O Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais (Sicalc) consiste em uma ferramenta elaborada pela Receita Federal para efetuar cobranças e emitir o DARF para pagamento de taxas. Assim, o empreendedor consegue organizar de forma mais satisfatória as contas de sua empresa.

Nesse sentido, é importante ressaltar que, ao investir em um negócio, é preciso conhecer os diversos tributos cobrados e, diversas vezes, para pagar todos eles, é necessário executar algumas contas mais complexas. O Sicalc foi criado para facilitar esse serviço. Continue a leitura e saiba mais!

Por que ele é bom para o empreendedor?

O principal objetivo do Sicalc é realizar o cálculo de acréscimos legais nos impostos, como juros e multas incidentes em situações de atraso. Para isso, o investidor precisa lançar as informações no sistema, e o cálculo do novo valor a ser pago é feito de forma automática. Logo em seguida, é possível realizar a impressão do DARF para quitar a dívida.

Nesse contexto, esse programa é muito vantajoso para o empresário, visto que ele poderá ter todas as informações a respeito de cobranças como o imposto de renda, e não deixar nenhuma conta em aberto. As finanças estarão sempre em ordem, com tudo feito através de um atendimento rápido e de forma automatizada.

É válido ressaltar que o Sicalc pode ser usado para pagamentos de impostos já vencidos ou não, sendo um grande aliado para evitar maiores contratempos com a Receita Federal, seja por pessoa física, ou jurídica.

Como funciona o Sicalc?

Para acessar o Sicalc, basta entrar no site da Receita Federal. É necessário, portanto, ter internet, tanto para usá-lo de forma online quanto para baixá-lo. Saiba que, ele é uma ferramenta gratuita e tem como objetivo ajudar o empreendedor no cálculo do imposto.

Quais os tipos de Sicalc?

Existem dois tipos de Sicalc, sendo que os modelos apresentam o mesmo objetivo, mas com algumas diferenças de uso. O Sicalc Autoatendimento deve ser baixado no computador para uso.

Além disso, o empreendedor precisa atualizar o programa mensalmente, visto que o sistema passa por revisão, conforme a taxa Selic do mês. A vantagem é que ele pode ser usado no modo off-line, ou seja, é possível emitir o DARF, mesmo sem internet.

O Sicalc Web funciona de maneira online, não precisa ser baixado ou instalado. Para efetuar o cálculo e obter o DARF, é necessário acessar a página da ferramenta e usá-la. Nesse caso, é fundamental o acesso à internet.

Como você viu, o Sicalc é uma ferramenta muito útil para os empreendedores, pois permite que eles consigam realizar os cálculos dos seus impostos de forma rápida e segura. O que não pode é deixar o negócio com os tributos atrasados, certo?

A Receita Federal visa a ajudar investidores em sua empresa. Sendo assim, para conseguir se destacar no mercado, é essencial que a instituição esteja com os seus pagamentos em dia.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para assinar nossa newsletter para ficar por dentro de mais novidades e tirar todas as dúvidas a respeito do assunto!