A necessidade de renegociação de dívidas, embora seja uma situação pela qual nenhum empresário deseja passar, pode surgir ao longo da atuação de qualquer tipo de negócio. Nessa hora, é preciso ser estratégico, tomar decisões com base em dados e ajustar as contas para manter o empreendimento saudável.

A organização financeira é um dos pilares que sustentam as atividades de uma empresa ao longo do tempo. Ter um bom controle sobre os ativos e passivos do negócio é, sem dúvida, o que permite apoiar as atividades em diferentes cenários, projetar seu crescimento e investir de forma sustentável.

No entanto, sempre existem variáveis que podem interferir nas atividades do negócio, prejudicando suas finanças, como o cenário da inadimplência. Saiba que essa realidade não é motivo para desespero e nem para a tomada de decisões precipitadas.

Como veremos a seguir, o endividamento do negócio pode ser contornado. Para isso, saber como renegociar as dívidas de forma eficiente é o caminho mais indicado a se seguir. Para ajudar, preparamos este artigo com dicas estratégicas para dar a volta por cima. Boa leitura!

Quais são os 3 pontos de atenção antes da renegociação de dívidas?

Antes de partir para a renegociação de dívidas do seu negócio, é fundamental que você avalie alguns pontos importantes, sobretudo no que diz respeito à sua realidade financeira e estrutural.

Esse conhecimento o ajudará a negociar de maneira mais precisa, evitando a recorrência da dívida ou que o negócio não consiga cumprir os termos da renegociação. A seguir, listamos 3 pontos de atenção que você precisa considerar antes de renegociar as dívidas. Acompanhe!

1. Momento financeiro

Ter ciência sobre a saúde financeira do negócio é um dos primeiros passos para se realizar uma renegociação benéfica. Esse entendimento é a base para decisões mais acertadas, evitando, por exemplo, que você assuma pagamentos mais elevados em um momento que o empreendimento não é capaz de arcar.

No mais, entender o momento financeiro do negócio é necessário para avaliar se a dificuldade financeira é temporária, se está ligada a um fator sazonal ou se é algo estrutural, o que exigiria mais tempo para a sua recomposição. Vale lembrar que, após a renegociação de dívidas, você assume um compromisso durante um tempo, caso a quitação não seja feita no ato.

2. Fluxo de caixa

fluxo de caixa é um indicador altamente estratégico para qualquer empresa. É ele o responsável por trazer uma noção mais precisa dos gastos e receitas do negócio, ajudando o empresário a compreender melhor o cenário financeiro real.

Não ter uma real dimensão sobre ativos e passivos da empresa mês a mês pode ser um erro grave. Essa falha dificulta qualquer decisão, pois o empresário não conhece a dinâmica das finanças do negócio e nem consegue ter uma previsão das entradas e saídas para, então, assumir um compromisso como a renegociação de dívidas.

3. Comunicação com parceiros e fornecedores

Antes de partir para uma renegociação de dívidas, é muito importante que você estabeleça uma comunicação transparente com parceiros e fornecedores sobre a situação do negócio. Esse ponto é primordial para manter as operações da empresa em normalidade, cumprindo seus contratos e parcerias de forma saudável.

A renegociação pode afetar o orçamento da sua empresa. Por isso, é possível que alguns desajustes ocorram. Desse modo, por exemplo, pode ser necessário reajustar contratos com fornecedores, avaliar custos e rever parcerias. Tudo para contribuir para a manutenção e longevidade da empresa.

Quais são os erros mais comuns ao renegociar dívidas?

A renegociação de dívidas é um momento sensível para muitos negócios. Esse cenário, de alguma forma, indica fragilidade nas finanças e uma tolerância ainda menor a erros e prejuízos financeiros.

Por essa razão, é preciso ser estratégico na renegociação, evitando erros que podem vir a atrapalhar a empresa a sair das dívidas de vez. Veja, a seguir, quais os erros mais comuns na renegociação de dívidas que você deve evitar!

Não listar e organizar a lista de dívidas

Um dos maiores erros durante uma negociação é não listar e organizar as dívidas. Quando isso não é feito, você não saberá com exatidão as contas da sua empresa e poderá ficar sem pagar. Para ter um controle eficiente, é necessário registrar todas as pendências e, após o pagamento, excluí-las da lista.

Comprometer os ganhos da empresa com pagamento de dívidas

Quando for renegociar as contas em atraso, é preciso ter cuidado para que as parcelas não afetem os rendimentos totais da instituição. Isso porque o dinheiro que entra no negócio não deve ser usado apenas para quitar os débitos. Caso não seja feita uma boa organização das finanças, o estoque da empresa, por exemplo, poderá ficar comprometido

Ignorar a estrutura de um orçamento

Uma situação de endividamento é muito ruim e prejudicial para qualquer empresa. Logo, se deseja livrar o seu negócio da inadimplência, é preciso estruturar o orçamento mensal do empreendimento, para que seja possível pagar todas as contas do mês.

Para garantir o sucesso durante o processo de negociação, é fundamental se certificar de que você conseguirá quitar com todas as parcelas do acordo. Assim, você evitará que situações ruins voltem a acontecer.

Não identificar as causas de inadimplência

Ignorar as causas da inadimplência de um negócio é um dos maiores erros, por isso, deve ser evitado. Sendo assim, é preciso entender as razões pelas quais o seu negócio não consegue pagar as contas e, assim, definir estratégias eficientes para quitar os débitos.

Dessa forma, saiba que problemas operacionais e administrativos podem fazer com que o empreendimento passe por diversos contratempos financeiros e não consiga cumprir com as suas obrigações.

Além disso, a falta de eficiência na gestão financeira pode contribuir para a inadimplência. Afinal, é muito comum encontrar negócios com dificuldade para administrar suas finanças e trabalhar de forma saudável.

A baixa competitividade de um negócio também pode acentuar a sua inadimplência. Então, é necessário analisar os serviços e os produtos que o negócio oferece ao mercado para que ele consiga satisfazer os anseios dos clientes. Caso não seja ofertado algo com qualidade, os consumidores não retornarão à organização e ela não terá uma boa reputação.

Nesse panorama, se a empresa não atrair clientes, ela não conseguirá pagar as suas despesas e os débitos aumentarão cada vez mais. Com isso, a organização terá um desequilíbrio financeiro e ficará mais endividada.

Não definir prioridades

Não definir prioridades é um erro que não pode ser cometido pelos empreendedores. Caso eles não tenham o foco de quitar as pendências financeiras, as dívidas ficarão cada vez mais elevadas e mais difícil será quitá-las. Por esse motivo, é fundamental ter prioridades para conseguir se livrar das contas atrasadas.

Não oferecer bens como garantia

Não oferecer um bem como garantia no momento da renegociação consiste em um erro e deve ser evitado, já que isso poderá fazer você perder boas oportunidades. Ao oferecer algo como garantia, o credor terá certeza de que você pagará os débitos do seu negócio. Assim, poderá até reduzir as taxas de juros.

Não avaliar a taxa de juros em contratos financeiros

A taxa de juros afeta de forma significativa o valor final do débito. Por isso, ao fazer a renegociação de dívidas é preciso ficar atento ao seu valor. Afina, caso seja muito alta, você poderá ficar impossibilitado de honrar o pagamento.

Sendo assim, antes de assinar qualquer contrato, é preciso avaliar as taxas inseridas. Durante esse momento, é possível ainda conversar com o credor e encontrar a melhor possibilidade de pagamento.

Alguns juros cobrados nas dívidas atrasadas são abusivos, por isso é fundamental ter muita atenção. Então, é preciso que você calcule o valor que está sendo cobrado. Assim, você saberá o valor que será pago no final do contrato e qual o montante de os juros que deverá ser pago. Portanto, ao fazer isso, você saberá se os juros são abusivos ou se estão de acordo com o praticado no mercado.

Não buscar auxílio

Não buscar auxílio durante a renegociação de dívidas é uma falha que pode ser evitada. Portanto, procurar por profissionais especializados e que entendam do assunto pode proporcionar diversas vantagens para o seu empreendimento. Uma consultoria jurídica, por exemplo, pode ser uma boa solução, já que eles podem auxiliar na tomada de decisão.

A ajuda de um profissional especializado proporciona mais segurança e estabilidade no momento de renegociação dos débitos e contratos. Além disso, ajuda a encontrar a solução mais eficiente para que você consiga pagar todas as parcelas.

Parcelar o saldo devedor em inúmeras parcelas, desconsiderando os custos

Quando o saldo devedor é parcelado em diversas vezes, a taxa de juros é altíssima. Por esse motivo, é preciso evitar que a dívida seja paga em muitas parcelas, uma vez que as finanças da companhia podem ficar prejudicadas. O recomendado é tentar fazer o pagamento de toda a dívida à vista para conseguir um bom desconto.

Mas, se a empresa não apresenta capital suficiente, é necessário parcelar o mínimo de vezes possível e, quando as vendas forem boas, pagar as parcelas de uma única vez. Desse modo, a organização fica livre das contas atrasadas de maneira mais rápida e o dinheiro pode ser direcionado para outras situações.

Como escolher a melhor opção para renegociar as dívidas?

Dito tudo isso, agora queremos ajudar você a negociar as dívidas da sua empresa da melhor maneira possível. A seguir, listamos algumas dicas que o ajudarão a identificar melhores oportunidades e que contribuirão para que você tome decisões mais seguras e estratégicas. Confira!

Avalie as condições de empréstimos

Uma das alternativas mais comuns encontradas por empresas na hora de sair da inadimplência é recorrer aos empréstimos. No entanto, apesar de ser uma possibilidade, é preciso avaliar bem quão vantajosa pode ser essa opção de crédito.

Em regra, os empréstimos estão associados a altas taxas de juros, além de uma série de exigências por parte das instituições financeiras. Sendo assim, antes de qualquer decisão, avalie as condições de um possível empréstimo, considerando itens como:

  • taxa de juros aplicada;
  • custo efetivo total;
  • garantias exigidas;
  • multas e outras penalidades;
  • cláusulas contratuais e afins.

Analise toda a documentação proposta pelo credor

Antes de procurar o próprio credor para tentar a renegociação de dívidas, é muito importante que você realize uma avaliação minuciosa dos documentos que estão relacionados ao objeto do débito, como um contrato de financiamento.

Esse cuidado prévio é fundamental para a identificação de eventuais erros e ilegalidades nesses documentos, como a prática de taxas abusivas ou a presença de cláusulas contratuais excessivamente onerosas. Uma renegociação efetiva só será possível quando tudo estiver em conformidade com as leis.

Faça um planejamento prévio da renegociação de dívidas

Outro cuidado essencial que se deve tomar ao renegociar uma dívida é fazer um planejamento prévio que leve em consideração cenários financeiros futuros. Por exemplo, antes de aceitar a proposta, é preciso saber se a empresa será capaz de honrar com os seus termos durante todo o prazo em que estiver em vigência.

Desse modo, é muito importante colocar tudo no papel, efetuando os cálculos com base no faturamento provável da empresa e o seu lucro, após descontados os custos, tributos, despesas etc. Ou seja, é preciso saber se haverá capital suficiente para assumir a renegociação ao longo do tempo. Do contrário, o endividamento pode se repetir.

Solicite análises de diferentes cenários de pagamento

Para encontrar a melhor opção em uma renegociação de dívidas, é preciso que você conheça as diferentes alternativas possíveis para se chegar em um acordo justo. Desse modo, a recomendação é sempre solicitar ao credor a análise de diferentes cenários de pagamentos.

Ou seja, é importante que você avalie, dentro das alternativas possíveis, qual delas é a mais vantajosa e condizente com a realidade financeira do seu negócio. Por exemplo: ao parcelar a dívida, simule pagamentos em diferentes prazos, considerando as taxas de juros aplicadas e o custo final. Em muitos casos, pode ser mais viável saldar o débito mais rapidamente para reduzir os juros.

Como renegociar as dívidas da empresa?

Existem diversas formas de fazer a renegociação de dívidas. A seguir, apresentamos algumas dicas de como você pode realizá-la. Acompanhe!

Saiba com exatidão o valor da dívida do seu negócio 

Antes de começar o processo de negociação, é preciso que você esteja ciente do valor da dívida do seu negócio. Isso ajudará tanto no cálculo do saldo que se deve quanto na apresentação da proposta para realizar o pagamento.

Sendo assim, é necessário entrar em contato com os credores e solicitar o valor da dívida com todos os encargos e juros que deverão ser pagos em decorrência do período de atraso.

Saiba que durante essa etapa é preciso buscar os meios oficiais das instituições que você apresenta os débitos para evitar maiores contratempos durante a renegociação. Uma forma eficiente de fazer uma consulta dos débitos é por meio de suas plataformas online.

Priorize as dívidas com taxas mais elevadas 

Um dos grandes desafios do endividamento está associado aos juros compostos, pois eles podem aumentar bastante o valor que você tem que pagar. As dívidas sempre estão ligadas a uma taxa de juros. Logo, quanto mais tempo passa, maior será o valor que você precisará pagar.

Dessa forma, é indicado pagar as contas que apresentam juros maiores para que você consiga pagar um valor que cabe no bolso. Para facilitar a sua vida, você pode utilizar uma calculadora para verificar quanto esse acréscimo pode impactar no valor dos pagamentos das dívidas do seu negócio.

Converse com o credor 

Para conseguir fazer uma boa renegociação de dívidas do seu negócio o mais rápido possível, é fundamental procurar os credores. Assim, você consegue verificar se existe a possibilidade de redução do custo do débito e quais são as formas de pagamento.

O ideal é conversar com os credores pessoalmente. Para conseguir obter um acordo satisfatório, é necessário ter em mãos as informações do acordo feito antes, ser verdadeiro durante a conversa e buscar uma condição que você consiga realmente arcar.

É importante ressaltar que o credor deseja receber, assim como você quer que o seu negócio fique regularizado. Desse modo, busque ter uma conversa séria para quitar as dívidas de acordo com a sua realidade.

Faça um planejamento financeiro 

Um planejamento financeiro é uma forma de estabelecer estratégias eficientes para conseguir administrar melhor o dinheiro da sua empresa. Desse modo, organize todas as contas mensais do seu negócio. Assim, conhecerá todas as despesas do mês e quanto terá disponível para pagar as dívidas atrasadas.

Logo, para conseguir renegociar os débitos, é fundamental montar um plano que apresente todas as despesas e contas em atraso. Para isso, busque realizar um planejamento prático e conheça todas as entradas e saídas do seu negócio.

Ao ter um planejamento eficiente, você evita as chances de os débitos voltarem. Dessa maneira, você consegue manter as contas do seu empreendimento em dia e evita maiores adversidades.

Elimine despesas desnecessárias 

Muitos negócios acabam tendo despesas desnecessárias. Uma forma de conseguir quitar as contas em dia é eliminá-las. Por essa razão, é preciso fazer uma avaliação dos gastos durante um tempo para saber em quais locais estão os excessos.

Caso o seu negócio tenha contas além das necessárias, coloque uma meta de diminuir esses gastos para que ele não fique no vermelho e para que suas atividades não fiquem prejudicadas.

Gerencie os recursos 

Uma falha muito recorrente dos gestores é buscar soluções rápidas e fáceis. Para a renegociação de dívidas, é necessário organizar as finanças e acabar com o problema que afeta o desempenho do negócio no mercado.

Uma empresa que não consegue realizar um controle de caixa terá diversos contratempos financeiros. Para controlar os recursos de maneira eficiente, é necessário registrar todas as entradas e saídas. Isso ajuda no pagamento das contas, uma vez que você saberá quanto tem disponível para pagar as suas despesas.

Durante uma renegociação de dívidas, você precisa saber com exatidão quanto pode pagar pelas contas atrasadas. Uma forma de saber isso é conhecendo o fluxo de caixa do empreendimento.

Fique atento às oportunidades de pagamento 

É essencial ficar atento aos descontos e condições especiais durante o pagamento do débito. Saiba que você pode renegociar suas contas na Serasa. Todo mês, a organização realiza um feirão, que tem o objetivo de ajudar os empreendedores a quitar as suas dívidas em atraso.

Com boas oportunidades de quitação, a sua companhia se livra mais rápido das contas pendentes e consegue direcionar dinheiro para estratégias de crescimento. Hoje em dia, é essencial oferecer um diferencial no mercado. Para isso, é necessário ter dinheiro no caixa para investir no marketing, por exemplo, e, para conseguir isso, é necessário garantir que a empresa não apresente nenhuma pendência.

Qual é a melhor estratégia de negociação?

Antes de realizar o processo de renegociação de dívidas com o credor, é importante pensar nos argumentos que serão apresentados para conseguir boas oportunidades de pagamento. Para isso, é necessário levar todos os documentos que comprovem a sua capacidade de pagamento no tempo previsto.

É válido, também, elaborar uma lista com todas as perguntas que deseja fazer antes de assinar o documento da negociação. Por exemplo, caso a dívida seja parcelada, quais serão os juros; depois de quanto tempo a empresa será regularizada, entre outras que achar necessárias.

Essa estratégia mostra a sua preocupação em quitar as dívidas do seu negócio. Com isso, o credor pode até oferecer boas oportunidades de pagamento e descontos para que o débito seja pago o mais rápido possível.

Como saber se você tem dívidas para renegociar?

Para saber o seu negócio apresenta dívidas para renegociar é preciso consultar o seu CNPJ no site da Serasa Experian, por exemplo. Assim, você ficará sabendo qual é o total de débitos do seu empreendimento. É necessário ressaltar que essa consulta pode ser feita de forma gratuita e em poucos minutos.

Como vimos neste artigo, a renegociação de dívidas é um processo que exige estratégia. Entender o cenário atual da empresa, assim como conhecer melhor as possibilidades existentes na hora de renegociar, sem dúvida, pode tornar o processo mais simples e efetivo, garantindo, assim, a continuidade e a saúde financeira da sua empresa.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para Consultar seu CNPJ no sistema da Serasa para certificar que o seu negócio não apresenta nenhuma dívida para ser renegociada!