Como recuperar o crédito visando o crescimento

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recuperação de crédito

Atrair novos clientes, elaborar campanhas de marketing e inovar na oferta de produtos e serviços são caminhos possíveis para estimular o crescimento da empresa, concorda? Nesse contexto, a recuperação de crédito também é uma excelente forma de alavancar o desenvolvimento.

Para falar sobre esse tema, conversamos com Marcelo Vieira, que é analista de produtos aqui na Serasa Experian — líder em serviços de informação, conhecida por emitir os relatórios mais precisos do mercado.

Ao longo do texto, você entenderá por que recuperar o crédito é tão importante e como fazê-lo da melhor forma possível. Além disso, falaremos sobre uma ferramenta que pode ser decisiva para atingir esse objetivo. Acompanhe!

Entenda a importância da recuperação de crédito para empresas

De forma bem resumida, recuperar crédito é uma operação de cobrança. Sua finalidade é oferecer suporte aos clientes inadimplentes para que consigam regularizar suas situações e façam novas compras em breve. Para a empresa, nada mais é do que receber um valor não pago, mas que já deveria estar em caixa.

Por conta disso, a recuperação de crédito está atrelada ao risco de inadimplência. É graças a essa relação que ela é um aspecto fundamental para a gestão de uma empresa, independentemente do porte ou segmento de atuação. Isso porque receber ou não os créditos devidos por clientes inadimplentes exerce grande impacto na saúde financeira de qualquer negócio.

Cabe ressaltar que, em boa parte dos casos de inadimplência, o cliente já recebeu o produto ou o serviço oferecido por sua organização. Desse modo, o ponto de equilíbrio do fluxo de caixa já foi atingido — não receber tende a gerar prejuízos.

De acordo com o especialista, a importância da recuperação “é gigante, visto que existem empresas de pequeno e médio porte que negativam clientes a partir de poucos dias de dívida”. O capital de giro das empresas menores também costuma ser curto, aumentando a necessidade de agilizar o processo. Com uma cobrança amigável, as empresas ganham tempo para negativar. Afinal, quem está sendo negativado nem sempre é um mal pagador.

Veja como a recuperação de crédito ajuda no crescimento de sua empresa

Segundo Marcelo, muitos gestores têm receio de negativar clientes em situação de dívida por acreditarem que a manutenção de um bom relacionamento é indispensável para que a empresa continue crescendo. Em partes, há total razão em considerar esse fator. Não à toa, todo o processo de negociação de dívidas demanda enorme preparação para solucionar as pendências em questão sem arranhar a imagem do negócio perante os consumidores.

“Por isso, pensamos em uma solução capaz de trazer resultados melhores nesse sentido. Existia uma carência no mercado de ferramentas que fizessem cobranças efetivas sem comprometer o relacionamento com o cliente — às vezes, a pessoa está apenas passando por um momento de dificuldade”, argumenta Marcelo.

Ou seja, é preciso buscar uma solução que reflita empatia com a situação do cliente para aumentar os índices de fidelização e gerar novas vendas no futuro.

Para se ter uma noção, conforme informado em relatório da Serasa Experian, o Brasil chegou ao alarmante número de 63,2 milhões de inadimplentes em abril de 2019. A elevada quantidade pode ser explicada por uma série de motivos, como falta de educação financeira, tendências macroeconômicas e mais de 12 milhões de desempregados.

Ou seja, cabe às empresas preparar estratégias, internas ou externas, para identificar riscos e fazer cobranças amigáveis. Vale ressaltar que, para estruturar essa atividade internamente, é preciso contar com colaboradores especializados — o que pode representar um alto custo, considerando a dedicação exclusiva a essa prática.

Além disso, para conquistar o crescimento, é indicado se antecipar à inadimplência por meio de uma consulta de crédito eficaz. “Inúmeros administradores só olham para o Score e não dão atenção aos outros sinais, como protestos em andamento ou a existência de outras pendências. O Score não cai ou sobe tão rápido quanto as pessoas imaginam”, comenta Marcelo. Portanto, é melhor analisar com calma antes para não precisar chegar na cobrança.

Caso seja necessário chegar a essa etapa, algumas práticas podem ajudar na recuperação de crédito e, por consequência, no desenvolvimento do negócio. São elas:

  • identificar os inadimplentes e por que estão nessa situação;
  • sondar as possibilidades de renegociação (valores, prazos e condições de pagamento);
  • fazer boas negociações prévias a fim de evitar a inadimplência;
  • preservar a carteira de clientes, com acordos vantajosos para ambas as partes;
  • manter os consumidores ativos em seu sistema, pois o atraso pode ocorrer devido a um simples esquecimento;
  • terceirizar o processo de cobrança — ele é delicado e exige expertise daqueles que o praticam.

Conheça a melhor ferramenta para fazer a recuperação de crédito em seu negócio

A plataforma oferecida pela Serasa Experian é uma ferramenta completa, que une:

  • aquisição de clientes;
  • consulta de crédito, que ajuda a ver o histórico de pagador do cliente;
  • gestão de carteira, para acompanhar a saúde financeira de seus clientes;
  • monitoramento da carteira — você pode incluir um CPF e um CNPJ para saber se é seguro fazer negócio com determinada pessoa/empresa;
  • Solução de Cobrança, para estabelecer bons processos de cobrança, inclusive quando há um cliente inadimplente na carteira.

A Solução de Cobrança comporta opções de cobrança digital e negativação, englobando resoluções para pendências financeiras em geral. Trata-se de uma ferramenta pós-paga — ao adquirir, é possível usar os serviços da Serasa Experian. Ou seja, o funcionamento se dá por meio de um pacote de créditos, que pode ser utilizado para consultas e cobranças.

A cobrança digital é ideal para empresas que não pretendem desgastar o relacionamento com clientes antigos, com bons históricos, mas que ficaram inadimplentes, por exemplo. É possível enviar a cobrança por e-mail, SMS ou por ambos os canais: ao todo, são enviadas 15 comunicações em 60 dias. Caso o pagamento seja feito durante esse período, é possível cancelar esses acionamentos para evitar quaisquer incômodos.

Ou seja, é um sistema simples de usar; seja para incluir a dívida, seja para retirá-la. Um de seus grandes diferenciais é que ele possibilita fazer a cobrança e a negativação quando julgar necessário. Você pode, inclusive, executar as duas ações ao mesmo tempo.

Portanto, a Solução de Cobrança e as outras ferramentas da Serasa Experian são muito eficientes para empresas que buscam a recuperação de crédito a fim de consolidar o crescimento.

Se você gostou do texto e quer desenvolver o seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo!

Publicada em 13/01/2020 - Fonte: Serasa Experian
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