Para que um negócio dê certo, independentemente do segmento de atuação, o controle financeiro é uma tarefa fundamental, não é mesmo? Sem isso, você pode ter o melhor produto, ou o serviço com o custo-benefício mais atrativo, mas os resultados não vão aparecer. Especialmente, quando falamos a longo prazo. É por isso que você precisa utilizar a política de crédito em sua concessão.

Afinal, criar uma política para essa questão evita que você tenha problemas maiores, além de garantir mais assertividade, segurança e agilidade ao fazer negócios.

E isso é importantíssimo, uma vez que para o seu negócio ser reconhecido no mercado como referência, é preciso controlar tudo o que entra e o que sai da empresa, certo? Esse trabalho pode começar com a definição de regras e estratégias claras em uma política de crédito.

O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre esse conceito, os seus benefícios e uma solução que pode otimizar esse planejamento? Continue a leitura e confira!

O que é a política de crédito?

Antes de tudo, é preciso entender do que se trata uma política de crédito. Em resumo, são as regras e critérios definidos pela própria empresa para fechar qualquer venda que seja negociada a prazo.

Basicamente, é um guia para que o empreendedor saiba exatamente como proceder em cada caso, antes de oferecer crédito para um consumidor da sua base.

Com uma definição clara das regras para concessão de crédito, os pequenos negócios conseguem se proteger de problemas como a inadimplência, que registrou um aumento por parte dos clientes nos últimos meses, de acordo com o WhitePaper Pesquisa de Retomada das PMEs - 3ª Onda.

Assim, é mais fácil garantir a saúde financeira do negócio, ainda mais no médio e longo prazo.

Quais são os 3 benefícios de utilizar a política de crédito em sua concessão?

Mas, na prática, quais são as vantagens da adoção dessas regras de forma bem definida em seu negócio? Confira!

Segurança ao ofertar crédito

O principal benefício está na possibilidade de ofertar crédito com segurança. Isso permite que toda empresa tenha maior proteção ao fechar um negócio. O fato de saber quem está do outro lado vai ajudar a entender qual é a oferta que pode ser feita e quais são os eventuais riscos envolvidos na operação. Isso evita a possibilidade de atritos com os consumidores.

Com dados e informações em mãos, o empreendedor consegue identificar qual oferta pode ser feita para cada consumidor. Com essa segurança, a preocupação se concentra apenas em garantir uma experiência positiva para o cliente para conseguir a conversão. Em tempos de incerteza, ter essas informações pode ser um diferencial competitivo importante.

Proteção das finanças

Dessa forma, outro benefício que é natural o seu negócio ganhar, é o de fazer com que as finanças do seu negócio sejam protegidas.

Com uma análise de crédito precisa, a possibilidade de sofrer com problemas que assolam muitos empreendedores, como a inadimplência, reduz consideravelmente.

Ou seja, torna-se possível fechar mais negócios sem a incerteza do que está por vir nos próximos meses, como eventuais atrasos de pagamento.

Negócio sustentável

Criar um negócio sustentável não é fácil, afinal, é necessário equilibrar todas as contas para se chegar ao modelo mais eficiente possível. Quando se aproveita os benefícios que listamos acima, é mais simples e eficiente construir uma empresa de sucesso no curto, médio e longo prazos.

Assim, as condições de oferta mais rigorosas ficam restritas aos clientes que apresentam mais riscos, facilitando as outras vendas.

O que exige um trabalho bastante detalhado de análise para assegurar as maiores chances de conseguir os resultados esperados.

Agora que entendemos os benefícios de se ter uma política de crédito para a concessão, vamos entender quais são os diferenciais do Serasa Recomenda PJ e como ele facilita esse trabalho para você, utilizando os dados para facilitar o seu processo de decisão.

Quais são os diferenciais do Serasa Recomenda PJ para facilitar esse trabalho?

Definir e colocar em prática uma política de crédito pode ser um desafio para muitos gestores. Pensando nisso, você pode contar com ferramentas que façam o trabalho se tornar mais eficiente e prático.

Um exemplo disso é o Serasa Recomenda PJ, que proporciona uma tomada de decisão rápida e certeira, a partir de dados vindo do cadastro positivo reunidos na base da Serasa e informações cadastrais das empresas.

Dessa forma, a recomendação conta com mais assertividade em suas análises. A plataforma foi pensada, justamente, para solucionar esse problema, oferecendo maior precisão e agilidade na tomada de decisão.

O Serasa Recomenda PJ é uma solução que oferece maior tranquilidade e segurança antes de fazer uma venda. A ferramenta proporciona uma visão clara, objetiva e de fácil entendimento, facilitando os acertos na avaliação de risco para empresas. Isso permite que você aumente o seu capital de giro, reduza custos de operação e se concentre na saúde financeira do negócio.

A proposta do produto é trazer uma recomendação com limite de crédito e o tipo de negociação ideal para o cliente analisado. Buscando pelo CNPJ, a plataforma faz uma recomendação, se teve protesto ou não (ao nível nacional), dívidas negativadas, cheque sem fundo, Score e o Limite ideal para aprovação de crédito. Todas as informações necessárias para aumentar a sua precisão na hora de realizar uma análise de crédito eficiente.

Dessa forma, a sua empresa pode focar cada vez mais em entregar uma experiência positiva para cada cliente, sem deixar que a verificação de quais são os próximos passos a serem tomados para fechar uma venda atrapalhe a sua operação. Isso tudo, sempre de maneira prática, mostrando uma recomendação completa, muito além de uma pontuação para cada cliente.

Definir uma política de crédito em sua concessão é fundamental para todo negócio que deseja se destacar em um ambiente tão competitivo. A boa notícia é que utilizar as diferentes ferramentas disponíveis podem tornar o trabalho ainda mais preciso e eficiente, garantindo que o seu negócio esteja mais protegido e consiga crescer de maneira sustentável.

Agora que você já sabe como definir uma política de crédito pode garantir uma série de benefícios para a sua empresa, o que acha de seguir se informando sobre temas relevantes para o seu negócio, como este? Siga as nossas páginas nas redes sociais para conferir as nossas publicações em primeira mão. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!