Conheça a história de pequenas empresas que deram certo

Cases
pequenas empresas

Quem deseja empreender no Brasil precisa conhecer a história das pequenas empresas que deram certo, pois elas têm muito o que ensinar. Saiba que esses empreendimentos apresentaram no início importantes diferenças na qualidade dos serviços ou produtos, como inovação e eficiência.

Nesse sentido, é válido estudar e entender melhor as estratégias utilizadas pelos investidores para alcançar o sucesso no mercado. E é sobre essas histórias de inteligência e resiliência que vamos falar neste post. Continue a leitura e conheça a trajetória dessas pequenas empresas que deram certo!

Pequenas empresas que deram certo — conheça essas histórias!

A história dessas grandes marcas — que já foram pequenas empresas e com muito trabalho e estratégia se tornaram um sucesso — apresenta informações importantes para os gestores que desejam crescer na área de atuação.

Cacau show

Alexandre Tadeu da Costa criou em 1988 a Cacau Show. Para realizar a entrega dos produtos, ele utilizava o seu Fusca branco de 1978. Para preparar todos os chocolates, ele contava com o auxílio de Cleusa Trentin. Com o passar do tempo, tornou- se a maior empresa de chocolate no mercado, com mais de 2 mil estabelecimentos de vendas.

É importante ressaltar que atualmente a Cacau Show tem lojas próprias, sistema de venda direta e franquia, sem falar nas cinco fábricas e uma fazenda própria para a fabricação do Cacau. O chocolate é um dos mais desejados pelos consumidores.

Magazine Luiza

O casal Luiza Trajano e Pelegrino Donato comprou em 1957 a pequena loja de presentes “A Cristaleira”. Desde a sua abertura, os investidores começaram a pensar em estratégias de crescimento. Assim, abriram pontos de venda em outras cidades.

Uma curiosidade é que o nome atual “Magazine Luiza” foi resultado de um concurso cultural realizado na cidade em que foi aberta a primeira loja. O objetivo foi melhorar a relação com seus clientes, uma vez que os investidores acreditavam que a interação com o público era fundamental para o sucesso e crescimento da companhia.

Hoje isso é muito perceptível pelas redes sociais, a maioria dos empreendedores buscam manter uma boa comunicação com os consumidores no meio online.

É importante ressaltar que a Magazine Luiza foi uma das primeiras empresas a entrar no comércio eletrônico do mundo. Por essa razão, tornou-se uma das maiores lojas do país no comércio virtual. Isso mostra a necessidade de sempre buscar inovar para conseguir manter seu empreendimento ativo em sua área de atuação.

Localiza

A Localiza começou como uma pequena empresa de aluguel de veículos de 1973. Os seus três fundadores compraram na época seis Fuscas usados para começar o negócio. Já no ano de 1979, eles conseguiram abrir a primeira filial. A partir daí, a empresa começou a expandir para várias regiões do país.

Arezzo

A Arezzo é uma marca de sapatos de origem gaúcha que começou suas atividades na garagem dos irmãos Jefferson Birman e Anderson no ano de 1972. Atualmente, ela é considerada uma das melhores empresas de calçados da América do Sul.

A Arezzo foi uma pequena empresa que venceu por muita persistência e inovação dos seus investidores. Na época, já existiam várias lojas de calçados, para conseguir alcançar um público satisfatório, foi preciso criar algo diferente e atrativo.

Imaginarium

Na década de 80, um médico e uma arquiteta começaram a criar peças natalinas na própria casa. Com o crescimento da demanda, o casal resolveu se profissionalizar e se mudar para Florianópolis, onde em 1991 surgiu a Imaginarium. A finalidade da criação do empreendimento era ficar perto das filhas pequenas e deixar um pouco a rotina corrida em que viviam.

As peças criadas sempre eram criativas e ganharam muito destaque. Com o passar do tempo, elas conseguiram chamar mais a atenção dos clientes e aperfeiçoaram o processo de produção e, em curto período, os itens começaram a ser comercializados em grandes lojas de decoração.

Após quatro anos, a empresa já contava com mais de 15 franquias espalhadas pelo Brasil. Atualmente, são mais de 190 lojas.

Tramontina

A Tramontina também foi uma das pequenas empresas que deram muito certo em sua área. Ela iniciou duas atividades em 1911, quando Valentin Tramontina decidiu abrir seu próprio negócio no mercado. O empreendedor começou o empreendimento em uma pequena oficina.

Hoje a Tramontina apresenta uma das melhores empresas nacionais, visto que ela já conta com mais de dez fábricas, produz mais de 17 mil itens e exporta mercadoria para centenas de países.

Lições de estratégias que aprendemos com essas empresas — conheça as estratégias!

Os criadores dessas pequenas empresas precisaram criar boas estratégias para conseguir crescer no mercado, além de buscar ferramentas que permitissem o seu desenvolvimento. Veja as razões delas terem feito tanto sucesso!

Boa administração

Para conseguir realizar todas as etapas administrativas, os empreendedores sempre buscavam ter ao lado uma contabilidade eficiente para manter suas atividades regularizadas. Assim, suas obrigações tributárias e fiscais estão sempre em dia para que não ocorram possíveis prejuízos, como multas.

Uso de ferramentas tecnológicas

Para uma pequena empresa conseguir se destacar no mercado, é primordial contar com boas ferramentas tecnológicas, já que com elas é possível diminuir diversos gastos, melhorar a realização das tarefas, aumentar os ganhos e reduzir os erros e retrabalhos nos processos internos.

Nesse contexto, para otimizar as atividades da empresa, elas buscaram contar com sistemas em setores importantes, como o contábil e o de gestão. Ainda, é válido mencionar a importância do Certificado Digital na pequena empresa, pois com ele é possível resolver diversas questões burocráticas e assinar documentos sem sair do lugar.

Bom planejamento

Para que esses pequenos negócios crescessem no mercado, os empreendedores elaboraram um planejamento que tinha todas as ações que precisavam ser tomadas no decorrer do tempo. Assim, os colaboradores poderiam realizar suas atividades com eficiência.

Um bom planejamento precisa contar informações importantes, como estratégias de marketing, produtos e serviços, objetivos e metas a curto, médio e longo prazo, missão, valores e visão da instituição e cultura.

Portanto, com estratégias eficientes, é possível crescer como essas pequenas empresas. Aprendemos com elas diversas lições, visto que são sucesso no mercado e conquistam cada vez mais clientes. Vimos que é necessário aproveitar boas oportunidades, fazer boas parcerias e traçar estratégias de crescimento. E sua empresa vai ser uma dessas histórias de sucesso?

Quer conhecer mais dicas e informações relevantes para o seu negócio? Então, assine nossa newsletter e receba notificações sobre novas postagens diretamente em seu e-mail!

Publicada em 02/06/2022 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: