Em um mercado competitivo como o atual, pequenas e médias empresas precisam dar atenção a todos os detalhes para se destacarem e alcançarem sucesso nos negócios. E nesse cenário, manter uma boa saúde financeira da empresa se torna essencial. Afinal, todos os processos de uma companhia, seja ela uma PME ou não, envolvem investimentos, não é mesmo?

Ter as contas em dia facilitará a aplicação de estratégias que contribuam para o desenvolvimento e os resultados do negócio, como a contratação de profissionais mais qualificados, ações para motivação da equipe, tecnologia, marketing, entre outras. Por outro lado, a falta de controle financeiro pode resultar em dívidas e falência.

Diante disso, é necessário fazer uma análise constante para identificar problemas nas finanças e resolvê-los com mais agilidade. Tal fato pode ocorrer devido ao desequilíbrio do fluxo de caixa, inadimplência de cliente, ambiente interno, entre outras situações.

Monitoramento de CNPJ e CPF: receba alertas de pré negativação

Além de um diagnóstico frequente, um passo primordial para controlar as finanças é deixar as contas de pessoa física e jurídica separadas. Embora essa regra seja básica, alguns empresários, especialmente de pequenas empresas, acabam cometendo esse equívoco.

A recomendação também é válida para quem administra mais de uma empresa — os recursos devem ficar separados para que seja possível controlar entradas, saídas, bem como analisar as despesas de cada negócio e cortar custos, se for o caso.

Outra dica para a manter a saúde financeira da empresa em dia é adotar ferramentas para isso. É possível fazer o controle do orçamento com planilhas ou livros de caixa, entretanto, há diversas soluções tecnológicas que podem otimizar essas tarefas. Software de gestão financeira e plataforma para avaliar o perfil de pagamento de clientes são exemplos de iniciativas positivas para agregar mais eficiência e minimizar riscos.