Acompanhar as métricas e resultados da empresa é essencial para a análise do seu desempenho. Entretanto, muitos gestores têm dúvidas com relação à seleção das métricas que serão utilizadas em suas estratégias de gestão. Nesse contexto, o ticket médio é um excelente ponto de partida no planejamento das vendas e controle dos resultados da empresa.

Neste artigo, além de entender a importância e a necessidade de desenvolver o ticket médio, você também vai ter acesso a dez dicas essenciais para o aumento do seu ticket médio na prática. Acompanhe!

A importância da análise do ticket médio da sua empresa

O ticket médio é uma chave indicadora de performance utilizada pelos gestores com o propósito de medir o valor médio das suas vendas por cliente. Nesse sentido, a métrica consegue fornecer ao gestor detalhes a respeito da quantidade média de vendas realizadas por cliente.

O cálculo do ticket médio é muito simples. Para chegar ao resultado, basta somar o valor total de vendas realizados durante um determinado período de tempo e dividi-lo pelo número de clientes que compraram neste mesmo período. O valor obtido dessa equação, será o valor médio que cada cliente compra da sua empresa, ou seja, o ticket médio.

O uso da métrica ajuda a identificar problemas, avaliar o perfil dos clientes, estabelecer metas, criar estratégias de marketing e vendas, entre inúmeras outras ações importantes para o desenvolvimento da organização. Além disso, os resultados obtidos por meio do cálculo do ticket médio, contribuem para que os gestores entendam como está o desempenho e lucratividade da organização.

Entenda a necessidade de desenvolver estratégias para aumentar o ticket médio

Ao desenvolver estratégias para o aumento do ticket médio, o gestor está investindo em ações de desenvolvimento da empresa. Nesse sentido, além de investir em crescimento e lucratividade, ele focará em ações efetivas, baseadas no conhecimento e no retrato atual da empresa, no perfil dos clientes atendidos e nas oportunidades de negócio existentes no mercado.

Entretanto, você precisa estar atento a uma questão essencial: algumas empresas não estão prontas para aumentar o seu ticket médio, pois não possuem estrutura física e operacional para isso.

Nesses casos, antes de aplicar uma ação específica para melhorar a aquisição de clientes, por exemplo, é essencial que você conheça e avalie a realidade da empresa. Somente com uma avaliação das capacidades e limites do negócio, será possível montar um planejamento que permita um crescimento seguro, orgânico e bem estruturado.

10 dicas para aumentar o ticket médio da sua empresa

Você deve estar se perguntando: mas, afinal, como é possível aumentar o ticket médio da minha empresa? Quais são as ações efetivas que posso implementar na minha estratégia empresarial?

Elencamos a seguir algumas dicas que podem ser aplicadas em ações de aumento do ticket médio de uma empresa. Descubra!

1. Conheça os seus clientes

Antes de colocar em prática qualquer estratégia para aumento de vendas, dedique-se à análise da sua carteira de clientes. Você precisa entender as necessidades, restrições e desejos do seu consumidor. Com essas informações, fica mais fácil alinhar as ações da sua equipe de vendas e os objetivos da sua empresa, de acordo com as expectativas do seu consumidor.

2. Aumente a variedade de produtos/serviços

Se a sua empresa tiver estrutura e condições de ampliar a variedade de produtos e serviços, esta pode ser uma excelente maneira de aumentar o ticket médio. Entretanto, vale lembrar que o aumento só pode ser feito se você tiver um planejamento prévio e uma estrutura para tal ampliação.

3. Ofereça descontos e faça promoções

Outra forma de incentivar o seu cliente, para que ele aumente suas compras, se dá por meio da oferta de descontos e promoções. Uma solução muito interessante é a oferta de descontos progressivos.

Você pode fazer isso com produtos que demoram mais tempo para serem vendidos, incentivando o aumento no giro do estoque. Investir em programas de fidelidade também pode ser uma solução eficaz, já que além de incentivar o consumo, eles também incentivam o aumento na frequência de compras.

4. Engaje sua equipe de vendas

Se você já conhece bem o seu cliente e está oferecendo um mix interessante de produtos e serviços, é hora de realizar uma reunião com a sua equipe de vendas. Incentive os seus vendedores a melhorar os resultados, mostrando que você tem todas as informações e o suporte necessário para isso.

O setor comercial deve entender o porquê da empresa buscar a ampliação do ticket médio para se sentir motivado a fazer parte do crescimento da organização. Criando metas coletivas e metas individuais, você conseguirá incentivar e valorizar o trabalho da sua equipe de vendas, engajando-os para que eles atuem ativamente na busca pelo aumento da métrica.

5. Ofereça diferentes formas de pagamento

Oferecer diversas formas de pagamento aumenta as possibilidades de ampliar o público atendido pela sua empresa. Você pode oferecer opções de pagamento no cartão de crédito, débito, boleto bancário, transferência bancária, entre outros.

6. Invista na qualidade do atendimento

Para entender o que significa qualidade no atendimento basta se colocar na posição de consumidor. Trocando de papel você terá clareza para identificar qual é o cenário ideal que um cliente busca ao contratar os serviços/comprar os produtos da sua empresa.

Ao oferecer um atendimento de qualidade, além de contribuir para a fidelização, você está criando um ambiente favorável para que aquele cliente compre mais e contribua para o aumento do ticket médio. A qualidade do atendimento está associada, por exemplo, ao cumprimento de prazos de entrega, a agilidade no retorno, ao comprometimento com relação ao preços cotados, a um atendimento pós-vendas bem estruturado. O cliente deve se sentir seguro ao comprar com sua empresa.

7. Entregue para o seu consumidor aquilo que ele precisa

Para vender mais e melhor é preciso estar alinhado com as necessidades de consumo do cliente. Por isso, a sua empresa deve focar em oferecer produtos/serviços realmente necessários.

8. Treine sua equipe de vendas

A equipe de vendas deve passar por treinamentos constantes. Além de estimular os profissionais, o treinamento contribui para que o atendimento prestado aos clientes seja cada vez melhor.

9. Estabeleça uma relação de confiança com os seus clientes

Você precisa confiar no seu cliente e ele precisa confiar na sua empresa. Criar essa relação é um processo demorado e complexo. Entretanto, após estabelecido o vínculo de confiança, você terá muito mais liberdade para dialogar e oferecer soluções de compra para aquele cliente.

A confiança se constrói por meio da concretização de todas as dicas mencionadas até aqui. Um cliente que é bem atendido por uma equipe de vendas treinada, recebe o produto alinhado com suas expectativas, tem acesso a uma variedade de produtos e itens de qualidade e sabe que o que foi combinado será executado, confia na empresa e, portanto, tem interesse em manter a relação comercial com ela.

10. Indique produtos e serviços relacionados

Conhecendo o seu cliente você tem informações a respeito do seu histórico de compras e das suas necessidades. Com isso, é possível ampliar o ticket médio do seu negócio oferecendo produtos e serviços relacionados, com base nas compras já realizadas ou no conhecimento sobre alguma necessidade específica do consumidor que a sua empresa tem condições de suprir.

Como você pode ver, existem diversas formas de aumentar o ticket médio da sua empresa. As dicas apresentadas ao longo deste artigo podem ser adaptadas às características da sua empresa e do perfil de clientes atendidos. O mais importante é que você invista em estratégias bem estruturadas e focadas no crescimento sustentável do seu negócio.

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