13 sugestões de podcast de negócios que todo empresário precisa conhecer

Dicas
podcast de negócios

Adquirir novos conhecimentos é essencial para qualquer empresário que busca se desenvolver e ocupar um lugar de destaque no mercado. No entanto, devido à rotina atarefada, é bastante comum deixar essa tarefa de lado.

A tecnologia vem se tornando uma grande parceira por trazer ferramentas capazes de simplificar e otimizar processos e tempo. Os podcasts são um exemplo que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Eles consistem em programas de áudios disponíveis online, onde especialistas falam sobre diversos assuntos.

Os podcasts são um ótimo recurso para aqueles que estão em busca de aprender algo novo, receber dicas, esclarecer dúvidas, entre outros. Outro ponto forte desse formato é a facilidade com que o empresário pode ouvir o conteúdo: em muitos casos não há nem a necessidade de fazer um cadastro ou acessar uma área restrita de login, basta acessar o site e escolher o episódio do interesse. Outro forma prática também está em baixar um agregador de podcasts no seu computador ou smartphone para buscar os programas que você busca e ouvi-los onde quiser.

Pensando em todos os benefícios e na facilidade de acesso, separamos os 13 melhores podcasts de negócios que todo empresário precisa conhecer. Confira!

1. Café com ADM

É um podcast de negócios que oferece entrevistas com empreendedores e profissionais brasileiros reconhecidos no segmento de comportamento, carreira e negócio, como João Kepler (investidor, escritor e palestrante) e Augusto Cury (médico e autor da Teoria da Inteligência Multifocal).

Para ouvir o conteúdo, basta acessar o site e escolher o episódio do seu interesse com o assunto pertinente à sua empresa.

2. Like a Boss

Trata-se de um projeto criado pelos CEOs Rodrigo Dantas, da Vindi, e Paulo Silveira, do Grupo Caelum Alura. É composto no formato de série, com temporadas constituídas de seis episódios cada, onde trazem como convidados os líderes e fundadores de startups e companhias inovadoras.

Os entrevistadores sempre buscam entender como trabalham e as formas de tomarem decisões. Entre os exemplos de convidados podemos citar: Eric Santos (Resultados Digitais), Bedy Yang (500 Startups) e Diego Gomes (Rock Content).

3. NerdCast

O JovemNerd é um blog de entretenimento que está em atividade há mais de 10 anos, trazendo conteúdos relevantes para o leitor. Assim, foi criado o NerdCast, o podcast do canal, que abrange vários assuntos.

Nele, existem episódio relacionados ao mundo do empreendimento, algumas vezes com convidados especiais e renomados como Flávio Augusto, para darem sua visão sobre o segmento. Toda última sexta-feira do mês é lançado um novo episódio com o tema.

4. TED Talk Negócios

Os vídeos de palestras e conferência do TED Talks são conhecidos mundialmente. Hoje, existe o projeto de transformar esses conteúdos em podcasts, para simplificar a acessibilidade dos interessados.

São cerca de 145 vídeos ligados ao empreendedorismo transformados em podcast que podem ser escutados a qualquer hora. Entre os áudios disponíveis está: “A maior razão pela qual startups obtêm sucesso”, de Bill Gross. O diferencial da ideia é a redução do tempo de duração, tendo em vista que as palestras lançadas duram cerca de 15 minutos cada.

Diferentemente de outros exemplos, o caso do TED Talks Negócios não possui um site próprio e, por isso, o empresário deve encontrar um player dos episódios nos sites de busca ou agregar os episódios de sua preferência em seu agregador de Podcasts do computador ou smartphone.

5. Resumocast

Para quem tem interesse em ler sobre o ramo de negócio, os empreendedores Gustavo Carriconde e João Cristofolini mostram dicas de livros relativos ao tema. Em média, os episódios têm até 30 minutos de duração e apresentam resumos das obras que consideram importantes para quem quer iniciar o próprio negócio ou criar uma gestão de sucesso.

6. Direto das Trincheiras

É um podcast criado por Ricardo Jordão Magalhães, fundador do BizRevolution, que oferece seus cursos ligados a vendas, empreendedorismo, liderança, comércio eletrônico e marketing. Também realiza a gravação de vídeos em formato de cursos com informações sobre os mesmos temas.

Ricardo apresenta em seu podcast ideias relacionadas aos assuntos discutidos em seus vídeos e cursos, que versam sobre insights do produtor, por exemplo: “Como triplicar as vendas da sua cidade” e “O que fazer quando um funcionário vira concorrente”, de forma leve e divertida.

O Direto das Trinhceiras pode ser adicionado ao seu agregador de Podcasts no smartphone e também oferece  alguns episódios em versão de videocast no site.

7. Startapo

A finalidade desse podcast de negócios é discutir conceitos, assuntos, cases e tudo que engloba o mundo das startups, tecnologia e empreendedorismo. São falados desde temas mais simples até análises comparativas entre o Vale do Silício e o ambiente brasileiro.

Assim como o TED Talks Negócios, o Startapo não tem um site próprio e quem busca ouvir seus episódios precisa adicionar o Podcast no seu agregador favorito.

8. GVCast

Trata-se de um podcast do“Geração de valores”, obra de Flávio Augusto, escritor, fundador da WiseUp e dono do Orlando City Soccer Club. O programa tem o modelo de conversas e entrevistas. Contudo, alguns episódios são apenas as ideias pessoais de Flavio. Os principais temas expostos no podcast estão ligados à liderança e empreendedorismo.

Entre os entrevistados podemos citar, Gustavo Cerbasi, autor de “Casais inteligentes enriquecem juntos” e Caito Maia, da Chilli Beans. O projeto tem duas temporadas, composta com episódios compostos da presença de convidados e Flávio contando experiências e oferecendo dicas das mais variadas áreas do empreendedorismo.

9. Mentalidade Empreendedora

É um podcast que prioriza o desenvolvimento da mentalidade empreendedora. Mario Quintanilha ainda busca se dedicar a ajudar os ouvintes que estão começando a abertura da própria empresa, para que eles possam dar os primeiros passos rumo ao sucesso.

10. Foras de Série

Trata-se de uma ideia em apresentar um programa que traz várias histórias de pessoas que estão transformando o mundo. Tem muita gente interessante lá, por exemplo, Sônia Hess (Dudalina). Luíza Helena Trajano (Magazine Luíza), Fernando Meligeni (ex-tenista profissional), Maurício de Sousa (cartunista e empresário), entre outros. Vale a pena conferir no canal do YouTube ou em seu agregador de Podcasts preferido!

11. Man in the Arena

Com foco na cultura digital e empreendedorismo, o podcast Man in the Arena se trata de um projeto apresentado por Leo Kuba, CEO e Founder da Inkuba, Miguel Cavalcanti, CEO e Founder da AgroTalento e In Hsieh, Co-Founder da CBIPA. Em seus episódios de 50 minutos, eles entrevistam grandes referências do ambiente corporativo, desde membros de startups até investidores, como Gui Telles (Uber) e Paulo Vera (99Taxis).

Acompanhe o canal Man in The Arena no YouTube ou escolha os episódios da sua preferência no seu agregador de podcasts!

12. SEO sem segredos

O canal criado por Vicente Sampaio pode ser um bom lugar para que a empreendedor consiga esclarecer suas principais dúvidas sobre os negócios no mundo online. Ele fornece diversas dicas para que a empresa fique bem posicionada entre os buscadores como o Google, tornando mais simples os termos mais técnicos e facilitando a compreensão do ouvinte.

Utilize o seu agregador de Podcasts para escolher os episódios e acompanhar!

13. Sacadas do Empreendedor

Erico Rocha é conhecido por suas estratégias de lançamento de produtos e companhias digitais de sucesso. Nesse podcast, ele divide seus principais ensinamentos para quem deseja seguir esse caminho, falando sobre marketing, vendas, relacionamento com o cliente, entre outros assuntos. É só escolher os episódios da sua preferência e ouvi-los no seu agregador de Podcasts.

Cada vez mais são lançados novos podcasts de negócio, por ser uma forma simples de busca conhecimento e atualização para quem quer ter um diferencial entre os concorrentes. Então, não espera mais para aproveitar das dicas aqui apresentadas, e fique por dentro de temas, principais tendências e oportunidades de mercado.

Este conteúdo foi interessante para você? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem essa ótima forma de aprendizado.

Publicada em 16/09/2019 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: