Como é o seu processo de prospectar clientes? Você acha que o método que utiliza é realmente eficiente para captar novos consumidores para a sua empresa? Se olharmos para o mercado, veremos diferentes técnicas de prospecção. Alguns optam por investir em TV, outros na internet. E há ainda aqueles com orçamento menor, que colocam pessoas nas ruas dos centros das grandes cidades para anunciar promoções.

Qual é a sua posição? Aqui, vale ressaltar que não existe certo ou errado. No entanto, existem técnicas e canais que podem aumentar a eficiência do seu processo de prospecção e melhorar os seus resultados. Inclusive, a Serasa Experian tem uma ferramenta para isso chamada Prospecção de Clientes. Ela foi desenvolvida especificamente para pequenas e médias empresas e pode ajudar o seu negócio a aumentar sua carteira de clientes.

O que é prospectar clientes?

Prospectar clientes é uma estratégia que prevê a busca de potenciais compradores. É um aspecto central de qualquer negócio e requer uma comunicação direcionada, ágil e em tempo real. Quando aplicada de modo eficiente, contribui para a expansão sustentável da empresa.

Apesar de ser um conceito bastante simples, é algo fundamental. Afinal, sem compradores não há vendas e se torna impossível manter o negócio em funcionamento. Assim, ter ideias para atrair clientes é um dos segredos para o sucesso.

É importante destacarmos que conquistar clientes novos custa — segundo o pai do marketing, Philip Kotler — de 5 a 7 vezes mais que manter os antigos.
Assim, captar potenciais compradores é uma forma de gerar oportunidades. Ao fazer isso, as pessoas entram em contato com o seu negócio para conhecer os produtos ou serviços ofertados. Com isso, há uma chance maior de fecharem a venda.

Por que é importante investir em ações para a aquisição de novos clientes?

A prospecção para atrair novos clientes é uma competência central. Ela precisa ser desenvolvida por todos os vendedores e estar na mira das ações de marketing. Somente dessa forma é possível aumentar a carteira de maneira constante e garantir vendas recorrentes.

Perceba que a prospecção contempla a formação de uma lista de possíveis novos clientes. Ela registra os nomes e os dados de todos os compradores, como hábitos, interesses e últimas aquisições. A partir disso, fica mais fácil traçar estratégias e definir as ações a serem adotadas.

A solução Prospecção de Clientes da Serasa Experian te ajuda justamente nesse ponto central. Ela fornece listas segmentadas, de acordo com o publico do seu negócio.

Por que utilizar listas segmentadas

Em geral, o esforço para atrair qualquer pessoa, sem nenhum critério, não compensa. O motivo é simples: quando você "atira" para todos os lados, é pouco provável que acerte o alvo. Por isso, é necessário ter atenção e uma ação direcionada.
Sem o alinhamento, você não terá a geração de oportunidades e negócios. Por exemplo: se você comercializa roupas para surfistas, dificilmente venderá para uma mulher de 50 anos que opta por um estilo clássico de se vestir.

A mesma ideia vale para a comercialização de um software de gestão financeira voltado às grandes empresas. Ofertá-lo para uma pequena companhia deverá ser um esforço jogado fora, uma vez que o valor do programa tende a ser mais alto e com muitas funções desnecessárias para um negócio de porte menor.

Assim, a prospecção a partir de listas segmentadas ajuda a focar sua energia no alvo certo: potenciais compradores. E o resultado disso é a redução de tempo e dinheiro na hora de captar clientes, aumentando a efetividade do seu processo.

Prospectar é construir relacionamentos

Uma boa relação com os clientes é fundamental. Ao captar potenciais compradores, você se dispõe a ouvi-los, a entender e atender às necessidades deles e chegar a um consenso sobre a melhor solução para o problema existente. Por isso, tenha em mente que captar clientes é diferente de vender. Apesar de o objetivo ser o fechamento do negócio, prepare o terreno primeiro.

É importante destacar que 70% do processo de compra ocorre antes mesmo de o cliente entrar em contato com um vendedor. Isso significa que ele está preparado para conversar mais. Se você chegar de maneira muito invasiva, pode simplesmente perder a venda por falta de atenção ao relacionamento.

Agora que você já sabe tudo isso, bora prospectar com mais eficiência?

Quer refinar ainda mais suas técnicas de prospecção? Veja outros conteúdos do nosso blog:

Como utilizar a prospecção para atrair novos clientes

Gerenciamento da carteira de clientes: como prever riscos e encontrar oportunidades?

6 dicas práticas para extrair o melhor da sua lista de Prospecção de Clientes