do Brasil.

De acordo com o LinkedIn, para criar a lista, avaliam-se fatores qualitativos e quantitativos, tais como engajamento (reações, comentários e compartilhamentos dos conteúdos de cada usuário); frequência de publicação; e crescimento no número de seguidores.

Assim, as vozes selecionadas deste ano no Brasil geraram um grupo bem diverso, incluindo uma mentora de escrita, uma nutricionista e, claro, um empreendedor, fundador de uma marca de cultura suburbana. Mas há ainda profissionais das áreas de tecnologia, diversidade, vendas, recursos humanos e outras.

Confira a lista dos 25 profissionais Top Voices do Brasil 2020

Adriana Barbosa – CEO do Instituto Feira Preta

Quando tinha apenas 20 anos de idade, criou da maior feira de cultura negra da América Latina: a Feira Preta. Hoje, soma 19 anos debatendo as dores e dificuldades dos empreendedores negros do Brasil.

Aline Sousa – Consultora de recrutamento

Utiliza seu perfil para ajudar as pessoas que buscam recolocação ou que desejam ingressar no mercado de trabalho. Para tanto, aborda temas relacionados a processos seletivos e universo profissional como um todo.

André Santos – Especialista em vendas

Fornece dicas de vendas a partir de inspirações que tira do próprio LinkedIn, estudando comportamentos de venda social e compartilhando insights – sempre de forma leve e divertida.

Andryely Pedroso – Nutricionista

Costuma atualizar sua rede com artigos, vídeos e publicações sobre as novidades do setor de nutrição, envolvendo prática clínica, artigos científicos, eventos e livros.

Arlane Gonçalves – Analista de diversidade na Suzano

Tem como propósito de vida trabalhar em prol da inclusão e ascensão de profissionais negras e negros. No LinkedIn, ela coloca o discurso em prática, compartilhando com a sua rede oportunidades de emprego, reflexões sobre inclusão racial e notícias sobre diversidade.

Bruno Capelas – Editor de tecnologia do Estadão

A maior parte do conteúdo que compartilha na plataforma é decorrente das próprias reportagens publicadas no Estadão, onde escreve sobre inovação e tecnologia.

Carolina Martins – Especialista em recolocação e headhunter

O grande objetivo da especialista é democratizar a informação e fornecer aos seus seguidores dados relevantes para que eles possam ter acesso ao mercado de trabalho.

Dalva Corrêa – Mentora de escrita e fundadora da Batida Perfeita

Compartilha dicas para as pessoas que têm medo e insegurança na hora de escrever ou para aquelas que buscam aperfeiçoar a comunicação escrita.

Dirlene Silva – Economista

Fundadora na DS Estratégias e Inteligência Financeira, procura aliar os temas que gosta – como finanças e economia – com os conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória acadêmica e profissional e assuntos atuais.

Eduardo Bruno – Fundador da EBOLIVE

Não cansa de reforçar em suas postagens a importância do networking para o desenvolvimento profissional. Também costuma compartilhar dicas sobre recrutamento.

Emanuella Velez – Consultora de RH

Psicóloga, costuma escrever sobre as próprias vivências, dividindo com seus seguidores o que escuta de líderes e colaboradores no dia a dia de dentro das organizações.

Fabio Mariano Borges – Professor da ESPM

Além de ser professor no Programa de Mestrado Profissional da ESPM, realizou mais de 10 filmes etnográficos sobre comportamento do consumidor, focados em subculturas. No LinkedIn, escreve reflexões sobre marketing, consumo, comportamento e inovação.

Fabrício B. de Oliveira – Fundador da Fowler

Dono de uma marca de roupas ligada à cultura suburbana do Rio de Janeiro, promove debates sobre inclusão racial, com foco na situação do profissional negro no mercado de trabalho e no empreendedorismo periférico.

Fernanda Domingues – CEO na FD Comunicação

Trabalha com relações públicas na área de games e E-Sports. Seus conteúdos vão de notícias sobre mudanças nos preços de consoles e vagas em empresas do mercado de games a análises sobre e-arenas no Brasil e inovação no entretenimento para o público geek.

Gabriela Augusto – Especialista em Diversidade e Inclusão

Diretora e fundadora da Transcendemos Consultoria, usa suas vivências como mulher trans e negra para discutir meritocracia, privilégios e diversidade no mercado de trabalho.

Gonçalo Pereira – Professor da Unicamp

Docente e pesquisador na área de bioenergia e genética molecular na Universidade Estadual de Campinas, concentra sua atuação nas relações entre bioeconomia e educação. Ele compartilha conteúdo sobre biocombustíveis, descarbonização e políticas públicas em prol da sustentabilidade.

João Gabriel – Desenvolvedor de software

Costuma compartilhar sua paixão por temas ligados à inovação, do big data ao blockchain, além de dar dicas para quem trabalha na área de TI (Tecnologia da Informação).

Lisiane Lemos – Professora e líder de vendas no Google

Também é cofundadora do Conselheira 101, programa de incentivo à presença de mulheres negras em conselhos de administração nas empresas. Ela escreve sobre marketing, vendas, transformação digital e inovação.

Luciano Santos – Diretor de vendas no Facebook

Escreve sobre educação corporativa, gestão de pessoas e comportamento no trabalho, com dicas para quem pretende mudar de carreira ou trabalha em um ambiente tóxico, por exemplo.

Mariana Santa Ritta – Revisora e especialista em escrita criativa

Acredita que todo mundo tem uma história para contar. Compartilha posts para incentivar pessoas a se expressarem por meio da escrita, aceitarem suas próprias limitações e se sentirem confortáveis em ser autênticas no trabalho.

Mauro Wainstock – CEO do HUB40+

Ao longo do ano, ele repercutiu notícias sobre os benefícios da inclusão de profissionais sênior nas empresas e ajudou a divulgar processos seletivos com ênfase em diversidade, sempre com foco na inclusão etária.

Michel Jasper – Fundador do Amo Varejo

Costuma escrever sobre negócios e carreira com foco no varejo, e já se tornou mentor de empresários do setor graças ao conteúdo que publica no LinkedIn. Comenta modelos experimentais de lojas, estratégias para a exposição de produtos nas prateleiras, entre outros temas importantes para a área de varejo.

Ricardo Dias – Empreendedor

Com passagem pela liderança da Ambev, tira inspiração para escrever no LinkedIn a partir de conversas sobre marketing, comunicação, tecnologia, inovação e entretenimento.

Sandra Boccia – Diretora editorial da Editora Globo

Divulga reportagens e repercute ideias que surgem em suas conversas com empreendedores, como os debates sobre os mitos da inovação e discussões sobre a evolução do setor financeiro no Brasil.

Silvio Batista – Cofundador da Pet Luni

CEO de um e-commerce voltado ao mercado pet, costuma compartilhar seus aprendizados sobre esforço, sucesso e protagonismo. A partir de sua experiência como empreendedor, ele propõe novas formas de enxergar os problemas e dá conselhos para transformar decepções em estímulo para crescer na carreira.