O Serasa Score é um mecanismo importante para aprovar vendas com mais segurança, reduzir a inadimplência e cuidar da reputação financeira da empresa. Ele consiste na definição de uma pontuação de crédito, aplicada a pessoas físicas ou jurídicas, que pode ser utilizada por negócios de variados portes e segmentos.

Porém, você sabe para que serve o Serasa Score, como ele te ajuda no processo de vendas e também e como ele te auxilia na proteção da sua empresa? São essas e outras dúvidas que visamos desmistificar nesse artigo.

Então, continue a leitura e entenda o que é o Serasa Score, como utilizá-lo e como ele beneficia o seu negócio!

O que é o Serasa Score?

O Score é uma pontuação de crédito que indica o risco de um consumidor se tornar inadimplente em um período determinado. Essa nota, que varia de 0 a 1.000, é formada a partir da análise de diversos dados, como relacionamento do cliente com o mercado, dados do Cadastro Positivo e informações negativas.

Cada birô de crédito tem um processo para a definição da nota. No caso do Score da Serasa, como a empresa conta com a maior base de dados da América Latina, expertise global e capacidade analítica, a pontuação é definida com ainda mais precisão para indicar o risco de inadimplência em um horizonte de seis meses.

Serasa Score de terceiros

A pontuação de crédito é utilizada por instituições financeiras e empresas para estabelecer o risco na negociação com clientes — quanto maior for o Serasa Score, mais seguro será o acordo.

Dados da Serasa indicam que 5,89 milhões de empresas estavam inadimplentes no país em junho de 2021. Em relação aos consumidores, pessoas físicas, o estudo Mapa da Inadimplência indica que mais de 62,5 milhões de brasileiros tinham dívidas em atraso nesse mesmo período.

Sendo assim, independentemente do porte, segmento de atuação e perfil dos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, é necessário tomar atitudes para avaliar os riscos do acordo e reduzir índices de inadimplência. Afinal, atrasos e falta de pagamento podem comprometer o fluxo de caixa e a saúde financeira do negócio.

Nesse sentido, realizar a consulta do Serasa Score de clientes antes de oferecer crédito ou vender a prazo se torna significativo para avaliar a capacidade de pagamento deles e realizar negociações mais seguras. O procedimento ainda é útil para analisar o perfil financeiro de fornecedores e evitar imprevistos, auxiliando sua tomada de decisão.

Serasa Score do próprio CNPJ

Outra funcionalidade do Score é reforçar a credibilidade financeira de uma empresa perante o mercado, ou seja, verificar como está a sua pontuação. Consultar o Score do CNPJ permite avaliar a pontuação da sua empresa e adotar atitudes para melhorá-la, se for o caso.

Uma companhia que tem uma pontuação de crédito alta demonstra mais credibilidade e capacidade de pagamento. Dessa forma, pode conseguir acordos mais atrativos com fornecedores, solicitar crédito ou empréstimo com juros menores, entre outros benefícios.

Como saber o Serasa Score da sua empresa e dos seus clientes?

A consulta ao Score do seu CNPJ e de clientes pode ser feita de forma facilitada pelo site da Serasa. Veja, a seguir, os principais passos para isso!

  • Autoconsulta: pode ser feita de forma gratuita. Basta acessar o site da Serasa, preencher o cadastro e informar o CNPJ da sua empresa para realizar a pesquisa;
  • Consulta de clientes: é possível consultar o CNPJ ou o CPF para descobrir o Serasa Score dos clientes. Nesse caso, é preciso acessar o site da Serasa, escolher o pacote mais adequado às necessidades do negócio, fazer a contratação e informar o número do documento para a consulta.

Como o Serasa Score pode ajudar no processo de vendas?

Uma das principais vantagens do Serasa Score é aumentar a segurança das vendas. Sendo assim, a ferramenta é útil para:

  • avaliar a capacidade de pagamento do cliente;
  • estabelecer formas de pagamento mais seguras;
  • evitar atrasos e calotes.

Ao incluir a consulta ao Serasa Score na política de crédito, a empresa consegue identificar se o cliente é um bom pagador, ou consultar dívidas anteriores. Assim, pode tomar a decisão mais acertada em relação ao acordo para reduzir risco de inadimplência e preservar a saúde financeira do negócio.

A estratégia é indicada para organizações de todos os portes, incluindo PMEs (pequenas e médias empresas) — como o processo é rápido e prático, não é necessário ter uma grande equipe para isso. Depois da consulta, a pontuação de crédito é informada em poucos instantes, ou seja, a análise de dados e a tomada de decisão podem ser feitas de maneira ágil.

É importante que o procedimento seja realizado antes de todo o acordo, tanto para clientes novos quanto frequentes. Além da consulta do documento, é possível contar com um monitoramento para carteira de clientes. Assim, a empresa recebe avisos em casos de movimentação, como uma negativação no CNPJ ou CPF dos clientes, e pode tomar decisões mais acertadas nas próximas vendas.

Quais são as vantagens de acompanhar o Serasa Score da empresa?

Como falamos, além de consultar a pontuação de crédito de clientes, é recomendado conhecer como funciona o Serasa Score. Essa nota varia conforme o comportamento financeiro da companhia, por isso, para ter uma pontuação elevada, é preciso manter os pagamentos em dia, ter os dados atualizados, entre outras medidas.

Uma pontuação alta é vantajosa para o negócio, pois permite obter recursos financeiros em melhores condições de pagamento, o que pode viabilizar, por exemplo, investimentos em inovação e expansão para a companhia. Contudo, a consulta deve ser feita com frequência para tomar atitudes de correção rápidas, em caso de situações que podem comprometer a pontuação.

Uma solução para quem não consegue fazer consultas constantes é a ferramenta Saúde do seu Negócio. Dessa forma, é feito um monitoramento automático do CNPJ da empresa e do documento dos sócios (dependendo do pacote contratado) e o assinante recebe avisos, por e-mail ou SMS, em caso de alterações nos documentos.

Com esse monitoramento, a empresa pode adotar ações mais rápidas para resolver uma pré-negativação ou descobrir o uso indevido do documento corporativo por fraudes, por exemplo.

Como foi possível perceber, o Serasa Score pode ser aplicado tanto para conhecer a capacidade financeira dos seus clientes e fazer negócios mais seguros quanto para avaliar a reputação da sua empresa perante o mercado. A solução é significativa para obter dados de qualidade e atualizados, e tomar decisões acertadas.

Gostou do texto? Agora que você já viu a utilidade e as vantagens da ferramenta, não perca tempo: consulte agora o Serasa Score da sua empresa e dos seus clientes!