Implementar uma cobrança de dívidas eficiente depende de uma estratégia bem estruturada. Com o risco constante de inadimplência, o empresário precisa se perguntar: o que fazer para diminuir as incertezas e reduzir a chance desse problema acontecer?

A resposta passa pela automação de processos com uma ferramenta apropriada. É o caso da Recuperação de Dívidas. Com ela, você agiliza e aumenta a eficiência do processo de recebimento de clientes inadimplentes, evitando o estresse e o desgaste sempre presentes no ato de cobrar quem te deve.

Trata-se de uma solução completa, porque além desvincular a ação de cobrança da sua empresa, possibilita incluir a negativação também, o que pode acelerar ainda mais a recuperação das dívidas. Então, que tal saber mais e entender como essa ferramenta pode ajudar?

Recupere suas dívidas agora!

 

Vantagens da solução de cobrança Recuperação de Dívidas

A gestão de inadimplência requer alguns cuidados, como a estruturação de um processo que, de fato, ajude a equilibrar a saúde financeira da sua empresa a partir do recebimento de contas dependentes. Somente dessa forma é possível alcançar melhores resultados e fazer um bom gerenciamento da sua carteira de clientes.

Segundo o analista de produtos sênior da Serasa Experian, Marcelo Vieira, o objetivo é melhorar o recebimento dos valores em aberto, sem prejudicar o relacionamento com os clientes. “Havia uma carência de ferramenta de cobrança que fosse efetiva, mas que não comprometesse o relacionamento com o cliente. Às vezes, ele está apenas passando por um momento de dificuldade. Era preciso buscar uma solução que refletisse uma certa empatia com a situação do cliente.”

Exatamente por isso, ao utilizar a Recuperação de Dívidas, é possível escolher dentre as opções de fazer apenas a cobrança, apenas a negativação ou os dois juntos: Cobrança + Negativação. Assim, criamos uma plataforma 360°, que oferece resultados mais amplos e eficientes para a empresa. Olha só algumas vantagens:

  • Você recebe as dívidas enquanto mantém um bom relacionamento com os clientes;
  • Ganho de eficiência com mais agilidade no recebimento das dívidas;
  • Respaldo da base de negativados da Serasa Experian, com abrangência nacional.

Com todos esses recursos, uma das principais vantagens da Recuperação de Dívidas é oferecer a cobrança amigável de valores. Isso significa que você conta com a Serasa Experian para manter uma relação saudável com seus clientes inadimplentes e, assim, continuar com eles em sua carteira para gerar vendas futuras.

Para as pequenas e médias empresas, a solução contribui também para a obtenção de capital de giro rápido. Isso porque, com a cobrança de dívidas amigável, a tendência é que o inadimplente quite os valores antes de ser incluído na lista de devedores.

Como resultado, a empresa tem aquele dinheiro à sua disposição e equilibra o fluxo de caixa para pagar fornecedores, empréstimos e colaboradores. Como afirma Vieira, “a gente, dando a solução de uma cobrança mais amigável, ajuda para que as empresas ganhem um tempo para negativar. Com isso, vamos ajudar tanto no relacionamento das empresas, de manobra para fazer essas cobranças, quanto para quem está sendo negativado, que nem sempre é um mau pagador.”

Para comprovar essa afirmação, a Serasa Experian realizou estudos que indicam uma taxa de recuperação média de 40% no primeiro mês após o vencimento. O especialista de produtos Gilberto Bara destacou: “ao longo da safra, esse valor vai aumentando, mas 40% de recuperação para o primeiro mês é um número superpositivo que pode ajudar o empresário a gerar um fluxo de caixa mais saudável antecipando a recuperação de recebíveis.”

Assim, as vantagens da solução são, principalmente:

  • Recuperar títulos que poderiam ser perdidos;
  • Acelerar a recuperação;
  • Sinalizar ao mercado um possível mau pagador;
  • Redução de custos, quando comparado à contratação de uma empresa especializada em gestão de cobrança.

Entenda como a ferramenta ajuda em suas cobranças

A ideia da solução é atender a dois pilares: criar um ambiente de negociações seguro e recuperar com mais rapidez e eficiência os recebíveis atrasados da sua empresa. Por isso, ela oferece as opções de cobrança digital e negativação. Seu funcionamento é simples. Para cada inclusão de dívida que você quer receber, é possível usar os recursos como quiser, de forma junta ou separada.

No caso do modelo digital, imagine que sua empresa tem o cliente X, que já compra já há bastante tempo. Contudo, recentemente, ele começou a ficar inadimplente devido a problemas financeiros. Assim, para não haver desgaste no relacionamento de vocês, a sua empresa pode fazer a cobrança sem constrangimentos pela plataforma. O contato é feito por e-mail, SMS ou pelos dois canais. Assim, a cobrança é amigável e sem implicações no banco de devedores da Serasa Experian.

Mas se preferir, você também pode incluir a negativação a qualquer momento, até mesmo junto com a cobrança da dívida. Ou seja, há liberdade para o empresário realizar o processo da maneira que achar mais adequado — especialmente, porque cada cliente tem um contexto diferente. Aqui, vale o lembrete que, caso opte pela inclusão do nome do cliente na lista de negativados da Serasa Experian, ele pode ser rapidamente retirado, assim que o débito for quitado.

E aí? Que tal começar a recuperar as suas dívidas agora mesmo?

Quero recuperar dívidas de clientes inadimplentes

Leia também:

Como estruturar um bom processo de recuperação de dívidas na sua empresa