Oferecer crédito já é aceito como uma norma em diversos mercados. Em alguns casos, é praticamente uma expectativa dos clientes. Contudo, para muitas Pequenas e Médias Empresas (PMEs), essa não é uma decisão fácil. Afinal, como obter uma recomendação de crédito e diminuir o risco de inadimplência na concessão desse benefício?

A resposta está no uso de dados. Fazer a consulta de crédito a partir de várias fontes de informações permite que a empresa conheça o perfil do cliente e tenha a confiança necessária para oferecer crédito.

Quer entender melhor esse assunto? Continue a leitura e veja mais sobre a importância de usar dados na recomendação de crédito.

Qual a importância da concessão de crédito para o cliente?

Existem algumas formas de diminuir o risco envolvido na concessão de crédito e aproveitar todas as vantagens que essa estratégia tem a oferecer.

Se você verificar o histórico de pagamento de cada cliente, antigo e novo, assim como o cadastro deles em órgãos de proteção ao crédito como o Serasa, é provável que a sua empresa assegure um retorno positivo para a concessão do benefício.

Ao liberar o valor com base em uma recomendação de crédito, é possível aproveitar as várias vantagens associadas. São as razões pelas quais a concessão de crédito se tornou algo tão importante para as empresas. Veja quais são elas a seguir!

Captação de clientes

Com as opções de crédito, a empresa se abre para um novo mercado de clientes. Mais pessoas se sentem atraídas a comprar os seus produtos ou serviços ao saberem que não precisarão pagar à vista. É um benefício que também é um incentivo para que os clientes antigos voltem a comprar da empresa.

Marketing boca a boca

A concessão de crédito dá aos clientes um motivo para falar bem da sua empresa. Sempre que você oferece uma novidade como essa, que beneficia um número amplo de clientes, a tendência é que as pessoas beneficiadas compartilhem com um público mais amplo. Afinal, o marketing boca a boca ajuda as pessoas a falarem sobre o que sua empresa tem a oferecer.

Incentivo a grandes compras

É provável que a sua empresa venda produtos mais caros se oferecer crédito. Afinal, vender itens de grande valor agregado é muito mais fácil quando os clientes têm opções de crédito à disposição e podem pagar as compras por vários meses.

Melhoria na reputação no mercado

Oferecer crédito aos clientes faz com que a sua empresa pareça mais legítima e estabelecida no mercado em que atua. Isso acontece porque um negócio novo e sem credibilidade dificilmente tem estabilidade financeira para oferecer crédito. Fazer isso é uma forma de sinalizar para os seus clientes e concorrentes que você está crescendo.

Vantagem competitiva

Oferecer crédito aos clientes garante a vantagem que a sua empresa precisa para permanecer à frente da maioria dos concorrentes, pois, como vimos, não são todas que concedem crédito. Quando usado a favor em estratégias de marketing, isso colabora para expandir o número de clientes e melhorar a reputação da empresa no mercado.

Quais são os desafios para obter uma recomendação de crédito?

São vários desafios que pequenas e médias empresas enfrentam para obter dados seguros e chegar à decisão certa sobre a concessão de crédito aos clientes. Quer saber quais são? A seguir, explicamos quais são elas e as soluções práticas em cada caso. Confira!

Exige tempo e esforço

Garantir que você está negociando com um cliente digno de crédito e que sempre será pago em dia pode demandar uma quantidade significativa de tempo e recursos.

Desde realizar as verificações iniciais até manter contato com os clientes, sem mencionar a necessidade de persegui-los caso eles percam os prazos de pagamento, o controle de crédito pode parecer bastante desgastante para uma empresa.

No entanto, o passo mais importante é garantir que você tenha uma tecnologia simples e completa para obter a recomendação de crédito. Uma plataforma como o Serasa Recomenda ajudará a agilizar seu processo e torná-lo o mais eficiente possível.

Como parte de uma análise de crédito, obter a recomendação no Serasa Recomenda exige cuidado na verificação dos dados. Mas, se o gerenciamento desse processo estiver consumindo muito tempo ou recursos, pode ser que você esteja fazendo algo de errado.

Diminui o risco da dívida

Novos clientes podem não ter um histórico adequado para obter crédito com a sua empresa. Por outro lado, mesmo os clientes de longa data, com um excelente histórico de pagamento em dia, podem estar com alguma barreira em órgão de proteção ao crédito.

Então, o primeiro passo para diminuir o risco de sofrer com clientes inadimplentes é usar o máximo de dados possíveis. Afinal, quando a sua empresa oferece crédito, existe o risco de inadimplência, mas a medida necessária é assegurar, com antecedência, que o cliente apresenta condições para obter o benefício.

Protege o fluxo de caixa

Ter que esperar pelo pagamento, principalmente quando os clientes não pagam dentro dos prazos, pode afetar drasticamente o seu fluxo de caixa e deixar a empresa vulnerável.

Os maus pagadores persistentes podem acabar custando à sua empresa muito mais do que o esperado. Portanto, manter o rigor na busca por dados é uma estratégia que garantirá a saúde financeira da empresa no momento de conceder crédito.

Por que usar dados para recomendação de crédito?

Usar dados confiáveis na recomendação de crédito é um dos principais aspectos que contribuem para a competitividade das empresas que decidem oferecer esse benefício, porque esse processo colabora para a gestão de riscos de inadimplência. Com os dados, é possível:

  • medir e prever os riscos de uma concessão de crédito em particular;
  • planejar estratégias com antecedência para evitar um resultado negativo em caso de inadimplência;
  • verificar qual é o melhor limite para a concessão de crédito, pois é possível descobrir os mais adequados para cada cliente e determinar o nível de risco.

Ao estabelecer parâmetros de risco de crédito conforme o histórico do cliente, a empresa pode conceder o benefício apenas para os clientes com histórico positivo.

Como o Serasa Recomenda pode ajudar a minha empresa?

Precisa de mais segurança para fazer a análise de crédito? Você pode contar com o Serasa Recomenda. A plataforma oferece recomendações sobre os clientes de uma forma simples e inteligente para dar mais segurança às suas vendas.

Não importa o tamanho da sua empresa, a Serasa Experian pode ajudar. A seguir, conheça algumas vantagens de obter a recomendação de crédito com a nossa plataforma.

Agilidade e simplicidade na análise de crédito

Com apenas três cliques, você realiza a consulta de um cliente no Serasa Recomenda e recebe a recomendação sobre a melhor forma de negociar. Nossa plataforma também envia para você um limite de crédito sugerido com base nos dados obtidos.

Dados centralizados

Com o nosso sistema, você tem um termômetro de risco, a recomendação, os critérios utilizados para chegar à análise e o tipo de pagamento ideal para a negociação. Tudo de uma forma centralizada em uma única plataforma. Com isso, não é preciso perder tempo observando relatórios e tentando decifrar uma série de informações em várias fontes de dados.

O que você quer logo saber é se pode ou não oferecer crédito para determinado cliente, certo? Então, nosso sistema poderá ajudar você a descobrir qual limite deve ofertar, se o perfil do cliente é bom, neutro ou ruim (arriscado).

Minimização de erros

Analisar uma série de informações de forma descentralizada pode levar à falha em reconhecer potenciais inadimplentes, assim como você pode rejeitar um cliente que, na verdade, tem um histórico positivo para obter o crédito.

A partir do nosso banco de dados, o Serasa Recomenda pode processar melhor uma enorme quantidade de informações, identificar padrões e criar o máximo possível de gerenciamento de risco de crédito livre de erros.

Assim, a sua empresa consegue prever potenciais inadimplências antes que elas ocorram e conceder crédito para clientes oportunos.

Segurança nas negociações

Com o Serasa Recomenda, é possível conferir todos os dados que você precisa antes de oferecer crédito para um cliente. Embora a Serasa não garanta o pagamento, pois o risco de inadimplência assumido pela empresa ao oferecer crédito sempre existe, a nossa plataforma faz a recomendação detalhada sobre um perfil ser positivo ou negativo.

O objetivo do Serasa Recomenda é facilitar a rotina de decisões da sua empresa com uma solução de fácil usabilidade e com dados reais do histórico financeiro de cada cliente analisado. Assim, qualquer empresa pode aproveitar a chance de aumentar a segurança do processo de análise e concessão de crédito aos clientes.

Banco de dados extenso

Temos o maior banco de dados da América Latina com a inteligência da Serasa Experian. Como vimos, além da recomendação, a Serasa Experian usa os dados para fazer a análise do perfil do cliente para você receber dicas e fechar o negócio com o máximo de segurança.

Lembre-se de que você não precisa oferecer crédito a todos. O mais importante é fazer uma verificação rigorosa e obter a recomendação de crédito para conceder o benefício apenas aos clientes que provaram que podem fazer os pagamentos em dia.

Então, se quiser aproveitar uma solução simples quando precisar de uma recomendação de crédito, não deixe de utilizar o Serasa Recomenda.