O novo ano está chegando! Desenhar as metas para o próximo ciclo não é apenas um ritual pessoal, mas um passo importante do planejamento estratégico das empresas, que pode ser a chave para o sucesso. Seu negócio já tem ações definidas em um checklist para 2022?

Pensando em apoiar sua empresa rumo ao sucesso e ao crescimento, reunimos, neste post, os pontos principais que você deve considerar ao preparar seu planejamento de ações para o próximo ano. Vamos começar? Acompanhe!

Organização financeira

A organização financeira é o coração de qualquer empresa, pois dela depende a solidez e a saúde do seu negócio. Não adianta muito faturar alto, se a gestão dos recebimentos não for 100% eficiente. Por isso, é preciso dar atenção a alguns pontos muito importantes, incluindo:

  • controle do seu fluxo de caixa;
  • projeção do fluxo de caixa para o ano;
  • organização do saldo de contas a pagar e receber;
  • gestão da carteira de clientes ativos;
  • atuação sobre a carteira de clientes inadimplentes;
  • reavaliação do seu sistema de cobrança.

Tudo isso é extremamente importante para garantir a conversão das suas vendas em dinheiro no caixa, afinal de contas, vender muito e receber pouco não é vantajoso. Lembre-se de que o sucesso do seu planejamento estratégico depende da confirmação das projeções financeiras.

Portanto, é hora de rever suas cobranças: você já parou para avaliar o quanto elas estão sendo eficientes e conseguindo reverter atrasos de clientes? Além disso, é preciso reavaliar o crédito concedido aos seus parceiros, tanto para aumentar as chances de negócio com quem apresenta bom histórico quanto para reduzir a possibilidade de inadimplência daqueles que demonstram mais risco de crédito.

Para 2022, aposte na transformação digital e conte com a ajuda da tecnologia. Você tem opções de monitoramento contínuo de CNPJ e CPF de clientes, como Saúde do seu Negócio, da Serasa Experian. Ele facilita sua vida, fornecendo alertas que ajudam a evitar problemas e até tentativas de golpes.

Aquele cliente que recebeu aviso de negativação, foi protestado, entrou para o Cadastro de Cheques sem Fundo (CCF) ou teve outros problemas pode passar por uma restrição na concessão e, assim, você consegue manter um nível de negócios seguro. Você também pode contar com a ajuda do programa Recupere, do Sebrae, que prepara as empresas para a retomada financeira, depois dos tempos difíceis que tivemos.

Ele é gratuito e inclui consultorias individuais, material teórico e prático, personalizado conforme a necessidade da empresa, abordando temas como:

  • acesso ao crédito;
  • planejamento financeiro;
  • redesenho de negócios;
  • marketing digital etc.

Organização de processos

Os processos são a chave do sucesso quando falamos de reduzir desperdícios e otimizar a rotina para maximizar a lucratividade. Definir processos é padronizar as ações de todos na empresa, independentemente do tempo de casa. Assim, um novo funcionário pode saber como proceder em seu setor, da mesma forma que um antigo: basta que seja orientado sobre os processos.

Em termos de gestão, vamos nos lembrar daquela máxima: “não se gerencia aquilo que não se mede”. Então, ao definir processos, você consegue descobrir, por exemplo, o que impacta seu tempo de entrega, e pode melhorar a experiência do cliente.

Da mesma forma, pode estabelecer processos na concessão de crédito, incluindo a consulta à base de dados da Serasa Experian para novos clientes e o monitoramento, para reavaliar periodicamente aqueles que estão na base.

Diante da competitividade do mercado, vale a pena sempre buscar novas técnicas e abordagens para ter mais segurança, diferenciar-se da concorrência e agregar cada vez mais valor aos seus produtos e serviços. Você já ouviu falar das metodologias ágeis? Elas são muito importantes para os processos organizações, especialmente, quando é necessário ter entregas rápidas e concisas.

São técnicas que dão mais agilidade e interação entre os setores e as atividades de uma empresa. No final, você pode medir os resultados e entender em que área existem gargalos que podem ser solucionados para otimizar as atividades. Alguns exemplos de metodologias ágeis que você pode adotar em 2022 são:

  • Scrum — otimiza os procedimentos entre as equipes, melhorando a produtividade. Você pode acompanhar o status das tarefas e o cumprimento dos prazos, garantindo que tudo saia como planejado;
  • Lean — é muito usada em startups e empresas que trabalham com linhas de produção, em entregas mais curtas e objetivas. Ela foca eliminar desperdícios, reduzindo custos e tornando as tarefas mais simples;
  • Kanban — é um método simples, que pode ser usado em qualquer tarefa. Você monta checklists para visualizar que atividades estão acontecendo, e faz marcos visuais para três fases: a fazer, fazendo e feito. Assim, fica bem fácil gerenciar o status de cada atividade;
  • Smart — baseia-se em cinco pilares, definindo que as metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo definido.

Vale a pena pensar em inovar para tornar sua empresa mais eficiente e produtiva no ano que se inicia!

Organização das ações da empresa

Antes de iniciar o ano, é hora de pensar nos momentos de maior lucratividade que sua empresa pode ter! Ela passa por sazonalidade? Ou seja: tem picos de venda em determinadas datas? As ações promocionais devem ser pensadas e agendadas desde já. Quanto maior a antecedência, melhor será o resultado.

Da mesma forma, você precisa pensar nos feriados de 2022, pois eles afetam seu ciclo de vendas e as atividades internas. Mesmo que sua empresa não apresente sazonalidade de vendas, algumas datas, inegavelmente, trazem mais chances de negócio.

Por que não, então, fazer um calendário de trade marketing bem organizado, com base em pesquisas e estratégias certeiras? Isso trará benefícios, como:

  • aumentar as vendas;
  • engajar e atrair novos clientes;
  • fortalecer a marca e destacar novos produtos;
  • conhecer melhor seu público;
  • obter maior aproveitamento das ações de marketing, etc.

Para ter sucesso na organização das ações para 2022, tenha atenção aos seguintes tópicos:

  • analise os anos anteriores — você sabe quais datas deram melhores resultados? Elas deverão ser mais trabalhadas pelo marketing;
  • crie campanhas de incentivo para cada momento — podem ser ofertas ou distribuição de brindes, lançamentos de produtos ou até sorteios de itens maiores;
  • avalie o posicionamento dos produtos — aqueles mais atrativos para o momento devem estar em destaque nas gôndolas e setores especiais, como entrada e fila do caixa;
  • avalie seus parceiros — para entregar suas vendas de forma eficiente, você vai precisar contar com seus fornecedores. Analise o potencial de cada um e aposte naqueles mais sólidos;
  • invista em inovação — especialmente, depois do distanciamento social, ficou muito clara a importância da inovação e da tecnologia. Aposte na transformação digital para estar um passo à frente da concorrência e planejar seu marketing!

Olho no mercado e olho no cliente

O segredo do sucesso é compreender tendências para seu produto ou serviço e se adequar a elas. O mercado define o que ele quer, por isso, nunca desconsidere os sinais. Faça pesquisas e identifique tendências. Você vai alcançar esse objetivo de várias formas, incluindo:

  • acompanhamento de redes sociais e influenciadores;
  • pesquisas junto aos clientes para receber feedback;
  • ações dos concorrentes;
  • padrões de consumo e modas a serem deixados de lado;
  • uso de ferramentas de marketing digital;
  • consulta a sites especializados em tendências de mercado.

Todas essas informações vão dar subsídio para suas ações. Baseando-se em tendências, dados, novidades e estudos, é possível mapear o comportamento do mercado e prever o que fará sucesso durante as datas especiais de 2022.

Olho no mundo

Estamos passando por um momento de instabilidade, e isso é fato. A economia está oscilando, por isso, é preciso ter cuidado nos negócios, para não dar passos maiores do que a empresa pode suportar.

Além disso, é preciso dar atenção ao que o mercado espera. Ele demonstra que deseja das empresas, maior cuidado com impactos ambientais e sociais, independentemente do porte delas.

Nos últimos meses, as empresas que já vinham trabalhando desafios sociais e ambientais demonstraram ser mais resilientes, e desenvolveram uma relação de confiança maior com seus investidores e clientes. Elas tiveram maior habilidade para se adaptar a novas condições, como home office.

Assim, pense em implementar, por exemplo, uma política de responsabilidade social que respeite o meio ambiente, clientes e parceiros. Veja isso como um fator de lucratividade de longo prazo.

Comunicação clara e objetiva

Por fim, não se esqueça de trabalhar a comunicação interna. De nada adianta se organizar e criar uma imagem sólida, se as equipes internas não estiverem plenamente alinhadas.

Por isso, defina metas e limites para o seu time e ofereça treinamentos, deixando claro quais são os passos a seguir em cada processo. Por exemplo, na concessão de crédito, você pode estabelecer como critério analisar o seu cliente antes com a Consulta de CPF e CNPJ da Serasa Experian. Ele é um bom guia para seus funcionários não ficarem em dúvida, quando tiverem que avaliar os clientes.

Além disso, não se esqueça de tornar sua equipe coesa: é preciso aprender a conciliar problemas, quando existirem, e a comemorar vitórias, sempre que alcançadas.

Pronto! Agora você já tem um checklist para 2022 que pode ajudar a guiar as mudanças internas de sua empresa. Aproveite as dicas para dar início ou continuar seu processo de melhoria e aprimoramento constantes, tornando seu negócio ainda mais sólido e bem posicionado no mercado.

Quer mais ajuda na organização dos processos da sua empresa? Confira nosso post completo sobre elaboração de uma política de crédito eficiente!