Sabia que, no Brasil, cerca de 60% das microempresas fecham as portas em até 2 anos? Pois muito disso se deve ao fato de que as diversas tarefas relacionadas à gestão acabam deixando pouco tempo livre para o empreendedor procurar soluções que o ajude mais no seu dia a dia. Mesmo que sobrasse tempo, porém, a verdade é que encontrar boas orientações sobre saúde financeira, planejamento e organização empresarial não é uma missão assim tão simples. Então a quem recorrer?

Serasa Empreendedor foi criado justamente para ajudar na solução de todos esses problemas, tornando-se parceiro de MEIs e MEs. Na plataforma digital, é possível encontrar conteúdos que auxiliam na gestão de microempresas, saber como está a reputação do negócio no mercado, além de, com uma única solicitação, ter acesso a um conjunto de instituições que oferecem crédito.

https://www.youtube.com/watch?v=t3zGOJUdMlw

No post de hoje, explicaremos como o Serasa Empreendedor funciona, apresentando as maiores vantagens que microempreendedores encontram ao fazer seu cadastro por lá — que, aliás, é gratuito. Continue a leitura e entenda!

O que é o Serasa Empreendedor?

O Serasa Empreendedor nasceu para ajudar microempreendedores a gerir melhor seus negócios. Afinal, com uma rotina sempre corrida, sobra pouco tempo para entender, por exemplo, como controlar a saúde financeira de MEIs e MEs.

Além disso, em algum momento da vida dessas empresas, será necessário buscar crédito. Você consegue identificar o momento exato de fazer essa solicitação e como pedir um empréstimo corretamente? Essas e tantas outras respostas podem ser encontradas no Serasa Empreendedor!

Hoje, já são mais de 25 mil empresas cadastradas, com acesso a conteúdos gratuitos e orientações sobre gestão financeira, organização e planejamento. Confira a seguir como você pode receber a ajuda certa para suas necessidades!

Soluções em crédito, saúde financeira, planejamento e organização empresarial para MEI e ME

Score Serasa Empreendedor que vai de 0 até 1000, veja o seu gratuitamente
Score Empreendedor

Em uma única plataforma, o microempreendedor encontra soluções para os diversos desafios que compõem a gestão de MEIs e MEs. Vamos começar pelo Score Empreendedor, mostrando como ele pode influenciar em solicitações de empréstimo. Fique de olho!

Score Empreendedor: reputação da sua empresa no mercado

Como ver meu score serasa? Quer saber como anda a reputação da sua empresa no mercado? Então faça seu cadastro gratuitamente no Score Empreendedor para entender quais são suas chances de ter crédito aprovado.

Antes de emprestar dinheiro para outras empresas, as instituições que concedem crédito analisam quem está fazendo sua solicitação e seu comportamento no mercado. Com mais dados e informações em mãos, elas podem fazer uma análise de risco de crédito mais precisa. E é justamente para que essa análise seja mais justa que foi criado o Serasa Score Empreendedor.

Em uma pontuação que vai de 0 a 1000, é indicada a chance de empresas com perfil similar ao da sua pagarem as contas em dia. Lembrando, porém, que a decisão sobre conceder ou não crédito para o microempreendedor ainda caberá a quem recebe a solicitação de empréstimo, sem qualquer interferência da Serasa na decisão. Afinal, as instituições de crédito têm critérios próprios.

De toda forma, independentemente dos padrões adotados pelas empresas que concedem crédito, ao conhecer a pontuação do seu negócio, você saberá reconhecer o momento certo para conseguir melhores negociações de pagamento e prazos mais adequados. Caso existam dívidas em aberto, pelo Serasa Recupera é possível fazer a conexão com credores, iniciando uma negociação para liquidar os débitos.

Se a pontuação da sua empresa não estiver suficientemente alta no Score, o Serasa Empreendedor o ajudará também a identificar o que pode ser feito para aumentar suas chances de conseguir aprovações no Marketplace de Crédito.

Acesso a crédito para seu negócio

ferramenta gratuita para simulação de acesso a crédito, conheça agora nossos parceiros e como eles podem nos ajudar.
Serasa Empreendedor dá acesso a crédito para MEIs e MEs

Imagine que você identificou a necessidade de pedir crédito para sua empresa. Nesse contexto, o que faria? Provavelmente, teria que ir, em horário comercial, a cada uma das instituições tradicionais que podem oferecer empréstimos para seu negócio. Além do tempo gasto, assim é difícil identificar os motivos que levam a respostas negativas, não é mesmo?

Mas todo esse processo pode ser simplificado com o Marketplace de Crédito do Serasa Empreendedor. Entenda: marketplaces são plataformas em que várias empresas podem se cadastrar para fazer negócios. No Serasa Empreendedor, você terá contato direto com diferentes instituições que concedem crédito em uma única solicitação. Basicamente, são 2 passos a serem seguidos:

1. Pedidos online com dicas para aumentar suas chances

Os pedidos são feitos online. Dessa forma, o microempreendedor pode fazer solicitações de crédito a qualquer momento do dia, estando na sua própria empresa ou até mesmo no conforto da sua casa. A partir do preenchimento de um formulário com informações simples, o empreendedor solicita o valor que deseja e indica as formas de pagamento ideais. Passo a passo, são fornecidas orientações sobre o que pode ser feito para aumentar as chances de aprovação.

2. Simulação com várias respostas ao mesmo tempo

A plataforma simula o pedido com várias instituições financeiras simultaneamente. Assim, com apenas uma solicitação, o empreendedor recebe várias respostas, podendo escolher a mais adequada para o contexto financeiro da sua empresa. Não havendo aprovações, o empreendedor ainda terá dicas do que pode fazer para ter um retorno positivo em uma nova tentativa. É válido lembrar que o Score Empreendedor poderá ajudar a obter mais crédito.

Perfil Empreendedor: conteúdos específicos para ajudar na sua caminhada

Perfil dos empreendedores - conheça todos eles
Perfil Empreendedor

Na gestão de MEIs e MEs, microempreendedores podem estar em diferentes estágios. Há aqueles que já tiveram outros negócios e os que estão empreendendo pela primeira vez, por exemplo. Para fornecer a ajuda ideal para cada momento, o Serasa Empreendedor relacionou 4 perfis de comportamento. São eles:

  1. arrojados: são empreendedores mais calejados, que já tiveram outras experiências de gestão de negócios;
  2. realizadores: são organizados e planejam os passos a serem seguidos na gestão da microempresa;
  3. malabaristas: por não terem tanta experiência em empreendimento, nessa nova missão precisam superar o desafio de controlar várias bolas no ar ao mesmo tempo;
  4. autônomos: esses já possuem o CNPJ, mas continuam gerindo seus negócios como profissionais liberais.

Ao responder um questionário, o empreendedor saberá exatamente qual é seu perfil, tendo à disposição os conteúdos ideais para suas necessidades no Serasa Educa.

Serasa Educa: saúde financeira, planejamento, organização e muito mais

Quando buscamos respostas para nossas dúvidas na internet, é comum que surja um imenso mar de conteúdos, não é verdade? Nesse cenário, até identificar qual é o melhor material em que se basear e, claro, checar informações, levaria um bom tempo. Isso sem falar que nem sempre é possível encontrar a melhor resposta. E aí que entra o Serasa Educa.

parceiros do Serasa Educa - caixa crescer,ede espaço do empreendedor, tamo junto e aliança empreendedora.
Conheça nossos parceiros de conteúdo que vão tirar todas as suas dúvidas.

Com essa ajuda, os perfis de empreendedores são conectados com suas reais necessidades. O Serasa Educa fornece conteúdos de especialistas em gestão para cada momento do negócio e de acordo com a maturidade de MEIs e MEs. Textos e vídeos são divididos em capítulos para ajudar em cada estágio da empresa. Assim, você se torna mais capacitado nos 3 pilares fundamentais para sucesso de qualquer negócio: saúde financeira, organização e planejamento.

O que esperar dessa plataforma?

No Serasa Empreendedor, MEIs e MEs encontram um verdadeiro parceiro para a gestão do negócio, recebendo orientações concretas e precisas para cada estágio da empresa. Os conteúdos de especialistas do mercado são selecionados para atender exatamente à necessidade do microempreendedor no momento certo para ajudá-lo em meio à correria de sua rotina.

Além disso, é possível saber a reputação da empresa no mercado e o que é preciso fazer para melhorá-la, aumentando a possibilidade de conseguir crédito quando necessário.

Lembre-se ainda de que, no Serasa Empreendedor, é possível fazer uma única solicitação para várias instituições financeiras em apenas um lugar. E tudo isso de forma gratuita!

E então, o que você ainda está esperando? Quer contar com toda a ajuda necessária para alavancar a gestão da sua microempresa? Cadastre-se agora mesmo no Serasa Empreendedor para, em poucos minutos, ter acesso total à plataforma!