Score CNPJ: como o número afeta a credibilidade de uma empresa

Negócios
score cnpj

Em um mercado cada vez mais competitivo, é muito importante realizar um planejamento financeiro bastante detalhado. Apenas assim é possível ter a maior precisão sobre as próximas decisões de investimento para o seu negócio.

Para começar esse trabalho de fortalecimento da credibilidade da empresa, entender como o mercado enxerga a marca é essencial, o que torna o Score CNPJ tão relevante. Afinal, como entender o que está sendo feito de errado e o que está funcionando? Como fazer as correções para fortalecer ainda mais a reputação da sua marca e conseguir aproveitar as melhores oportunidades?

Um olhar interno é muito importante, e é nisso que a pontuação pode ajudar, fornecendo insights para que o seu negócio possa seguir crescendo em meio aos desafios financeiros. Mas como o Score CNPJ pode contribuir para esse trabalho? Qual é o impacto interno e externo dessa pontuação? Na prática, o que pode ser feito para usar os dados no dia a dia da companhia?

São essas dúvidas que visamos responder com esse artigo. Por isso, continue a leitura dele e descubra mais sobre a importância do score para a sua empresa!

O que é a consulta ao Score CNPJ?

O Score CNPJ nada mais é do que uma pontuação de crédito para avaliar as empresas e as suas tomadas de decisão. A partir de uma série de cálculos com as informações passadas pela companhia — como histórico de inadimplência, dados cadastrais e as condições dos últimos pagamentos —, é definido um número que indica qual é a faixa de risco que uma determinada empresa possui, de tornar-se inadimplente.

A ideia dessa consulta é possibilitar que outras empresas e o mercado em geral, possam avaliar a capacidade e a confiabilidade de uma companhia. Dessa forma, é possível avaliar se um negócio tem muitos riscos ou não. Tudo isso, considerando o histórico e as tomadas de decisão da empresa.

Agora que entendemos o que é a consulta ao Score CNPJ, vamos entender por quê você deve consultar o score da empresa!

Por que você deve consultar o Score da empresa?

Após conhecer a importância do Score para empresas, uma dúvida comum que surge é o porque você deve consultar e acompanhar o seu Score CNPJ de perto? Quais são as vantagens de fazer essa consulta regularmente? É isso que nós veremos agora!

Otimiza o acesso ao crédito

Um dos principais benefícios de fazer a consulta ao Score da sua empresa é aumentar as chances de obter crédito. As empresas que têm uma pontuação mais alta podem facilitar as condições de financiamentos e empréstimos em bancos e outras instituições financeiras. Afinal, todo credor quer saber mais sobre quem está pedindo por certo valor, não é mesmo? Logo, o Score CNPJ fornece essa resposta.

Com a confiança de que aquela empresa está em uma faixa com elevada taxa de adimplência, a tendência é que ela consiga melhores ofertas de crédito, seja um prazo maior, sejam taxas mais vantajosas. O importante é fortalecer a reputação para que todos possam confiar na sua marca, aumentando a chance de conseguir aproveitar oportunidades de crédito, quando for necessário.

Redução de problemas com fornecedores

Essa reputação construída com o mercado também tem um impacto na relação com fornecedores, parceiros ou, até mesmo, clientes. Já imaginou não conseguir fechar negócio com um fornecedor específico por não ter uma pontuação elevada? Quando você acompanha de perto esse rankeamento, fica mais fácil achar as alternativas para realizar um trabalho melhor.

O monitoramento evita que uma dívida vinculada ao CNPJ da sua empresa se torne, por exemplo, um constrangimento ao negociar com possíveis parceiros. É uma maneira de se manter preparado e garantir que o foco de qualquer conversa seja sempre o produto, serviço ou acordo. O mesmo vale para utilizar com quem está do outro lado, evitando que você tome decisões equivocadas com parceiros.

Facilita a detecção de erros e fraudes

Com dados e informações sobre o histórico financeiro da sua empresa, você pode consultar dívidas e evitar que elas causem maiores problemas para o seu negócio. Além disso, esse trabalho vai ajudar no controle financeiro da companhia, evitando que erros e fraudes prejudiquem o seu rendimento.

Permite que você aumente o seu Score CNPJ

Outro motivo de consultar o seu Score frequentemente, é a possibilidade de você saber como consegue melhorar usa pontuação. Afinal, se você nem sabe qual é ela, fica difícil aumentá-la, não é mesmo?

Por isso, acompanhar o seu Score CNPJ é o primeiro passo para quem deseja fortalecer a sua credibilidade no mercado. A partir do monitoramento dessa pontuação, fica mais fácil identificar quais são os pontos que precisam ser aprimorados para seguir evoluindo no ranking.

Agora que ficou claro o porque devemos consultar o Score da sua empresa, vamos entender qual é a sua relação com a credibilidade no mercado!

Qual a relação com a credibilidade no mercado?

O Score CNPJ está diretamente relacionado com a credibilidade de uma empresa no mercado. O motivo é muito simples: a pontuação indica qual é o nível de risco ao se fazer negócios com aquela companhia. Em resumo, cada CNPJ pode ser colocado em quatro faixas de risco. Confira o que representa cada uma delas:

  • alto risco de inadimplência: 0 a 400, reduzindo as chances de conseguir crédito no mercado;
  • risco médio de inadimplência: 401 a 700, a empresa consegue crédito, mas com taxas maiores;
  • risco baixo de inadimplência: 701 a 900, as ofertas de crédito comuns do mercado são oferecidas;
  • risco inexistente de inadimplência: 901 a 1.000, abre a possibilidade de conseguir melhores taxas de crédito.

Ou seja, quanto melhor o seu Score, maior a credibilidade da companhia no mercado, o que pode abrir uma série de oportunidades.

Ferramentas para consultar seu Score

A boa notícia é que existem ferramentas gratuitas para saber qual é a pontuação da sua empresa. Uma delas é da Serasa Experian, que oferece acesso a uma série de informações relevantes sobre o seu Score CNPJ. Além da pontuação, você também pode conferir dicas sobre o que pode ser aprimorado para fortalecer ainda mais a credibilidade do seu negócio.

O primeiro passo para quem deseja se posicionar como referência dentro do seu segmento é conhecer a própria empresa. O Score CNPJ ajuda a fornecer dados e informações importantes para garantir a saúde financeira da companhia, especialmente, no longo prazo.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o Score CNPJ, o que acha de entender mais como a Serasa e as suas soluções podem ajudar o seu negócio a se posicionar como uma referência dentro do seu segmento? Entre em contato com a nossa equipe para saber mais!

Publicada em 03/11/2021 - Fonte: Ana Abritta
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: