5 relatórios de crédito indispensáveis para negociação com clientes e fornecedores

Negócios
relatórios de crédito

Qualquer negociação exige cuidado. A operação sempre deve se basear no ganho para ambas as partes. Isso significa que sua empresa precisa facilitar para o cliente ou o fornecedor, mas ele também tem que se comprometer a cumprir suas responsabilidades. Como chegar a esse equilíbrio? A resposta passa pelos relatórios de crédito.

Esses documentos listam todos os registros de histórico de compras de clientes e fornecedores. A partir disso, é possível saber se existem pendências, se o CPF ou o CNPJ está negativado e como está o score de crédito.

Assim, os relatórios ajudam a eliminar incertezas na concessão de crédito e fazer transações mais seguras com os fornecedores, já que complicações com esses parceiros impactam os clientes. Neste post, explicamos melhor esse cenário e mostramos quais documentos são indispensáveis para a análise. Confira!

O que são os relatórios de crédito e por que consultá-los?

O relatório de crédito é um documento que apresenta os registros de negociações feitas por determinado CPF ou CNPJ. É uma espécie de extrato das operações elaborado pelo órgão de proteção ao crédito. A partir dessa análise, sua empresa verifica qualquer movimentação ou informação negativa, que pode aumentar o risco da transação.

Por exemplo, se o cliente apresenta muitas dívidas em aberto, é arriscado oferecer a venda a prazo. Por outro lado, se teve apenas uma pendência financeira anos atrás, é possível conceder o benefício, mas com taxa de juros mais elevada para compensar a possibilidade de inadimplência.

Com a tecnologia, o informe pode ser obtido diretamente pela internet. Ali, estão descritos diversos dados, como:

  • protestos nacionais;
  • pendências financeiras;
  • cheques sem fundo;
  • ações executivas cíveis e fiscais;
  • dívidas vencidas;
  • recuperações judiciais e falências.

Para o empresário, é importante analisar os relatórios sobre crédito de clientes e fornecedores para aumentar a segurança da negociação. Da mesma forma, é possível consultar a situação financeira da própria empresa.

É importante citar que o histórico de crédito tem relação direta com o score. Quanto mais alta for a pontuação, melhor. Ela vai de 0 a 100. O recomendado é que esteja acima de 700, quando os riscos diminuem. Se for superior a 900, é ainda melhor.

Quais são os relatórios de crédito indispensáveis? Conheça 5 deles

O processo de análise e concessão de crédito precisa ser embasado em dados precisos para refletir a realidade. As informações devem ser atualizadas, já que o histórico do cliente ou do fornecedor pode mudar ao longo do tempo.

Essa situação ocorre por diferentes motivos, como perda do emprego, crise financeira no País ou queda brusca das vendas por um fator externo. De toda forma, é importante fazer as consultas Serasa Experian para ter mais certeza da concessão de crédito.

Para facilitar o processo, vamos mostrar a seguir quais são os 5 principais relatórios de crédito para seu negócio. Confira!

1. Consulta de CPF e CNPJ

A consulta ao CPF ou ao CNPJ é válida para descobrir o score de crédito do cliente ou do fornecedor e se há riscos elevados na negociação. A informação serve tanto para iniciar o relacionamento quanto para estreitá-lo.

Nesse relatório, você também verifica a existência de dívidas em instituições financeiras e em outros segmentos ou cheques sustados, extraviados, cancelados ou roubados. Para ter todas as informações, é necessário optar pela consulta completa.

Ainda existe a consulta intermediária. Ela tem todas as informações anteriores, exceto consultas à Serasa Experian, informações societárias, antecessores e participações em empresas.

2. Identificador de dívidas

O relatório de crédito mostra se o cliente ou o fornecedor tem dívidas vencidas negativadas. Ele vale para CPF e CNPJ. Em ambos os casos, não inclui o detalhamento dos débitos em aberto, mas mostra quais eles são. Ainda apresenta endereço, telefone e demais dados referentes ao titular.

3. Confirmação cadastral

Os dados cadastrais de CPF e CNPJ são confirmados por esse relatório. Aqui estão incluídos:

  • razão social;
  • data de abertura da empresa;
  • nome fantasia;
  • natureza jurídica;
  • situação cadastral;
  • Classificação nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • sexo;
  • nome da mãe;
  • signo;
  • e-mail;
  • endereço;
  • telefone;
  • faixa de poder aquisitivo.

A confirmação cadastral serve para descobrir se os dados estão corretos. Por isso, ajuda a identificar fraudes.

4. Análise de crédito de pessoas jurídicas

O foco são as informações de empresas que podem se tornar parceiros comerciais. Aqui, estão incluídos três principais soluções, que trazem dados diferentes:

  • Crednet: apresenta possíveis dados negativos sobre o CNPJ, protestos em âmbito estadual e composição societária da empresa;
  • Concentre: mostra as principais informações negativas sobre a empresa consultada, inclusive falências, ações judiciais, protestes em nível nacional, recuperações judiciais, score e composição societária;
  • Relato: indica dados que diminuem as perdas com fraudes e inadimplência. Ainda sinalizam o quadro societário e o score da empresa, e informações comportamentais, como consultas à Serasa Experian e o cadastro completo de CNPJ.

5. Análise de crédito de pessoa física

O relatório de crédito focado em pessoas físicas indica os riscos e as oportunidades de conceder vendas a prazo para consumidores finais. Essa é uma forma de garantir o máximo de vendas possível sem aumentar a inadimplência do seu negócio.

Ajuda a conhecer melhor os clientes para tomar decisões precisas. Existem duas soluções importantes:

  • Crednet: apresenta dados negativos sobre o CPF, por exemplo, protestos em âmbito estadual e possíveis participações societárias;
  • Concentre: mostra as informações negativas do CPF, como protestos de nível nacional, participação em falências, ações judiciais, potenciais participações societárias e score;
  • Credit Bureau: é um relatório mais completo com informações de pessoas físicas. Mostra dados negativos do CPF consultado, participações societárias e score, além de questões comportamentais, como consultas à Serasa Experian, telefone, endereço e nomes semelhantes.

Com todos esses relatórios de crédito, sua empresa tem mais segurança ao vender a prazo e estabelecer parcerias estratégicas com fornecedores. Essa é uma forma de se precaver e obter os dados necessários para tomar decisões precisas.

Então, que tal contar com a Serasa Experian e as soluções já apresentadas para melhorar a sua análise de crédito? Entre em contato conosco e converse com um de nossos atendentes. Você encontrará o relatório mais adequado à sua empresa para diminuir as incertezas e aumentar seu sucesso!

Publicada em 13/07/2020 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: