Ao longo do ano, todo tipo de negócio passa por períodos de altos e baixos nas vendas. Estamos falando da famosa sazonalidade. Levando isso em conta, o empreendedor precisa se preparar para manter a empresa em pleno funcionamento durante os 365 dias do ano, sem passar por crises mesmo em épocas de pouca movimentação.
Uma das estratégias mais eficientes para lidar com a sazonalidade é a projeção do fluxo de caixa, que nada mais é que uma forma de garantir que a empresa saiba exatamente quais são os melhores períodos para vendas, reposição de estoque, entre outras ações estratégicas.
Claro que a sazonalidade pode ser benéfica para os negócios, uma vez que pode aumentar significativamente as vendas. No entanto, se a empresa não estiver preparada para lidar com a demanda e com a devida organização do fluxo de caixa, o que poderia ser positivo acaba se transformando em um problema.
Para ajudá-lo nesse ponto, selecionamos aqui algumas práticas para implementar na sua empresa a fim de encontrar o equilíbrio e, assim, lidar melhor com a sazonalidade. Acompanhe!
Entenda o que é a sazonalidade

Um negócio que comercializa moda praia, por exemplo, tem uma sazonalidade repetitiva na época do verão, que acontece todos os anos. Já um exemplo de sazonalidade não repetitiva é promovida por um feriado prolongado, o que acontece de vez em quando e pode aumentar as vendas de negócios específicos.
Para quem trabalha no varejo, algumas das épocas sazonais mais aguardadas são o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças, o Natal e a Black Friday, que normalmente resultam em um aumento significativo das vendas.
Não entenda errado: a sazonalidade é importante sim. No entanto, para render frutos, o gestor precisa ficar atento a alguns pontos, a começar pelo atendimento ao cliente, que não pode ser comprometido em nenhuma época. É preciso, assim, contar com funcionários treinados para atender às demandas da sazonalidade.
Caso trabalhe com fabricação de produtos, um planejamento bem feito também é essencial para dar conta dos períodos de alta. A logística deve ser cuidadosamente pensada e preparada para não comprometer os prazos de entregas. Além disso, a organização do fluxo de caixa precisa ser planejada para cobrir a empresa nos períodos de baixa.
Busque diminuir seus impactos
Algumas estratégias podem ser criadas para diminuir o impacto da sazonalidade nos negócios. Fazendo isso, a empresa mantém certa regularidade no fluxo de caixa, deixando de depender tanto de datas específicas para aquecer as vendas de produtos ou a contratação de serviços.
Voltemos ao exemplo da empresa de moda praia. Nesse caso, uma boa estratégia seria aumentar o mix de produtos comercializados. Dessa forma, o negócio tem o que oferecer ao longo de todo o ano para não depender apenas de produtos voltados para épocas específicas. Outra ideia que vale para praticamente todo negócio é criar promoções estratégicas para chamar a atenção do público-alvo.
Mas atenção: é preciso ter cuidado ao pensar em oferecer algo além da especialidade do negócio. Afinal, mesmo que a empresa encontre alternativas para equilibrar o fluxo de caixa, comercializando novidades, não se pode perder o foco e a identidade do negócio.
Aprenda a fazer projeções do fluxo de caixa

Projetar o fluxo de caixa nada mais é que estimar datas e valores que passarão pela empresa, incluindo despesas e receitas. A partir dessas projeções, o gestor saberá o melhor momento para agir estrategicamente, organizando-se e planejando os próximos passos do negócio.
Para prever os períodos de sobra e também os de escassez no caixa da empresa, é preciso:
- identificar prováveis vendas;
- estimar prazos de pagamentos;
- estimar os gastos.
Usando os históricos dos anos anteriores, comece estimando as vendas dos próximos períodos. Claro que os números não serão exatamente os mesmos, mas esse é o primeiro passo para se ter uma ideia das transações dos meses seguintes.
Na sequência, é preciso estimar quanto se espera receber pelas vendas. Não se esqueça de considerar se os clientes fazem mais pagamentos à vista ou a prazo. Quanto à segunda opção, é preciso incluir uma margem de atrasos, uma vez que a inadimplência acontece em todos os setores.
A terceira etapa é fazer um levantamento dos próximos gastos da empresa, considerando tanto os fixos como os variáveis. Os fixos são aqueles que não oscilam, independentemente dos números das vendas e produção. Já os custos variáveis podem mudar de acordo com alguns fatores.
Para se chegar ao valor do fluxo de caixa projetado, é preciso somar o saldo inicial da conta da empresa ao valor das receitas. Depois, basta subtrair as despesas desse mesmo período. Simples, não?
Mantenha o controle do caixa
O acompanhamento do fluxo de caixa precisa ser rigoroso e, preferencialmente, diário. Assim, o gestor saberá exatamente o que está entrando e saindo da empresa. Para isso, vale a pena investir em softwares de gestão e tecnologias que possibilitem um controle mais rigoroso e uma análise mais dinâmica e precisa.
A eficiência do controle do fluxo de caixa dependerá da frequência com que as informações são atualizadas. A gestão financeira precisa ser feita diariamente, ao mesmo tempo em que o gestor deve estar ciente a respeito das principais fontes de rendimentos da empresa, assim como sobre suas maiores despesas.
Negocie com seus fornecedores
Os fornecedores são fundamentais para garantir o funcionamento das empresas. E isso vale especialmente para períodos de sazonalidade alta, viu? Por essas e outras, procure manter uma boa relação com eles! Caso encontre dificuldades para manter o controle no fluxo de caixa, uma ação que pode ajudar é tentar renegociar prazos.
Aumentando os prazos de pagamento dos fornecedores, as necessidades de capital de giro diminuem, garantindo um tempo extra para a organização do fluxo de caixa. Essa estratégia só deve ser usada em casos específicos, quando o fluxo estiver realmente irregular. O ideal é manter o controle usando as projeções.
Por fim, se você gostou deste post sobre sazonalidade, aproveite para conhecer também o Serasa Educa, um serviço de capacitação que certamente o ajudará no seu caminho rumo ao sucesso!