Renovação de certificado digital: como renovar com a Serasa Experian

Gestão
renovação de certificado digital

O certificado digital trata-se da identidade digital de pessoa jurídica e física no ambiente eletrônico. Sua finalidade é garantir autenticidade, integridade, confidencialidade e segurança das transações feitas por meio dele, fornecendo validade jurídica. Por possuírem um certo prazo de validade, ter um controle sobre a renovação de certificado digital é fundamental.

Isso porque, após expirado, ele perde seu valor. Essa perda de valor faz com que o certificado não possa ser mais utilizado e, consequentemente, isso gera alguns problemas, por exemplo, o não cumprimento dos compromissos fiscais mensais que uma empresa possui e que precisam ser assinados digitalmente, gerando a aplicação de multas. Para quem é pessoa física, pode ficar sem acesso aos portais que usam o Certificado digital como mecanismo de acesso, por exemplo o site da e-CAC da Receita Federal, eSocial e assinatura digital de documentos.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda a importância de renovar sua certificação e como ela deve ser feita. Acompanhe!

 

Cadastre-se de graça e conheça outras soluções da Serasa Experian para a sua empresa

 

Quais são os riscos de ficar sem o certificado digital?

Ficar atento à data de expiração do certificado digital. Isso é muito importante para evitar vários tipos de transtornos, como:

  • perda de sua funcionalidade;
  • impossibilidade de emitir notas fiscais, propiciando o atraso na entrega de pedidos;
  • ausência de validade jurídica de documentos importantes;
  • impossibilidade de realização de transações bancárias online, entre outros.

Como é o processo de renovação?

O processo de renovação do seu certificado é bem simples. Com a Serasa Experian, tudo é feito online, em apenas três cliques, e o melhor de tudo é que seu certificado pode ser de quaisquer certificadoras. Mas fique atento à data de vencimento do seu certificado. Para fazer a renovação, basta seguir os seguintes passos:

  • conecte em seu computador o certificado digital que deseja renovar;
  • clique no botão “iniciar renovação” ou;
  • informe seu CPF ou CNPJ e pressione o botão “iniciar consulta”.

Caso você tenha um e-CPF e esta seja a sua primeira renovação, você poderá fazer o procedimento 100% online, ou seja, sem precisar ir a nenhum ponto de atendimento para emissão de uma nova via. Mas é importante lembrar que esse procedimento é válido apenas para a primeira renovação de e-CPF. Outro ponto importante é que a renovação automática só vale para certificados da própria Serasa Experian.

Caso você tenha um certificado de uma outra autoridade certificadora, será necessário emitir um novo. Para quem está renovando um e-CNPJ ou NFe, o procedimento é o mesmo. A única diferença é que a nova via precisará ser emitida em um dos nossos pontos de atendimento.

Além disso, para testar seu certificado não é preciso instalar nenhum programa, já que o teste pode ser feito em qualquer navegador de internet. É importante lembrar que se trata de um teste exclusivo para certificados A1 e A3. Para isso, basta conectar seu certificado digital no computador e clicar no link indicado.

Esse teste pode ser realizado com certificados de quaisquer certificadoras. Nele você ficará sabendo os dados do titular, tempo de validade, modelo, tipo e empresa emissora.

Quais são os requisitos para renovação de certificado digital?

Para evitar qualquer tipo de problema, o recomendável é que a renovação seja realizada com no mínimo 30 dias de antecedência do dia do vencimento. Dessa forma, é possível resolver alguma pendência de documentação (caso você tenha uma empresa que tenha passado por alguma mudança de quadro societário, por exemplo), evitando assim atrasar o processo de renovação do seu certificado digital. Um ponto muito importante é ter sempre a sua documentação atualizada, seja pessoa física ou jurídica.

Impossibilidade de renovação de certificado digital Vencido.

Caso isso ocorra, será necessário fazer um novo certificado, seguindo o mesmo procedimento utilizado em sua emissão. Além disso, caso o certificado tenha sido revogado por algum motivo, também não será permitida a renovação.

Posso trocar o tipo do meu certificado?

O certificado A1 não pode ser renovado e transformado em A3, da mesma forma que um e-CNPJ não pode ser alterado para um e-CPF. Para modificar o modelo, será necessário adquirir outro certificado digital original e solicitar o segundo.

Posso renovar meu certificado com qualquer autoridade certificadora?

Toda renovação, seja presencial ou online, pode ser feita com qualquer autoridade certificadora, mas fique atento que apenas algumas delas oferecem os benefícios de renovação online para e-CPF no primeiro ano. Caso você tenha adquirido um Certificado Digital com outra autoridade certificadora, você precisará emitir um novo Certificado Digital seguindo o mesmo procedimento de renovação da certificadora que você escolher.

Quais são os benefícios do certificado digital?

Pelo fato de a identificação ser feita por meio eletrônico, isso possibilita a execução de vários serviços sem a necessidade da presença física do responsável, conferindo otimização dos processos, rapidez, redução de custos e sustentabilidade. Também é a maneira mais moderna de garantir a segurança das movimentações feitas no ambiente virtual, principalmente nas seguintes atividades:

  • realização de transações bancárias;
  • envio de declarações empresariais;
  • login em meios eletrônicos de forma protegida;
  • assinatura e envio de documentos via internet;
  • garantia de validade jurídica em documentos eletrônicos;
  • assinatura de notas fiscais eletrônicas e manifestações de destinatários;
  • diminuição da burocracia em processos por dispensar o reconhecimento de firmas;
  • execução de serviços online gerando economia de tempo.

O Certificado Digital identifica uma empresa ou pessoa em meios eletrônicos, assegurado toda a integridade que as transações exigem. Um documento assinado eletronicamente com a utilização desse recurso tem o mesmo valor que um assinado em papel.

Como evitar que o certificado digital vença?

Diante da possibilidade do seu vencimento e dos problemas que podem ser causados caso isso aconteça e não seja feita a renovação, algumas medidas podem ser adotadas. Conheça a seguir algumas delas:

  •  fique atento às comunicações via e-mail marketing da certificadora que você escolheu. Como padrão, são enviados e-mails alertando que o seu certificado está próximo do vencimento;
  • anote em uma agenda, de preferência que salve os compromissos em nuvem, quando o seu certificado digital perderá a validade;
  • programe um alerta, alguns dias antes do vencimento, para lembrar que será necessário fazer a renovação, garantindo que tudo seja realizado dentro do prazo apropriado;
  • caso não se lembre da data, é possível conferi-la diretamente com a autoridade certificadora que emitiu o certificado. Algumas disponibilizam essa consulta em seu site.

Por que renovar seu certificado digital com a Serasa Experian?

A Serasa Experian é a única autoridade certificadora do país que possui o selo RA 1000 do site Reclame Aqui, concedido a empresas que têm excelente relacionamento com seus clientes. Somos uma empresa com mais de 50 anos de experiência no mercado, líder de serviços de informação, além de sermos responsável pela maior base de dados da América Latina. Apresenta soluções para todas as etapas do ciclo de negócio, concede os relatórios mais completos, precisos e eficazes do mercado, oferece soluções para gestão de riscos, marketing e certificação digital.

Também somos uma grande referência mundial no que nos propomos a fazer, já que por meio de nossas soluções tecnológicas e inovadoras, desvendamos o poder dos dados para aumentar as oportunidades para pessoas físicas e jurídicas.

Como você pode perceber, a renovação de certificado digital é muito importante para garantir sua integridade e segurança. Então, não deixe de adquirir o seu certificado com uma empresa de confiança, que vai garantir a autenticidade que a sua ferramenta exige e o suporte necessário. Além disso, fique atento ao prazo de vencimento e evite correr o risco do acometimento de problemas que possam afetar suas operações.

Quer saber como adquirir seu certificado digital com a Serasa Experian? Então, acesse nossa página e conheça nossos serviços!

Publicada em 16/07/2019 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: