Serasa Score para CNPJ: quais são as consultas disponíveis?

Crédito
serasa score cnpj

A estabilidade e sucesso de uma empresa dependem de uma gestão atenciosa. Cuidar de todos os processos internos e das relações externas é muito importante para não perder o controle. Falando nisso, você já conhece o Serasa Score para CNPJ?

Essa é a melhor solução para consultar a pontuação de parceiros, o que vai ajudar a garantir maior segurança e certeza na hora de se relacionar com clientes, fornecedores, entre outros. Quer saber como funciona e o que você pode consultar? Descubra, agora mesmo!

Score para CNPJ

Como você deve saber, o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é a identificação de uma empresa registrada na Receita Federal, assim como as pessoas físicas têm um CPF (Cadastro de Pessoa Física). Consultar o score de um CNPJ nada mais é do que conferir a pontuação que cada um tem em um sistema de avaliação que vai de 0 a 1.000.

Quanto mais alta a “nota”, isso significa que o negócio é bem avaliado e costuma pagar suas contas em dia. Os dados analisados incluem empréstimos, financiamento e o pagamento de despesas básicas.

Então, se você está prestes a vender para um mau pagador, essa consulta de CNPJ ajuda a saber disso com antecedência para ajudar na sua decisão. Em alguns casos, pode ser melhor prezar pela segurança financeira e não realizar a venda.

Apesar de não haver garantia, nem mesmo entre as melhores avaliações, essa é uma informação relevante para considerar os riscos em cada relacionamento e determinar suas estratégias de negociação. Por exemplo, quem tem um score alto acaba conseguindo boas condições de pagamento ou acesso a crédito pelo histórico positivo.

Score de empresas parceiras

Talvez a preocupação não seja exatamente na hora da fazer uma venda, mas de se vincular a outras empresas para parcerias. Construir novas relações exige certo cuidado, e consultar os dados sobre seus parceiros de negócios é uma maneira de se sentir mais seguro, certo?

Uma associação mal-sucedida consegue impactar sua imagem e credibilidade no mercado, sem falar das possíveis perdas financeiras. Tentar evitar que isso aconteça é uma estratégia de proteção. Portanto, vale a pena consultar o score de outras empresas com as quais você pretende se relacionar e firmar uma parceria.

Na escolha de um fornecedor, por exemplo, comparar os dados entre algumas opções do mercado pode ser um diferencial para decidir. É claro que outros fatores importam, como qualidade do produto ou do serviço, atendimento, capacidade de produção, prazos de entrega, preço, etc.

Mesmo assim, é um bom negócio verificar a reputação da empresa que você está escolhendo para ser sua parceira. Afinal, surpresas desagradáveis podem ser descobertas tarde demais!

Score da sua empresa

Enquanto você consulta o score de outros CNPJs, saiba que o seu também pode ser verificado. Inclusive, acompanhar a própria pontuação é essencial para tentar melhorar cada vez mais seu desempenho, o que já vimos que representa algo positivo para a sua empresa.

Consultar o score da própria companhia é gratuito e é um processo que deve ser realizado de tempos em tempos, justamente, porque o valor pode mudar com o tempo. Uma dívida em aberto influencia negativamente o score. Porém, quando ela é quitada, a recuperação da nota não acontece de um dia para o outro.

O gestor que se preocupa com isso costuma conseguir benefícios por ter uma boa pontuação. Como o score varia de 0 a 1.000, a nota mais próxima do valor máximo é capaz de abrir algumas portas no mercado. Ter condições especiais de crédito para fazer um financiamento é um exemplo comum disso.

Na prática, ter uma pontuação alta é uma conquista que envolve atitudes constantes, e essa deve ser uma prioridade da gestão financeira. Há empresas que têm seu perfil comprometido por contas que passam despercebidas e não são pagas por descuido — inclusive, muitas vezes, de valor baixíssimo, e que acabam gerando várias complicações.

Outras se atrapalham por conta da inadimplência de seus parceiros. Ou seja, não consultar o CNPJ coloca em risco sua sobrevivência no mercado no momento em que você não recebe e fica sem dinheiro para cumprir os próprios compromissos.

Então, diversas situações podem ocorrer, e essas questões se tornam um problema maior com o passar do tempo. O monitoramento de CNPJ é uma solução para evitar esse tipo de situação e preservar a saúde do negócio.

Avaliação do score

Agora que você já sabe a importância de acompanhar o score da sua empresa e dos seus parceiros de compra/venda, vamos tirar a dúvida sobre como isso funciona. Embora a consulta do próprio CNPJ seja gratuita, para descobrir essa informação de terceiros, é preciso pagar pelo serviço.

Basta comprar créditos com a Serasa Experian, que correspondem a um pacote de consultas para atender às suas necessidades. Existe, também, a opção do plano pós-pago.

O processo é virtual e depende do nível de detalhamento que cada um precisa ou tem interesse. Além do score geral, é possível ter acesso a informações como protestos, endereços, ações judiciais, entre outras. Sem dúvidas, explorar todos os recursos disponíveis é algo que facilita uma gestão mais certeira e segura.

Para avaliar o resultado encontrado, tenha em mente que um valor entre 0 e 100 é o pior nível de pontuação. Essa empresa, provavelmente, tem pontos negativos acumulados, e esse é um indicador de dificuldade para obter crédito.

A partir de 100 pontos, o acesso a melhores condições começa a melhorar, mesmo que não seja uma pontuação alta. O ideal é ultrapassar os 550 pontos para conseguir as melhores condições de crédito e ter tranquilidade quanto à sua imagem no mercado.

Enfim, adotar essa prática de consultar o Serasa Score CNPJ vai trazer muitos benefícios para sua empresa, internamente e nas relações com outras pessoas jurídicas. Vale a pena apostar em uma solução que contribui para a segurança financeira do seu negócio, concorda?

Gostou de saber mais sobre o assunto? É muito simples fazer sua consulta com o Serasa Experian! Aproveite para verificar seu score gratuitamente e conhecer os nossos pacotes de soluções.

Publicada em 07/01/2022 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: