Tudo que você precisa saber sobre pagamentos online para proteger sua empresa

Finanças
Pagamentos online

Cartão de crédito, débito, PIX, boleto, transferência bancária… Graças ao avanço das ferramentas tecnológicas, atualmente, existem diversas formas de realizar pagamentos online. Para as empresas, conhecê-las é essencial, pois elas podem representar um importante diferencial competitivo para o negócio.

Porém, mais do que saber utilizar as plataformas de pagamentos online, é preciso garantir que a adoção desta tecnologia seja feita com segurança. Continue a leitura e saiba como explorar o melhor que esse recurso pode oferecer ao mesmo tempo em que protege sua empresa!

O que é pagamento online?

O pagamento online consiste em um tipo de transação virtual. Durante o processo, acontece a troca de dados entre a instituição e seu cliente.

Essa modalidade de pagamento pode ser utilizada tanto por lojas virtuais quanto por lojas físicas. O Pix, por exemplo, é um meio de pagamento online muito utilizado em diversos pontos de venda, como padaria, loja de conveniência e posto de gasolina.

Além do Pix, outros tipos de pagamentos online populares são cartão de crédito e débito, boleto bancário, link de pagamento, transferência ou depósito e plataformas de intermediação de pagamentos.

Nas lojas online, o boleto bancário é uma das maneiras mais usadas para realizar pagamento. Ele pode ser criado por meio de um software que permite à empresa emitir um boleto com código de barras e número. O consumidor pode pagar o boleto em um caixa eletrônico, na casa lotérica ou pelo internet banking.

Diferentemente do boleto, o cartão de crédito e débito é uma modalidade de pagamento que apresenta comprovação automática, já que o contato com a operadora do cartão é feito de forma rápida e simples. Além disso, essa modalidade oferece mais segurança para o cliente e para o vendedor.

Em relação ao depósito, o cliente precisa enviar dinheiro físico para a loja por meio de um caixa eletrônico. Na transferência, é necessário mandar dinheiro de uma conta para outra por TED ou DOC.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) não apresenta limite e, se for realizada até 17 horas, o dinheiro é recebido no mesmo dia. O Documento de Crédito (DOC), por sua vez, tem um limite de transferência e só pode ser realizado por organizações autorizadas pelo Banco Central. Além disso, no DOC, o dinheiro não é recebido no mesmo dia.

Quais são as principais plataformas de pagamento online?

Há diversas plataformas de pagamento online disponíveis no mercado. É essencial conhecê-la para escolher a ideal para o seu negócio. Com a plataforma certa, os pagamentos efetuados pelos consumidores podem ocorrer de forma segura e sem maiores adversidades. Confira a seguir as principais plataformas.

PagSeguro

A plataforma PagSeguro é online, rápida e completa. Ela é muito utilizada nas empresas brasileiras, uma vez que aceita várias bandeiras para as transações.

Mercado Pago

A plataforma online Mercado Pago foi elaborada pelo Mercado Livre. Ela permite que o consumidor faça pagamentos por meio de Pix, boleto, cartão de crédito e débito e QR code.

PayPal

PayPal consiste em uma boa ferramenta de pagamentos online e carteira digital. Por meio dela, é possível realizar pagamentos pelo próprio celular. Pelo PayPal, o empreendedor também pode guardar dinheiro na conta. Os valores recebidos podem ser utilizados para fazer transferência para outra conta bancária.

PicPay Pro

O PicpAY é uma carteira digital e uma plataforma de pagamentos online. Para obtê-la, é necessário pagar uma taxa fixa que gira em torno de R $2,00 por operação.

Cielo

A plataforma Cielo permite que o seu negócio receba pagamentos no crédito e débito, além de disponibilizar compras parceladas. As taxas cobradas para utilização dependem do ramo de atuação da empresa.

Quais são os riscos do pagamento online?

Ficar atento aos riscos do pagamento online é imprescindível. É preciso entender que, a partir do momento que seu negócio disponibiliza o pagamentos online, você começa a assumir novas responsabilidades.

Quando um consumidor passa um cartão de crédito ou débito, as transações precisam ser confirmadas. Já que essa modalidade de pagamento apresenta os seguintes riscos:

  • fraude;
  • roubos de informações pessoais do cliente ou da empresa;
  • dados falsos.

Com uma plataforma de pagamento segura, é possível garantir a segurança dos dados pessoais envolvidos nas transações, como o número de cartão de crédito e a conta bancária do consumidor.

Caso contrário, escolhendo uma plataforma de pagamento desconhecida e que não atenda a critérios de segurança, tanto a empresa quanto o consumidor ficam vulneráveis aos riscos envolvidos nos pagamentos online.

Como escolher um sistema seguro?

É fundamental saber escolher uma plataforma de pagamento online para seu negócio, já que ela impactará a saúde financeira e a reputação do seu negócio no mercado. Veja como fazer a escolha certa com as nossas dicas logo abaixo.

  • priorize plataformas com um sistema antifraude integrado capaz de não aprovar compras fraudulentas;
  • certifique o suporte oferecido pela plataforma, visto que ele cuidará dos pagamentos da sua empresa;
  • veja se a plataforma oferece um bom canal de atendimento ao lojista;
  • busque referências no mercado de servidores seguros;
  • consulte um profissional da área para realizar a análise do sistema e avaliar a plataforma escolhida.

Essas dicas podem evitar problemas futuros para as empresas que oferecem pagamento online aos consumidores, pois aquelas que passam por diversas fraudes podem ser penalizadas pelas bandeiras de cartão. Sem falar que não é nada satisfatório escolher uma plataforma incapaz de auxiliar a empresa nas diversas operações de rotina.

Para proteger sua empresa de possíveis fraudes do pagamento online e aproveitar o máximo de benefícios, recomendamos contar com as soluções oferecidas pela Serasa Experian, referência em análises e informações para decisões de crédito.

Com as soluções oferecidas pela Serasa Experian, um gestor consegue tomar decisões embasadas em relação à forma de pagamento oferecida pelo seu negócio.

Como vimos, garantir que os pagamentos online aconteçam de forma eficiente evita contratempos financeiros com os clientes. Então, as empresas que desejam se destacar no mercado precisam garantir que essa etapa ocorra de forma segura.

Gostou deste post sobre pagamento online? Então, aproveite para baixar o nosso e-book sobre vendas digitais e saiba mais a respeito desse assunto!

Publicada em 29/07/2022 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: