Passado o período mais turbulento do momento desafiador enfrentado por todos os gestores, principalmente, aqueles de PMEs, chegou a hora de dar continuidade à recuperação econômica. Nesse sentido, as soluções da Serasa Experian mantêm o compromisso de servir de base indispensável para o crescimento gradual e sustentável de seus parceiros.

Para tanto, a Serasa oferece um conjunto de ferramentas que, juntas, cumprem a função de proteger seu negócio. Nosso objetivo é fazer com que você possa gerenciar sua pequena ou média empresa com toda a segurança e a tranquilidade necessárias.

Confira, a seguir, as soluções da Serasa Experian criadas para alcançar objetivos específicos e, assim, fortalecer cada transação financeira do seu negócio!

1. Para vender com mais segurança

Quando se fala em ampliar a margem de segurança das vendas da sua empresa, dois grupos vêm à tona: parceiros e clientes. Monitorar o CNPJ de fornecedores traz mais segurança para a manutenção de suas atividades comerciais. Na Serasa, esse monitoramento concede informações sobre:

  • alterações cadastrais;
  • negativações;
  • incidência de protestos;
  • ações judiciais.

Ao ficar a par desses detalhes, você não corre o risco de se surpreender com o atraso ou, pior, não entrega de determinada matéria-prima ou mercadoria. Isso porque a ferramenta da Serasa Experian aponta indícios relacionados à fragilidade ou estabilidade financeira de fornecedores.

Caso um ou mais parceiros estejam com dificuldades de caixa, a probabilidade de incertezas quanto ao cumprimento de prazos é considerável. Afinal, recursos são usados para a confecção ou compra dos itens fornecidos. Qualquer problema no meio do caminho tende a criar gargalos em toda a cadeia de suprimentos.

Evidentemente, é igualmente importante ficar atento à outra ponta do negócio, representada pelos clientes. De nada adianta se certificar de que está tudo certo com os parceiros, se a análise de crédito do consumidor final não receber o mesmo tratamento.

Uma vez que você monitore o CNPJ e o CPF de parceiros de negócios e clientes, passará a controlar as ações que movem sua empresa com muito mais efetividade e segurança.

2. Para acompanhar a sua credibilidade financeira

Além de contar com ferramentas apropriadas para acompanhar a situação financeira de clientes e fornecedores, você também precisa se voltar para a própria realidade interna. Em outras palavras, é necessário ter à disposição mecanismos que indiquem como anda a saúde do seu negócio.

Por esse motivo, o planejamento financeiro também deve contemplar uma parte dedicada ao controle de processos. O intuito, aqui, consiste em avaliar o real desempenho do negócio, o que depende do uso de certas métricas, como ROI (Retorno Sobre o Investimento), ticket médio, total de vendas etc.

Ao mesmo tempo, você, como gestor, também deve adotar formas efetivas de monitoramento de CNPJ da sua empresa. Nas palavras dos especialistas da Serasa Experian, monitorar o próprio CNPJ é imprescindível para ficar ciente de como está seu score de crédito e o cadastro da sua empresa no mercado. Tomado esse cuidado, é possível ter uma visão mais nítida sobre o nível de credibilidade financeira da organização.

O serviço de monitoramento de CNPJ da Serasa é proativo. Se houver qualquer negativação, protesto ou mudança cadastral na Junta Comercial (se você estiver passando por alguma fraude), a Searas Experian efetua alertas, para ajudá-lo a tratar o score do seu negócio.

Desse modo, fica mais fácil se antecipar a eventuais problemas e providenciar as resoluções para saná-los logo no início. A manutenção de uma boa reputação se mostra, inclusive, decisiva na hora de propor novos acordos junto a parceiros fornecedores. Em conjunturas complicadas, dados positivos inspiram a confiança exigida para fechar novos acordos favoráveis para ambas as partes.

3. Para se antecipar aos eventos de inadimplência de clientes

Por falar em dados, outro tipo de medida atrelada ao conjunto de boas práticas de gestão financeira se refere, justamente, ao Cadastro Positivo da Serasa Experian. Trata-se de mais um componente que ajuda o gestor a traçar um perfil comportamental detalhado de seus clientes.

Com a ferramenta, é possível constatar, por exemplo, se determinado consumidor paga todas as suas contas até o dia do vencimento. Em alguns casos, não ocorre negativação, mas existe uma frequência de pagamentos atrasados. Logo, os dados do Cadastro Positivo ajudam as empresas a encontrarem os perfis ideais de clientes — segundo os próprios critérios definidos pela organização.

A fim de entregar soluções cada vez mais completas, criamos o Serasa Score com Positivo. Assim, você confere tanto a pontuação de confiabilidade de cada cliente quanto os dados positivos devidamente atualizados. É importante destacar que esse score é baseado em um “algoritmo que vê tendência”.

Dessa maneira, mais do que um número, a pontuação indica quais são as probabilidades de determinado cliente vir a se tornar inadimplente em um futuro próximo. Na Serasa, você ainda tem a opção de unir esses dados à estimativa de faturamento de seus clientes PJ. Aliadas aos hábitos de gastos, as previsões de receita revelam informações pertinentes no que diz respeito às chances de inadimplência em médio e longo prazo.

4. Para desenvolver estratégias de cobrança certeiras

Na vida e no mundo dos negócios, a preservação de bons relacionamentos é tudo. O objetivo central da Serasa Experian é “fornecer informações para facilitar a conexão entre empresa e consumidor ou entre empresa e empresa”. Logo, a consulta de CPF e CNPJ representa apenas uma das etapas de gestão.

Entre outras coisas, isso significa que também é preciso saber cobrar com eficiência e, concomitantemente, conservar o bom histórico entre a organização e o consumidor eventualmente em dificuldades financeiras. Para tanto, você deve considerar as melhores estratégias de cobrança.

No mesmo contexto, uma solução interessante e benéfica para o presente e o futuro do seu negócio é a recuperação de dívidas da Serasa Experian. Com ela, você tem a opção de aderir apenas à negativação de clientes devedores.

Se preferir, pode incrementar a ferramenta com a cobrança digital, que emite notificações de cobrança via e-mail ou SMS sem desgaste à imagem da sua organização. Já o serviço completo integra ambos os serviços em um pacote.

Com o conjunto de soluções da Serasa Experian, você passa a ter pleno controle financeiro de todos os componentes essenciais para o sucesso do seu negócio. Seja na hora de monitorar seu próprio CNPJ, seja no momento de analisar a situação de parceiros e clientes, seja na ocasião de cobrar dívidas do jeito adequado, nós sempre estaremos prontos para ajudar.

Então queremos fazer um convite: venha conhecer nossas soluções gratuitas e se surpreenda com o que elas já podem fazer pela sua empresa!