Quando uma empresa vende para todo tipo de cliente, uma série de dificuldades são encontradas no caminho de crescimento, impedindo um desenvolvimento que seja sustentável e também previsível. Definir o perfil de cliente ideal é uma estratégia não só eficiente, mas também lucrativa para o negócio.

A ideia deste artigo é justamente mostrar como funciona a definição do perfil de cliente, mas também as vantagens para o negócio que realiza a criação dessa identificação e o passo a passo do processo. Boa leitura!

O que é o perfil de cliente ideal?

Para que o negócio seja bem-sucedido, o empresário precisa estar atento no perfil de cliente ideal. Mas, afinal, o que isso significa? Basicamente, podemos defini-lo como o perfil dos consumidores que têm características ideais para serem atendidos de maneira satisfatória pela solução da sua empresa.

O Ideal Customer Profile (ICP), como também é chamado, tem um foco mais direcionado em vendas. O ICP permite que os vendedores tenham uma comunicação e abordagem mais eficaz e alinhada às necessidades desse cliente e à realidade em que ele vive. Por isso, é importante que estejam associados a informações como a segmentação, a capacidade do negócio, a performance e a maturidade no mercado.

Vale ressaltar que a definição do ICP parte de um princípio tático e estratégico, com base em elementos do perfil desses clientes, como: região em que mora, cargo que ocupa, setor em que atua. Mas isso não se aproximaria muito da persona? Em partes, pois a persona ainda leva em consideração aspectos comportamentais, como hábitos e costumes.

Só para ter uma ideia da importância do ICP, a empresa que tem conhecimento apurado sobre os seus clientes consegue gerar um crescimento mais sustentável e mais próximo do consumidor. De acordo com uma matéria da revista Forbes, esse processo facilita a identificação do tipo de cliente ideal, favorecendo a obtenção de feedbacks ricos sobre os produtos, o que contribui para a otimização das relações e sua fidelização.

Quais são os benefícios da definição do perfil de cliente ideal?

A lucratividade é um dos benefícios mais centrais dessa definição. No entanto, esta não é a única, existem outras vantagens, como mostraremos a seguir. Acompanhe!

Estratégias para leads mais qualificados

Trabalhar com leads qualificados facilita a construção de estratégias mais eficientes no momento de abordar os potenciais clientes na venda. É muito mais fácil conversar com uma pessoa da qual se tem informações sobre as dores, demandas, fraquezas e rotinas. Isso tudo funciona como argumento na hora de convencê-la na negociação de venda.

Ao utilizar o ICP, a empresa terá as informações necessárias sobre aqueles potenciais clientes que apresentam exatamente as dores das quais seu serviço/produto pode sanar. Dessa forma, o negócio reduz perdas, construindo relações mais sólidas e duradouras. Sem contar que ao tomar essa ação, o vendedor consegue otimizar o seu trabalho, afinal, ele se dedica aos leads que de fato têm a possibilidade de serem convertidos em clientes.

Reduzir desalinhamentos e cancelamentos

A venda direcionada para o cliente certo significa a redução de desalinhamentos tanto na entrega quanto na própria customização do produto. Sem contar que as demandas de suporte são minimizadas, pois a venda é direcionada para leads que já foram educados e orientados na jornada de compra.

Consequentemente, a empresa terá menos cancelamentos de clientes, evitando as saídas insatisfeitas e diminuindo o risco de detratores da marca. E o que isso significa? Além de gerar maior identificação do consumidor com a marca, isso ajuda a estabelecer uma imagem comercial mais favorável, contribuindo para conquistar novos clientes.

Redução do ciclo de venda

O ciclo de venda corresponde ao tempo médio que uma venda demora para ser concretizada. Há uma série de etapas nesse entremeio, englobando desde o primeiro contato do cliente com a empresa até o pós-venda.

Quando temos um ICP estabelecido podemos reduzir o ciclo de vendas, pulando algumas etapas, o que torna o fechamento da venda mais rápido. Logo, a empresa tem a chance de avaliar se as características e a situação são compatíveis com a definição do perfil estabelecido no ICP. Assim, a equipe de vendas tem tempo para descobrir quem é o responsável pela negociação com mais rapidez.

Direcionamento dos recursos de marketing

A prospecção dos clientes certos traz resultados melhores e ajuda no maior retorno da troca entre a consumidor e a empresa. Isso leva a um direcionamento dos recursos de marketing, evitando a ocorrência de desperdícios e gastos acima do definido no orçamento.

Além disso, a maior especificidade do ICP faz com que as iniciativas de marketing e vendas corrobore na atração de leads mais qualificados. Assim, o serviço despenderá bem menos recursos.

Como definir o seu ICP?

Os benefícios de um ICP são variados, mas para poder aproveitá-los é preciso saber como definir o perfil de cliente ideal de maneira qualificada. Acompanhe o passo a passo a seguir para potencializar a construção desse perfil!

1. Faça o mapeamento da sua base de clientes atual

Como descobrir o perfil do cliente ideal, sem conhecer o indivíduo que faz aquisições frequentes da sua marca? É impossível. Por isso, o primeiro passo para definir o seu ICP é mapear toda a sua base atual, a fim de identificar padrões.

Faça uma análise apurada da sua base de clientes para poder encontrar relação entre a receita que foi gerada pelo cliente, o custo de aquisição e também o tempo para o fechamento do negócio, bem como a taxa de conversão.

2. Analise as principais dores e problemas do cliente

Levante dados também sobre as principais dores do cliente. Ou seja, conheça os dilemas que ele vive e saiba como a sua empresa pode ajudar a solucioná-los. Esse exercício é importante para preparar os vendedores na abordagem do cliente e a driblar potenciais objeções que ele venha a ter.

É bastante comum que, no mercado, as pessoas tenham o costume de seguir certo tipo de comportamento quando expostas à solução de uma empresa, argumentando que não precisam daquilo ou mesmo que o serviço não corresponde ao seu orçamento, antes mesmo de fazer uma primeira negociação. Portanto, conhecer as dores, o ajudará abordar os potenciais clientes da melhor forma e no momento mais adequado.

3. Faça um mapeamento estratégico e encontre a sua vantagem competitiva

Outro passo importante no processo de identificação do cliente ideal é fazer um mapeamento estratégico da própria empresa. O que ela tem a oferecer? Como a empresa está posicionada no mercado? Como os serviços/produtos podem ser melhorados?

Faça esses questionamentos para poder identificar a sua vantagem competitiva em relação à concorrência. Isso o ajudará a estabelecer ações mais eficazes para se diferenciar na hora de se destacar e fazer com que o consumidor prefira o seu negócio no lugar dos concorrentes.

Traçar o ICP é o caminho para tornar o negócio não só mais sustentável financeiramente, mas também para garantir o alinhamento com o consumidor. Assim, ele estará mais propenso a fazer negócios com sua empresa!

Como estamos falando de aquisição de clientes, confira o conteúdo no nosso blog sobre o assunto e descubra como garantir o saldo positivo ao final do mês!