Ano novo se aproximando e você tem planos para fazer sua empresa crescer, se modernizar, atender melhor seus clientes? Ou sua empresa precisa de crédito para fechar as contas, para dar um respiro no seu capital de giro? Acessar o mercado de crédito neste momento é uma das formas mais efetivas e de rápido resultado para ajudar empreendedores a tocarem seus negócios e alcançarem seus sonhos. 

Nesses casos, os empresários podem não somente recorrer aos bancos tradicionais, mas hoje já existem opções alternativas, como as fintechs, cooperativas de crédito, linhas e instituições de microcrédito ou factorings para você fazer a busca da melhor oferta de crédito. Mas como obter as melhores condições de crédito, como menor taxa de juros, maior prazo e carência?   

Para lhe ajudar a conseguir a melhor negociação de um empréstimo ou financiamento para o sua empresa, a Serasa e o Sebrae prepararam algumas dicas importantes. Continue a leitura. 

Quais são os critérios adotados pelas instituições para avaliar o pedido de crédito? 

Cada instituição de crédito adota critérios próprios para analisar as empresas que buscam ter acesso às linhas de financiamento disponíveis, mas basicamente estes critérios estão em torno de medir qual o risco de inadimplência que sua empresa possui. E essa é uma boa notícia. Se antes as análises eram simplesmente “tem crédito” ou “não tem crédito”, hoje com o Cadastro Positivo, empresas com bom histórico de pagamento e níveis de endividamento saudáveis tem acesso a condições melhores que outras com menos saúde financeira. 

O que usualmente é utilizado pelo mercado para o risco de inadimplência é o Score de Crédito da sua empresa. Sim, não é só você que tem um Score de Crédito, sua empresa também, e cuidar dele pode melhorar bastante as condições que serão oferecidas a você.  

O que você pode fazer na gestão e que impactará seu Score? 

Não atrase o pagamento das suas contas 

Embora possa parecer uma orientação super básica, essa é uma das ações mais importantes para você. Ao organizar suas contas, planejar os pagamentos sem prejudicar seu fluxo caixa e não atrasar nenhum pagamento, você demonstra controle sobre as finanças do negócio e isso traz confiabilidade como bom pagador. Isso deixa as instituições financeiras mais confortáveis para oferecerem condições mais adequadas na negociação, no que diz respeito a prazo e taxas de juros.  

Consistência na gestão financeira 

A manutenção de uma prática contínua de planejamento e controle financeiro é fundamental para a manutenção das atividades da empresa de forma saudável. As empresas de crédito verão com bons olhos esse acompanhamento, pois fica demonstrada a estabilidade e credibilidade do seu negócio. Seu nível de endividamento diz muito sobre sua capacidade de pagamento, que as dívidas (mesmo aquelas que estão em dia) alcancem grande proporção do seu faturamento. Cuidar da sua liquidez também é muito importante. As empresas de crédito verão com bons olhos esse acompanhamento, pois fica demonstrada a estabilidade e credibilidade do seu negócio. Não sabe como fazer isso? Confira aqui dicas práticas para te ajudar nesse processo!

Estabelecimento de objetivos e metas  

Ter um histórico grande de empréstimos contratados pode prejudicar sua capacidade ter acesso às melhores condições. Por isso, antes de se decidir ir atrás de um empréstimo, é necessário analisar qual o objetivo de solicitá-lo, bem como definir metas claras para a utilização desse recurso. Importante ter sempre em mente que o crédito somente terá sentido se vier ajudar no crescimento ou na sobrevivência da empresa e consecução dos seus objetivos. Quer saber mais se precisa de crédito, acesse aqui nosso infográfico sobre o assunto!

Tome cuidado com suas finanças pessoais 

O score de crédito dos sócios também é um ponto avaliado pelas instituições financeiras na hora de conceder crédito. Além das mesmas dicas acima: pagar contas em dia, ter baixo histórico e índice de endividamento, procure também te relacionamento de longo prazo com as instituições financeiras e ter o mínimo possível de consultas para serviço de crédito.    

Acompanhe na ponta do lápis 

Não deixe de consultar mensalmente o score de crédito da sua empresa nem de monitorar os documentos da empresa e dos sócios , dessa forma, você garante que estará sempre a par do que acontece ao seu CNPJ! 

SAIBA MAIS: O QUE É MICROCRÉDITO? 

O microcrédito são linhas de crédito de pequeno valor, onde se pode captar até R$ 20 milDestinadMEIs, micro e pequenas empresas, assim como para empreendedores informais, possuem condições especiais para este público. 

A Serasa Experian e o Sebrae apoiam o Estímulo 2020, ONG focada em oferecer microcrédito para empreendedores. Conheça mais em www.estimulo2020.org. 

 como eu faço com a garantia? 

A necessidade de garantias para tomada de empréstimo ou financiamento varia de instituição para instituição. Dependendo do valor, algumas liberam a quantia desejada sem a necessidade de apresentação de uma garantia por parte do tomador de crédito. No entanto, haverá situações em que as instituições financeiras poderão solicitar a apresentação de alguma garantia para a fechamento do contrato de crédito.  

As garantiam também variam, indo de bens móveis ou imóveis, assim como garantia pessoal, por meio de um avalista ou fiador no contrato de empréstimo. Independentemente do tipo, se a garantia for um gargalo para você, também há boas soluçõe.s Para esses casos, o Sebrae possui um fundo para avalizar o empréstimo dos micros e pequenos empresários.  

Conheça as condições: FUNDO DE AVAL - SEBRAE   

 Ficar atento a sua gestão financeira e ao seu score de crédito ajudará não somente o mercado de crédito a olhar sua empresa como mais segura e que oferece menor risco, como também auxiliará na manutenção da saúde e sustentabilidade do seu negócio. Seguir esses princípios abrirá as portas para que sua empresa acesse as linhas de crédito com menores taxas de juros e prazos de carência mais adequados às necessidades de seu negócio e você possa alcançar seus planos! 

Esse conteúdo foi criado pelo Sebrae para o Projeto Aprenda Serasa Sebrae!