Para que uma empresa reduza custos — desejo de todos os negócios — é preciso que diversos fatores sejam levados em consideração. Contudo, sabemos que essa não costuma ser uma tarefa fácil.

Por isso, preparamos este post com algumas dicas tiradas diretamente do podcast Aprenda Serasa Sebrae que foi publicado no YouTube. Continue a leitura para conferir os detalhes!

Custos fixos e variáveis

Para reduzir custos é importante transformar os gastos fixos em variáveis. Isso pode ser feito, por exemplo, ao oferecer aos colaboradores uma comissão maior e um salário fixo menor.

Estrutura

Os custos com relação à estrutura da empresa podem ser divididos entre controláveis e incontroláveis. Os não controláveis são aqueles em que não é possível reduzir o valor, como o aluguel.

Já nos controláveis há a possibilidade de fazer ajustes para reduzir custos. É o caso de uma companhia que começa a economizar energia elétrica sem afetar a sua capacidade de vendas.

Colaboradores

Existem algumas técnicas que permitem a redução de custos com colaboradores sem que o serviço perca a qualidade. São algumas alternativas para economizar:

  • acordo de banco de horas: se a convenção coletiva da categoria permitir, é possível homologar um acordo com os colaboradores para prever a dispensa do trabalho em dias mais tranquilos, para que a compensação em banco de horas seja feita em períodos mais agitados;
  • terceirização: um colaborador terceirizado pode atender mais empresas ao mesmo tempo e, consequentemente, costuma cobrar um valor menor, mas não é possível terceirizar as atividades principais da empresa;
  • contratação de estagiários: essa possibilidade permite, além da economia, a troca de conhecimento entre as partes.

Fornecedores

Para que uma empresa reduza custos é importante ter variedade de fornecedores, pois assim é possível realizar diversas cotações e, ao ter mais opções, é natural conseguir preços melhores.

Custos financeiros

Procure negociar as taxas financeiras (como as de emissão de boleto, cartão, taxas bancárias etc.) para obter o melhor custo-benefício.

Agora que você já conhece as nossas dicas, coloque-as em prática, reduza custos e economize em sua empresa!

Para conferir na íntegra o conteúdo, não deixe de ouvir o episódio do nosso podcast!

Esse conteúdo foi criado pelo Sebrae para o Projeto Aprenda Serasa Sebrae!