É fácil pensar nas consultas de CPF e CNPJ da Serasa Experian quando uma negociação não ocorre como o planejado, mas um bom gestor sempre deve se lembrar de ferramentas voltadas à segurança da sua empresa. Por isso, a estratégia de consultar clientes e fornecedores pode ser considerada imprescindível para qualquer empresário seguir rumo ao sucesso.

Nesse momento algumas questões podem vir à tona, como quais são os tipos de informações que estão disponíveis e, principalmente, quando é a melhor hora de consultar um parceiro de negócios. Pensando em ajudar o empresário, a Serasa Experian preparou este artigo para esclarecer melhor o assunto e indicar a ocasião ideal para cada tipo de consulta. 

Quais são os tipos de consultas e quando utilizá-las?

A Serasa Experian conta com diferentes modelos de consultas e relatórios. Cada tipo tem um valor e oferece uma quantidade de informações de acordo com a ocasião e a necessidade. Pode ser para o embasamento em uma negociação de alto risco, como para verificar o momento financeiro de um parceiro ou apenas para fazer uma análise inicial e decidir em seguir em frente ou não com um negócio.

Identificador de Dívidas

O Identificador de Dívidas informa se existem dívidas vencidas e negativadas no CNPJ ou CPF consultado, além dos dados cadastrais da empresa ou pessoa. Mas, afinal, qual é o melhor momento para você escolher o Identificador de Dívidas?

Esse tipo de consulta é ideal para primeiras análises, antes de continuar em uma negociação de alto ou médio risco. Isso, porque, o Identificador de Dívidas realiza o filtro inicial de um fornecedor ou de cliente novo ou recorrente para descobrir se é aconselhável manter uma negociação e efetuar uma consulta mais detalhada.

Consulta Intermediária

Considerada uma grande aliada para o varejo e o comércio no geral em vendas de um valor mediano, a Consulta Intermediária traz informações suficientes para o empresário conhecer o histórico de um cliente e tomar suas decisões de risco moderado ou acompanhar o momento de clientes recorrentes em vendas com um valor mais alto.

Os dados disponíveis na Consulta Intermediária são: o Serasa Score, dívidas em bancos, empresas e SPC, cheques, protestos, falências e ações judiciais, informações cadastrais, CNAE e endereços.

Consulta Completa

A Consulta Completa apresenta todas as informações de consultas à Serasa Experian e SPC, Score do CNPJ ou CPF, dívidas em bancos, empresas e SPC, cheques, protestos, falências e ações judiciais, informações societárias e antecessores, além de tudo o que já está disponível no Identificador de Dívidas e na Consulta Intermediária. 

É o tipo recomendado para garantir segurança máxima às negociações e a sua utilização é indicada no primeiro contato com um cliente ou fornecedor e, principalmente, em negociações de alto risco. Bons exemplos são vendas ou aluguéis de imóveis, serviços automotivos de um valor alto, ou qualquer outro tipo de venda que o empresário entenda que está em uma negociação com um risco maior do que o moderado.

Ainda restam dúvidas de qual tipo de consulta é recomendada para o seu momento ou para a sua negociação? A Serasa Experian tem um time de especialistas prontos para atender e indicar o tipo de consulta ideal, como quando utilizá-la para negociar com clientes e fornecedores com mais segurança e sem medo da inadimplência.