O que é e como saber a situação cadastral de um CNPJ?

Saúde Financeira
situação cadastral cnpj

Independentemente de quem seja o cliente, é importante buscar por informações sobre ele, em especial, antes de fechar negócio. Essa atitude ajuda a proteger a empresa de fraudes e outros problemas que podem gerar diversos transtornos — como os financeiros. Nessa hora, verificar a situação cadastral do CNPJ do negócio é importante.

A consulta sobre potenciais negociantes é uma prática comum em muitas empresas. Porém, nem todas aproveitam seus benefícios, pois não entendem a relevância dessa ação. Neste artigo, falaremos sobre o assunto, ajudando você a encaminhar sua companhia na direção certa.

Quer saber mais sobre o tema?

Consulte agora a situação cadastral do CNPJ dos seus clientes

O que é a situação cadastral de um CNPJ?

A consulta da situação cadastral do CNPJ é um serviço que ajuda o empreendedor a saber mais sobre as pessoas jurídicas com quem entra em contato. Seja para fazer negócios, seja para entender mais sobre a concorrência, realizar essa avaliação pode ser interessante. Para isso, são usados bancos de dados de empresas como a Serasa Experian.

Ao consultar o CNPJ em questão, você será capaz de entender mais sobre o negócio. Basicamente, será possível acessar potenciais dívidas com instituições financeiras ou outras companhias, atrasos em obrigações financeiras ou protestos de títulos.

Por que realizar esse tipo de análise?

Negociar com outras empresas pode ser bastante lucrativo para seu negócio. Contudo, essa é uma atitude que exige saber mais sobre o cliente ou negociador em questão — especialmente, se a transação envolver a liberação de crédito.

Sendo assim, realizar a análise da situação cadastral do CNPJ permite que você sabia se a outra parte do processo tem condições de honrar com os compromissos que firmar com você. Consequentemente, poderá prever potenciais perigos para o andamento de seus processos.

Por fim, monitorar o CNPJ ajuda você a entender com qual tipo de contraparte está lidando. Ao saber, por exemplo, que existem muitas dívidas relacionadas ao CNPJ do cliente, você poderá prever que as chances de inadimplência são mais altas do que no caso de uma empresa sem dívidas.

Imagine que você se depara com uma negociação irresistível. Ela tende a impulsionar os resultados de seu negócio e a alavancar o futuro de sua empresa. Porém, você não conhece todos os detalhes financeiros sobre a outra empresa em questão. Mesmo assim, decide aceitar a proposta.

Algum tempo depois, descobre que não receberá pelos serviços ofertados. E, ao buscar por mais informações sobre a companhia, encontra dados que demonstram que ela é conhecida por altos níveis de inadimplência ao negociar.

É importante saber que essa é uma situação possível de evitar. Ao conferir informações sobre o CNPJ da pessoa jurídica, você poderá ter boas noções sobre o que esperar, preparando-se para contornar possíveis problemas ou, até mesmo, evitando fazer negócios com a empresa.

O que é possível analisar na consulta de CNPJ?

Como você sabe, o CNPJ de uma empresa diz respeito a sua identificação na Receita Federal. De modo geral, ele é usado para que o órgão saiba se a companhia está ativa ou não. Caso esteja, verificará possíveis pendências ou protestos. No caso de outras organizações que desejam analisar o CNPJ, é possível descobrir:

  • situação e confirmação de cadastro;
  • CNAE;
  • endereços;
  • antecessores;
  • informações societárias;
  • ações judiciais;
  • existência de dívidas em bancos e empresas;
  • falências;
  • consultas à Serasa Experian;
  • protestos estaduais e nacionais;
  • endereço, telefone e outros;
  • Score CNPJ;
  • cheques devolvidos.

Assim, é possível usar todas essas informações até mesmo como critério na escolha de fornecedores. Afinal, elas permitem que você saiba mais sobre aqueles que prestarão serviços para você — garantindo que estejam alinhados aos padrões da empresa.

Como avaliar a situação cadastral CNPJ na Serasa Experian

Quem busca por simplicidade e eficiência na hora de analisar o CNPJ de terceiros pode contar com a Serasa Experian. Para isso, é necessário comprar créditos. Eles darão acesso a um pacote capaz de disponibilizar um número de consultas — adequado às suas necessidades. Após a compra, os créditos ficarão disponíveis pelo período de seis meses.

Você poderá acessar relatórios completos e, dessa maneira, usar esses dados de alta qualidade para amparar a tomada de decisão do negócio com maior propriedade.

Por meio das consultas, é possível perceber que ter cuidado durante qualquer negociação tende a aumentar a proteção e saúde financeira da companhia. Isso porque reduz o risco de inadimplência, de golpes e, até mesmo, da seleção equivocada de fornecedores.

Em vista disso, analisar o CNPJ de empresas que desejam negociar com a sua é fundamental. Isso inclui tanto pequenas quanto médias e grandes companhias. Afinal, a reputação de um negócio não é garantia exata de sua capacidade de cumprir com suas responsabilidades.

Sendo assim, aproveite os serviços da Serasa Experian e as dicas deste post sobre como analisar a situação cadastral do CNPJ, aprimorando seus resultados. Se quiser saber ainda mais sobre o que podemos ofertar para seu negócio, não deixe de entrar em contato conosco!

Publicada em 24/03/2021 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: