Aumente a sua eficiência na hora de prospectar novos clientes

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captação de clientes

Como é o seu processo de prospectar clientes? Você acha que o método que utiliza é realmente eficiente para captar novos consumidores para a sua empresa? Se olharmos para o mercado, veremos diferentes técnicas de prospecção. Alguns optam por investir em TV, outros na internet. E há ainda aqueles com orçamento menor, que colocam pessoas nas ruas dos centros das grandes cidades para anunciar promoções.

Qual é a sua posição? Aqui, vale ressaltar que não existe certo ou errado. No entanto, existem técnicas e canais que podem aumentar a eficiência do seu processo de prospecção e melhorar os seus resultados. Inclusive, a Serasa Experian tem uma ferramenta para isso chamada Prospecção de Clientes. Ela foi desenvolvida especificamente para pequenas e médias empresas e pode ajudar o seu negócio a aumentar sua carteira de clientes.

 

Quero aproveitar a facilidade do Prospecção de Clientes

O que é prospectar clientes?

Prospectar clientes é uma estratégia que prevê a busca de potenciais compradores. É um aspecto central de qualquer negócio e requer uma comunicação direcionada, ágil e em tempo real. Quando aplicada de modo eficiente, contribui para a expansão sustentável da empresa.

Apesar de ser um conceito bastante simples, é algo fundamental. Afinal, sem compradores não há vendas e se torna impossível manter o negócio em funcionamento. Assim, ter ideias para atrair clientes é um dos segredos para o sucesso.

É importante destacarmos que conquistar clientes novos custa — segundo o pai do marketing, Philip Kotler — de 5 a 7 vezes mais que manter os antigos.
Assim, captar potenciais compradores é uma forma de gerar oportunidades. Ao fazer isso, as pessoas entram em contato com o seu negócio para conhecer os produtos ou serviços ofertados. Com isso, há uma chance maior de fecharem a venda.

Por que é importante investir em ações para a aquisição de novos clientes?

A prospecção para atrair novos clientes é uma competência central. Ela precisa ser desenvolvida por todos os vendedores e estar na mira das ações de marketing. Somente dessa forma é possível aumentar a carteira de maneira constante e garantir vendas recorrentes.

Perceba que a prospecção contempla a formação de uma lista de possíveis novos clientes. Ela registra os nomes e os dados de todos os compradores, como hábitos, interesses e últimas aquisições. A partir disso, fica mais fácil traçar estratégias e definir as ações a serem adotadas.

A solução Prospecção de Clientes da Serasa Experian te ajuda justamente nesse ponto central. Ela fornece listas segmentadas, de acordo com o publico do seu negócio.

Por que utilizar listas segmentadas

Em geral, o esforço para atrair qualquer pessoa, sem nenhum critério, não compensa. O motivo é simples: quando você “atira” para todos os lados, é pouco provável que acerte o alvo. Por isso, é necessário ter atenção e uma ação direcionada.
Sem o alinhamento, você não terá a geração de oportunidades e negócios. Por exemplo: se você comercializa roupas para surfistas, dificilmente venderá para uma mulher de 50 anos que opta por um estilo clássico de se vestir.

A mesma ideia vale para a comercialização de um software de gestão financeira voltado às grandes empresas. Ofertá-lo para uma pequena companhia deverá ser um esforço jogado fora, uma vez que o valor do programa tende a ser mais alto e com muitas funções desnecessárias para um negócio de porte menor.

Assim, a prospecção a partir de listas segmentadas ajuda a focar sua energia no alvo certo: potenciais compradores. E o resultado disso é a redução de tempo e dinheiro na hora de captar clientes, aumentando a efetividade do seu processo.

Prospectar é construir relacionamentos

Uma boa relação com os clientes é fundamental. Ao captar potenciais compradores, você se dispõe a ouvi-los, a entender e atender às necessidades deles e chegar a um consenso sobre a melhor solução para o problema existente. Por isso, tenha em mente que captar clientes é diferente de vender. Apesar de o objetivo ser o fechamento do negócio, prepare o terreno primeiro.

É importante destacar que 70% do processo de compra ocorre antes mesmo de o cliente entrar em contato com um vendedor. Isso significa que ele está preparado para conversar mais. Se você chegar de maneira muito invasiva, pode simplesmente perder a venda por falta de atenção ao relacionamento.

Agora que você já sabe tudo isso, bora prospectar com mais eficiência?

 

Quero Prospectar Clientes agora

 

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Como utilizar a prospecção para atrair novos clientes

Gerenciamento da carteira de clientes: como prever riscos e encontrar oportunidades?

6 dicas práticas para extrair o melhor da sua lista de Prospecção de Clientes

Publicada em 20/07/2020 - Fonte: Serasa Experian
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