O isolamento social trouxe mudanças significativas. Mudou a forma de trabalhar, o relacionamento com as pessoas, os deslocamentos e os hábitos de consumo. As compras online deram um salto e, avaliando o cenário até aqui, é possível traçar algumas tendências de consumo que podem ajudar no planejamento de pequenas e médias empresas.

Pensando nisso, criamos um infográfico interativo com detalhes de 7 tendências de consumo dos brasileiros para 2021. São informações que poderão auxiliar você na hora de planejar ações e melhorias na sua empresa para conseguir atender as vontades e, principalmente, as expectativas dos seus consumidores.

Quer um exemplo do que você vai encontrar no nosso infográfico? Algumas tendências que apresentamos são:

  • Priorização de itens essenciais: Devido às incertezas econômicas e diminuição da renda, muitas famílias devem continuar priorizando a compra de itens essenciais pelos próximos meses. Dados da Fecomercio demonstram que o setor de vestuário teve perda de mais de 25% no faturamento em 2020;
  • Protocolos de higiene e segurança: Protocolos rígidos de higiene são relevantes para que os consumidores retornem aos estabelecimentos. Também há uma tendência de integração do ambiente físico com o digital, como pagamentos online e provadores inteligentes, para aumentar a segurança;
  • Preferência pelo comércio local: No último ano, os consumidores passaram a conhecer mais os negócios do bairro. Tal fato proporciona soluções rápidas para compras de itens domésticos, presentes, decoração, entre outros. Além disso, a atitude fortalece e valoriza a economia local;
  • Atendimento e experiência de compra: A facilidade em pesquisar produtos e preços nos canais online faz com que a fidelização do consumidor seja mais difícil. Sendo assim, as empresas precisam investir em uma boa experiência de compra, atendimento personalizado, flexibilidade e agilidade na entrega para se destacar;
  • Preocupação com a sustentabilidade: Os consumidores demonstram uma preocupação maior em relação à sustentabilidade. Uma das tendências é que pessoas com renda mais alta priorizem empresas alinhadas com esses fatores ao fazer compras. Por isso, é importante dar atenção ao comportamento da companhia e reforçar valores ambientais e sociais.

Quer saber mais? Confira o infográfico completo e aproveite todas as dicas e insights nos seus negócios.

[Infográfico] 7 tendências de consumo dos brasileiros em 2021