Ted Talks: escolhemos os 7 vídeos indispensáveis para empresários

Dicas
ted talks

O TED Talks é um evento organizado pela Fundação Sapling e realizado em diferentes países do mundo. Com o slogan “Ideas worth spreading“, traduzido para o português, “ideias que merecem ser disseminadas”, as pequenas palestras se caracterizam pelo alto impacto e relevância dos seus conteúdos.

As apresentações do TED são limitadas a dezoito minutos e abrangem uma infinidade de temas. Amplamente divulgadas na internet, é possível ter acesso a muitas palestras no canal do TED no YouTube.

Neste artigo, apresentamos uma lista com 7 TED Talks essenciais para pequenos empresários. As apresentações envolvem temas como inovação, gestão e liderança. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!

1. Por que vale a pena ouvir as pessoas das quais você discorda — Zachary R. Wood

“A exclusão de pontos de vista opostos não faz você desaparecer.” Com publicações em jornais como o The Wall Street Journal, The Washington Post e The Huffington Post, Zachary Wood apresenta o TED “Por que vale a pena ouvir as pessoas das quais você discorda“.

Na apresentação, Zachary argumenta que ficamos mais fortes ao nos envolvermos com pessoas e ideias das quais não concordamos. Ele mostra ao seu público como é possível criar empatia, desenvolver ponderação e ampliar nossa inteligência dando mais atenção para pessoas que têm ideias diferentes das nossas e nos apresentam perspectivas que até então poderiam ser desconhecidas.

Ao final, você vai descobrir que “para alcançar o progresso diante das adversidades, precisamos de um compromisso genuíno em obter uma compreensão mais profunda da humanidade”. Um princípio elementar e que pode tranquilamente ser aplicado a qualquer tipo de negócio.

2. Por que grandes líderes fazem você se sentir seguro? — Simon Sinek

Simons Sinek é especialista em liderança e no Talk “Por que grandes líderes fazem você se sentir seguro?” ele explora conceitos que nos fazem descobrir como os líderes são responsáveis por inspirar confiança, cooperação e mudança dentro das suas equipes.

A liderança é um tema recorrente dentro do meio empresarial, sendo relevante tanto no âmbito das pequenas empresas, quando dos negócios em fase de crescimento. Simon sugere que o líder é o grande responsável por transmitir segurança para os colaboradores.

Foi após uma longa observação dos grandes líderes que impactam ao redor mundo, que Simon descobriu que eles possuem algumas características em comum, com semelhanças tanto no modo de pensar, como no modo de agir e se comunicar. Uma palestra essencial para quem é líder e quer saber a sua responsabilidade frente às equipes.

3. Duas razões para as empresas falharem — e como evitá-las — Knut Haanaes

Segundo Knut Haanes, existem duas razões essenciais para as empresas falharem: ou fazem mais do mesmo, ou fazem apenas o que é novo. No Talk “Duas razões para as empresas falharem — e como evitá-las“, você vai descobrir como é possível encontrar o equilíbrio entre exploração e aproveitamento.

A exploração, vem com a ideia de criar algo novo, inventar, criar novos produtos ou maneiras de entregar novos serviços para o seu público. Junto com a exploração, está o risco. Por isso, se deve saber a medida certa da inovação dentro da empresa.

O proveito traz o conceito oposto. Ele está relacionado com o conhecimento de negócio que você já tem. Ele significa pegar o conhecimento que você tem e torná-lo ainda melhor. Assista a apresentação e descubra como minimizar os riscos de falhas na sua gestão empresarial.

4. Resolvendo problemas de maneira criativa diante de limites extremos — Navi Radjou

Navi Radjou é membro da Judge Business School da Universidade de Cambridge, do Conselho de Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre Inovação em Design e colunista do Harvard Business Review.

No Talk “Resolvendo problemas de maneira criativa diante de limites extremos“, ele traz uma série de exemplos de engenharia humana e compartilha três princípios pelos quais você vai entender como é possível fazer mais com menos.

Você quer saber como alcançar o sucesso mesmo com recursos limitados? Assista a esta apresentação e descubra.

5. A única razão do sucesso das startups — Bill Gross

Bill Gross fundou a Idealab, uma incubadora de novas invenções, ideias e negócios. Apaixonado pelos novos mercados e trazendo no currículo a fundação de muitas startups, Bill ficou curioso sobre o porquê de algumas alcançarem o sucesso e outras não.

No Talk “A única razão do sucesso das startups“, ele conta como juntou dados e informações de diversas empresas e descobriu porque algumas se destacam das outras.

Gross é empresário desde o ensino médio, quando fundou uma empresa de energia solar. Na faculdade, ele patenteou um novo design de alto-falante e fundou uma empresa que mais tarde foi adquirida pela Lotus. Atualmente, ele trabalha nos conselhos de empresas das áreas de automação, software e energia renovável.

6. Como grandes líderes inspiram ação — Simon Sinek

Simon Sinek sempre foi fascinado por liderança, etnógrafo por formação, ele é adjunto da RAND Corporation. Ele escreve e comenta regularmente para grandes publicações e também ensina comunicações estratégicas de pós-graduação na Columbia University.

No Talk “Como grandes líderes inspiram ação“, ele mostra como uma liderança que inspira começa com um círculo dourado e com a pergunta “Por que?”. Com informações relevantes para qualquer líder, empresário, empreendedor ou gestor, Simon explora questões que contribuem para o desenvolvimento de um negócio, favorecendo desde o planejamento estratégico até a gestão de pessoas.

7. Construa uma equipe, construa uma torre — Tom Wujec

Tom Wujec é desenhista e estuda a forma como as pessoas absorvem e compartilham informações. No Talk “Construa uma equipe, construa uma torre” ele apresenta uma pesquisa sobre o chamado “problema do marshmallow”. O desafio envolve três ferramentas: 20 fios de espaguete, um metro de fita adesiva e um marshmallow, e um desafio: quem vai conseguir construir a torre mais alta usando essas ferramentas?

Você descobrirá por que um grupo inesperado sempre se destaca da média e entenderá a importância da gestão de pessoas, do compartilhamento de conhecimento, do trabalho em equipe e da qualidade de vida no ambiente laborativo.

Ao final dessas 7 apresentações, você terá absorvido conhecimento e informações que contribuirão significativamente para o desenvolvimento da sua empresa. Aproveite as informações compartilhadas por esses experts e invista no crescimento da sua organização.

Você gostou deste artigo sobre palestras do Ted Talks? Então confira estas dicas de podcasts de negócio recomendadas para empresários.

Publicada em 30/12/2019 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: