A concessão de crédito segura é um dos desafios mais relevantes enfrentados por empresas. E essa é a razão de ser de ferramentas de análise cadastral e de risco como a consulta de CPF e CNPJ na Serasa Experian, que existem para tornar essa missão menos árdua.

A evolução de diversos negócios depende da captura de crédito no mercado e por isso é crescente o número de empreendedores e de empreendimentos de todos os portes em busca de recursos.

Esse acaba sendo um caminho cada vez mais adotado e é por isso que as empresas que atuam no mercado de cessão de crédito ou com vendas a prazo precisam se cercar de meios para se blindar contra fraudes e inadimplência.

Quando o assunto é de natureza financeira, todo cuidado é pouco. É por essa razão que dedicamos este post para apresentar as vantagens de se dedicar esforços à análise cadastral e de crédito. Boa leitura!

 

A importância da análise de crédito

Ampliar o poder de decisão em torno da liberação de crédito é um dos principais benefícios que a análise cadastral e de crédito pode oferecer. Além disso, uma visão enriquecida do mercado se torna possível, sob o ponto de vista do melhor conhecimento de clientes e fornecedores. Conheça outros benefícios de uma análise de dados com foco em concessão de crédito!

Conhecimento do cliente

O acesso ao histórico do cliente permite traçar um perfil de consumo, de capacidade de pagamento e de comportamento mediante obrigações contraídas.

Ao saber se determinada pessoa física ou jurídica cumpre com obrigações financeiras assumidas ou não, é possível caracterizar e agrupar clientes de acordo com o risco de sucesso ou de inadimplência que ele oferece.

Mitigação de riscos

Negócios que dependem da concessão de crédito enfrentam o ônus de arriscar em cada ocorrência de disponibilização financeira para um cliente.

Analisar o cadastro e o risco envolvido em cada crédito pleiteado é vital para evitar calotes e prejuízos ao cronograma financeiro planejado.

Tomada de decisão segura

Quando se tem dados confiáveis, coletados em diversas fontes e validados a partir de uma política de integridade da informação, tem-se maiores chances de tomar decisões de forma segura.

Investir em soluções de análise de dados cadastrais e de histórico de clientes é essencial para subsidiar decisões estratégicas e reforçar a continuidade dos negócios.

A ferramenta de consulta como instrumento de proteção ao crédito

cliente serasa fazendo suas consultas dentro da nossa plataforma
Consulta Serasa de CNPJ e CPF

A consulta de CNPJ e CPF na Serasa Experian possibilita o acesso a informações e dados atualizados para embasar a tomada de decisão relativa a concessão de crédito para pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Conheça os três tipos de consultas para facilitar suas negociações:

Consulta completa

Indicada para negociações de alto risco ou para quando você quer saber mais sobre os sócios de uma empresa. Todas as informações de que você precisa estão no Relatório Completo, incluindo Consulta da Serasa Experian e SPC, Score do CNPJ ou CPF, dívidas vencidas e negativas, cheques, dados cadastrais, protestos e muito mais.

Conheça todos os detalhes da consulta completa:

Consulta completa Serasa Experian
Consulta Completa

Consulta intermediária

Para quando você precisa de informações sobre as dívidas de uma empresa ou quer mais detalhes após uma consulta básica, feita com o Identificador de Dívidas. O Relatório Intermediário traz os seguintes dados: Score do CNPJ ou do CPF, dívidas vencidas e negativas, cheques e dados cadastrais.

Identificador de dívidas

Recomendada para quem está em busca de uma consulta simples e rápida, que caiba no seu bolso. Com o Identificador de Dívidas, você tem o básico para a tomada de decisão: dívidas vencidas e negativas por CNPJ ou CPF e dados cadastrais

O custo-benefício de uma ferramenta de análise cadastral

No caso da consulta de CNPJ e CPF na Serasa Experian, o pagamento ao serviço de análise cadastral e de risco de crédito pode ser feito de duas maneiras: em pacotes mensais ou via créditos avulsos. As três opções de pacotes foram criadas para atender cada cliente na medida exata de sua necessidade, disponibilizando quantidades de acessos e tipos de consultas.

Além dos planos de prateleira, também é possível personalizar a quantidade de itens e consultas, conforme a realidade de cada negócio. No modelo avulso, são cobradas separadamente cada uma das consultas específicas realizadas. O investimento direcionado para esse tipo de instrumento de gestão tem retorno garantido, já que os dados acessados contribuem para a segurança e para a rentabilidade do negócio.
Ter decisões ao alcance das mãos, de forma confiável, não tem preço. Por isso é válido apostar em plataformas que automatizam análises e simplifiquem direcionamentos estratégicos e operacionais.

Outro ponto positivo é a agilidade e a facilidade para o gerenciamento de carteira de fornecedores e a escolha acertada de parceiros. Também vale destacar que o adequado monitoramento da situação financeira e cadastral de clientes e de fornecedores permite identificar riscos e contribui para a expansão e aproveitamento de oportunidades.

Por esses motivos é que a consulta na Serasa Experian pode ser considerada uma inteligência para tomada de decisão de crédito, a partir de cruzamento de dados e de análises complexas para decisões objetivas e certeiras.

Para conhecer melhor todas as soluções de análise cadastral e de crédito, entre em contato com a Serasa Experian. Um especialista será destacado para apresentar recursos para otimizar resultados e afastar riscos ao negócio.