O mapa da inadimplência é um estudo da Serasa Experian sobre os impactos da pandemia nas ações de cobrança e recuperação de dívidas durante do 1º semestre de 2020. Nesse eBook exclusivo, você vai conseguir visualizar o real impacto da pandemia quando o assunto é “dívida”. Tem dados a respeito de pessoas físicas, pessoas jurídicas, volume de inadimplentes, quantidade de dívidas por pessoa, inadimplência por região e até inadimplência por segmento da economia.

Os dados mostram, por exemplo, que o volume de consumidores endividados apresentou um crescimento de 2,7%, enquanto o de empresas teve um aumento de 7,3%, de janeiro a junho de 2020, se comparado com o mesmo período em 2019.

Ainda que o número de pessoas e empresas endividadas tenha aumentado, a média de dívidas de cada grupo caiu. Essa situação é um reflexo das medidas de proteção governamentais, como a ampliação dos prazos de negativação ou limitação do protesto de dívidas, além de benefícios empresariais que, alinhados com a realidade de desemprego e queda da economia informal, geraram um colchão de proteção para apoiar pessoas e empresas no período de isolamento social.

Essa redução pode sugerir que muitas empresas iniciaram processos de renegociação, cobrança amigável ou concederam prazos maiores para a retomada de pagamentos, mas também pode indicar que houve um represamento de dívidas.

Trabalhar para recuperar essa dívida é saudável, pois permite que os credores mantenham suas atividades e impactem positivamente na retomada da economia. “É uma equação simples: investimento em cobrança, somado a negociações adequada, resulta no aumento da recuperação. A roda não pode parar de girar; com respeito, inteligência e ferramentas adequadas, sua empresa recupera dívidas e se prepara para os próximos ciclos econômicos, que sugerem ser mais promissores”, afirma a Gerente de Soluções de Cobrança da Serasa Experian Glaucia Ximenes.