Como fazer uma boa gestão? O que fazer para manter todas as contas em dia? Quando pedir um empréstimo? Inevitavelmente, essas e tantas outras perguntas acabam surgindo quando um microempreendedor decide iniciar o próprio negócio. Curioso para saber as respostas?

Na prática, conciliar a rotina corrida, os compromissos familiares e toda a burocracia que envolve a gestão de um negócio pode parecer uma missão impossível, não é mesmo? E o que acontece quando o profissional resolve fazer pesquisas online para lidar com todos os desafios envolvendo ser MEI ou ME? Aí surge uma verdadeira a enxurrada de conteúdos.

Se você está em dúvida sobre quais textos ler ou a quais vídeos assistir, o Serasa Empreendedor certamente será de grande ajuda. Em poucos minutos, você responde a um questionário e recebe um diagnóstico do seu negócio. A partir daí, recebe indicações de conteúdos ideais para seu perfil de empreendedor! Além disso, é possível ter acesso a instituições que oferecem crédito com uma única solicitação, bem como receber orientações a fim de melhorar a reputação da sua empresa no mercado.

Pronto para aprender a se cadastrar no Serasa Empreendedor? Confira agora mesmo algumas das principais razões por que todo MEI ou ME não pode perder mais tempo!

Receba orientação de especialistas em gestão de MEIs e MEs

Receba orientação de especialistas em gestão de MEIs e MEs
Receba orientação de especialistas em gestão de MEIs e MEs

Na construção de um negócio próprio, o empreendedor vivenciará diferentes fases, cada uma delas apresentando novos desafios. E a verdade é que nem sempre encontrar as respostas certas para as necessidades é uma missão simples, não é mesmo?

Em uma rápida busca na internet, você logo encontrará mais de mil resultados para “como conseguir crédito para MEI”, por exemplo. Diante desse imenso mar de conteúdos, achar respostas para suas dúvidas pode ser tão difícil quanto receber o empréstimo nas condições desejadas. O que fazer?

Com a ajuda de especialistas em capacitação de microempresários, o Serasa Educa filtra e seleciona os conteúdos ideais para a jornada de MEIs e MEs, com vídeos sobre empreendedorismo, estratégia, gestão financeira e organização.

Com todo esse conteúdo disponível, microempreendedores se capacitam para a organização financeira de seus negócios, identificando previamente a proximidade de um problema ou a necessidade de pedido de crédito. Toda a preparação necessária para manter o fluxo de caixa estável e sem riscos fica à disposição, com a seleção dos materiais certos para os estágios do negócio.

Dessa forma, o tempo, cada vez mais escasso para qualquer empreendedor, é otimizado, sendo destinado àqueles conteúdos que realmente o ajudarão no desenvolvimento da sua empresa.

Vale lembrar que a trilha de capacitação personalizada apresenta apenas conteúdos gratuitos. É riqueza de informação que não consome a riqueza do seu caixa!

Conheça seu perfil como empreendedor

Perfis Empreendedores - Serasa Empreendedor conheça o seu
Perfis Empreendedores

Seja você um novato nessa jornada como empreendedor ou já um veterano, MEIs e MEs encontram no Serasa Empreendedor conteúdos direcionados para cada perfil: malabarista, arrojado, autônomo ou realizador.

Arrojados são aqueles microempreendedores que já tiveram experiências de gestão em outros negócios e estão mais calejados, enquanto realizadores planejaram passo a passo para montar o primeiro negócio.

Malabaristas, por sua vez, são aqueles que foram levados a empreender em consequência de seu momento de vida — uma questão mais de necessidade que de planejamento. Já os autônomos têm o próprio negócio, possuem CNPJ, mas continuam trabalhando como profissionais liberais.

Para cada um desses perfis, os conteúdos abrangem o tripé do empreendedor: saúde financeira, organização e planejamento. Nesses pilares, os microempreendedores são classificados em nível básico, intermediário ou avançado para serem orientados com base em seu comportamento. A proposta é encontrar o caminho ideal para sustentar o crescimento da empresa.

Diminua os riscos em operações da empresa

Infelizmente, o controle total de uma empresa não depende exclusivamente dos empreendedores. Ao realizar uma negociação, por exemplo, é comum termos receio de não receber o valor acordado. Pois esse risco fica mais distante quando microempreendedores recorrem ao Serasa Recomendação.

Em uma pesquisa por CPF e CNPJ, MEIs e MEs podem aproveitar a expertise do Serasa Empreendedor para receberem relatórios e recomendações. Com essa solução, você terá a segurança que busca em em sua tomada de decisão e diminuirá o risco de inadimplência. Quer ainda melhorar seu fluxo de caixa com um empréstimo? Veja o que fazer a seguir!

Solicite crédito para sua empresa em um só lugar

ferramenta gratuita para simulação de acesso a crédito, conheça agora nossos parceiros e como eles podem nos ajudar.
Serasa Empreendedor dá acesso a crédito para MEIs e MEs

No Serasa Empreendedor, você pode simular pedidos de crédito e receber respostas de 4 instituições financeiras simultaneamente. Em vez de recorrer pessoalmente às instituições tradicionais do mercado, uma a uma e em horário comercial, no Serasa Empreendedor é possível fazer o pedido de crédito a qualquer momento e de qualquer lugar, seja na própria empresa ou no conforto da sua casa.

Além de poder fazer a solicitação online, o microempreendedor será orientado na simulação a agir de forma a aumentar a probabilidade de obtenção de uma resposta positiva, recebendo dicas sobre valores e formas de pagamento. Dessa forma, o pedido de crédito se adapta à realidade da empresa, mantendo a saúde financeira do negócio sem qualquer prejuízo para seu fluxo de caixa.

Outra forma de ampliar as chances de receber respostas positivas ao solicitar crédito é contar com um bom score. Continue a leitura e entenda o que pode ser feito para melhorar essa pontuação!

Saiba qual é e como melhorar o score da empresa

Score Empreendedor - Conheça já o seu
Score Empreendedor

Quer saber qual é a reputação da sua empresa no mercado? Então conheça o Serasa Score Empreendedor, uma importante ferramenta que tem como objetivo auxiliar no processo de tomada de decisão no que se refere à concessão de crédito. Dentro de uma pontuação de 0 a 1000, indica-se a chance de negócios com perfil similar ao do seu pagarem as contas em dia.

O score é usado por diversas empresas, de diferentes setores, que concedem crédito. E é importante ressaltar que estar negativado não impede o empreendedor de se cadastrar no Serasa Empreendedor. De toda forma, caso seja essa sua situação, você receberá dicas de como melhorar sua reputação, para que se torne apto a receber empréstimos de diferentes instituições financeiras.

Com essas orientações, você saberá como renegociar a dívida e limpar tanto o CNPJ da sua empresa quanto seu CPF. Se necessário, ainda saberá como buscar crédito mais barato e fazer a portabilidade da dívida com a ajuda do Serasa Recupera. Assim, o empreendedor melhora seu score e a saúde financeira do negócio.

No entanto, empreendedores que ainda não formalizaram suas empresas não conseguem se cadastrar no Serasa Empreendedor. A boa notícia é que a formalização do negócio, tornando-se MEI ou ME, é um processo bem simples.

O que você tem que guardar é que, tendo CNPJ, o microempreendedor encontra no Serasa Empreendedor um parceiro verdadeiramente interessado no desenvolvimento do seu negócio. Com valiosos conteúdos disponíveis, a consciência do seu score e dicas para um melhor controle financeiro, MEIs e MEs se sentirão muito mais preparados e seguros para comandar suas empresas rumo ao sucesso!

Quer desfrutar de todos esses benefícios e ser um gestor de negócios cada vez mais capacitado? Não perca tempo: faça agora seu cadastro no Serasa Empreendedor!