O que é e como funciona o Serasa Score CNPJ

Negócios
score cnpj

Todo dono ou gestor de uma pequena ou média empresa deve entender a importância do Serasa Score CNPJ. Afinal, esse sistema de avaliação possibilita a obtenção de crédito de forma mais facilitada e também agrega segurança para o negócio.

Como você bem sabe, a administração de uma empresa não é tarefa fácil e, muitas vezes, é preciso um auxílio externo para manter as contas em dia e a saúde financeira. Nesse momento, ter um bom perfil perante o mercado será essencial para adquirir empréstimos e financiamentos com melhores condições de pagamento.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como funciona score para CNPJ? Então, confira o texto que preparamos!

Como funciona o Score CNPJ da Serasa?

O score é um sistema de pontuação que vai de 0 a 1000 e indica a probabilidade de determinada empresa ou pessoa pagar as suas contas em dia. Essa estratégia de nota de crédito é utilizada há muitos anos por diversos países, e quanto maior for a pontuação, mais segurança a transação terá.

Esse processo é feito a partir da análise dos hábitos financeiros que formam a base de dados do Cadastro Positivo — desde julho de 2019, pessoas físicas e jurídicas que realizam compras a prazo, tenham empréstimos, financiamentos ou despesas como água e luz, são incluídas automaticamente nesse cadastro.

A partir da análise desses dados, os birôs de crédito estipulam o score. Contudo, no caso do Serasa Score, há o levantamento de uma quantidade maior de informação, já que a instituição conta com uma ampla base de dados. Sendo assim, a pontuação se torna mais precisa.

Para que serve esse recurso?

Considerar o score do CNPJ de seus clientes é uma atitude fundamental para uma negociação segura. Ao analisar essa informação, você pode fazer uma avaliação de risco para adequar o contrato e a capacidade de pagamento deles. Sendo assim, você minimiza os riscos de fraude e reduz a inadimplência ao vender um produto ou serviço com pagamento parcelado, por exemplo.

Além disso, essa pontuação é significativa para obter empréstimos e financiamentos para a sua empresa. Ter um score alto pode facilitar esse processo e ainda possibilita condições especiais de crédito. Contudo, vale a pena destacar que, embora o score seja um fator relevante, a decisão de oferecer crédito varia de acordo com os critérios de cada instituição.

Ao ter um bom relacionamento com o mercado e conseguir melhores ofertas de crédito, como juros baixos, você pode garantir a saúde financeira do negócio, investir em melhorias e conquistar um diferencial competitivo.

Por que eu devo acompanhar o meu Serasa Score CNPJ?

Como você dever ter percebido, ter um bom score se torna significativo para a companhia. Por isso, é necessário acompanhar esse dado e adotar atitudes para melhorá-lo, se for o caso. Para ter uma pontuação elevada, é imprescindível pagar as suas faturas na data, manter os dados atualizados, ter bom relacionamento com o mercado, entre outras atitudes.

Se a empresa deixar de pagar alguma conta e ficar com o CNPJ negativado, isso influenciará no score. Além disso, mesmo que a dívida seja quitada, a recuperação da pontuação levará algum tempo. Sendo assim, ao fazer o monitoramento do CNPJ, você conseguirá antecipar alguma negativação ou protesto que podem comprometer o seu perfil de pagador.

Como faço para consultar o Serasa Score CNPJ?

A consulta ao score do seu CNPJ pode ser feita de forma facilitada e gratuita pelo site da Serasa Experian. Para iniciar o processo, você deve inserir o CNPJ e depois preencher o cadastro com o seu nome, data de nascimento, entre outros dados. Após essa primeira etapa, você receberá um código para a validação do cadastro, em seguida precisará registrar uma senha.

Após terminar o cadastro, você terá acesso ao site e poderá conferir o seu score. Contudo, além dessa informação, é possível contratar um serviço mais completo para monitorar o CNPJ da empresa e acompanhar qualquer movimentação, como protestos e dívidas vencidas, além de dados dos sócios.

É possível consultar o Serasa Score CNPJ de terceiros?

Sim, como falamos acima, a consulta ao CNPJ de clientes e parceiros é importante para evitar fraudes e reduzir riscos na negociação. Ninguém deseja ter atrasos ou problemas com pagamentos, não é mesmo? Por isso, é recomendado avaliar o perfil de seus clientes antes de estabelecer as condições do contrato.

A consulta ao CNPJ ou CPF de terceiros também pode ser feita de forma facilitada pelo site da Serasa Experian, mas nesse caso você deve comprar créditos para fazer a pesquisa. É possível contratar um pacote com o número de consultas e o detalhamento desejado de acordo com o perfil do seu negócio.

A pesquisa de score é gratuita?

Como falamos há pouco, para consultar o próprio CNPJ a pesquisa é gratuita. Entretanto, se você deseja pesquisar o score de terceiros, é necessário adquirir créditos para a consulta. Mas não se preocupe! O serviço apresenta bom custo-benefício, e é possível personalizar a consulta de acordo com as características do negócio e utilizar o crédito em até 6 meses.

Quais as classificações de score para ter acesso ao crédito?

As classificações de score são válidas tanto para pessoas físicas quanto jurídicas e cada uma delas possibilita acesso diferenciado a créditos no mercado. Veja abaixo como isso funciona:

  • pontuação de 0 a 100 — dificuldade de obter crédito no mercado;
  • pontuação de 101 a 250 — acesso moderado às melhores condições de crédito;
  • pontuação de 251 a 550 — acesso a boas condições de crédito;
  • pontuação de 551 a 1000 — acesso a condições especiais de crédito.

O score para CNPJ é um fator significativo para transações comerciais mais seguras, por isso, ele é utilizado por muitas empresas e instituições financeiras para liberação de crédito e para pagamentos parcelados. Diante disso, é importante monitorar o seu score e ter um bom relacionamento com o mercado para que a sua pontuação seja elevada e para que você consiga condições vantajosas para empréstimos, financiamentos e compras a prazo.

Gostou de saber como funciona o score para CNPJ? Quer descobrir como você pode melhorar o seu? Então, conheça a nossa solução de monitoramento de CNPJ!

Publicada em 03/12/2020 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: