O mercado brasileiro está se consolidando em 2023, mostrando sua força no pós-pandemia. Dessa forma, muitas empresas estão se reorganizando e planejando suas ações para conseguirem se destacar em 2023. Entretanto, ainda é preciso ter muita atenção, visto que existe ainda a incerteza da inflação no ano, algo que estamos presenciando massivamente nos noticiários.

Tendo esse cenário em vista, alguns setores podem melhorar a crise e tendem a se desenvolver mais nesse momento. Continue a leitura e saiba as principais tendências do mercado, e quais os negócios que estão em alta em 2023!

Quais os segmentos do mercado em alta para 2023?

Alguns segmentos já começaram em alta em 2023. Eles tendem a crescer ainda mais, então, é importante conhecê-los para empreender em algo que consiga proporcionar diversas vantagens para você. Veja, a seguir!

1. Negócios digitais

Um mercado com elevado potencial de desenvolvimento e crescimento em 2023 é o digital. Já é possível encontrar diversas pessoas milionárias nesse segmento. Devido à aceleração das ferramentas tecnológicas e das redes sociais, esse setor apresenta várias oportunidades que você, empreendedor, precisa ficar sempre atento para saber o que vale a pena implementar em seu negócio.

2. Alimentação saudável

Hoje em dia, as pessoas estão buscando, cada vez mais, ter hábitos alimentares saudáveis. Sendo assim, cuidar da saúde e do bem-estar está cada vez mais em alta. Dessa forma, é um dos mercados que vale investir em 2023. Lembre-se de que já é possível encontrar diversas franquias nesse segmento.

3. Mercado de beleza

Não é novidade que a população sênior do país cresce significativamente. Assim, muitas dessas pessoas procuram soluções e produtos de beleza que garantam mais longevidade, mantendo sempre a qualidade de vida. Dessa forma, existem diversas oportunidades de crescimento para esse mercado que você pode aproveitar.

4. Exportação

As exportações brasileiras cresceram muito durante a pandemia, com destaque para o agronegócio. O PIB do setor teve o seu maior crescimento, em torno de 28%, conforme a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Por isso, trabalhar com exportação é algo que você pode considerar, visando aumentar seus lucros!

5. Setor de energia

A grande preocupação com o meio ambiente permanece e se espera que cresça com o passar dos anos, pois é necessário cuidar dos recursos naturais para as próximas gerações. Logo, as organizações que buscam reduzir a emissão de carbono e o consumo de água se desenvolverão muito nos próximos anos.

6. Brechó

A população está cada dia mais consciente, dessa forma, o brechó é um negócio promissor para 2022. Saiba que consiste em um negócio de baixo investimento e com boa rentabilidade. Muitas pessoas têm roupas em seus armários e querem se desfazer para ter uma renda extra. Nesse contexto, é um mercado que tende a se desenvolver e a crescer em 2023.

7. Mercado financeiro

Os brasileiros estão buscando investir cada vez mais no mercado financeiro, visto que ele está proporcionando um ótimo retorno. Nesse contexto, é um negócio que vai ganhar ainda mais destaque, visto que muitas pessoas estão buscando conhecê-lo. Nesse ramo, é possível investir em criptomoedas e ações, por exemplo.

Em que vale a pena investir em 2023?

Após conhecer os principais negócios em alta, é válido saber no que investir para conseguir se destacar no mercado e ter uma boa lucratividade. Confira!

Petshops

Os petshops cresceram muito nos últimos anos, até porque os animais foram ótimas companhias durante o período de distanciamento social. Diversas pessoas começaram a trabalhar em casa. Com isso, muitos perceberam a necessidade de ter um pet e de cuidar dos que já tinham. Sendo assim, vale a pena investir em banho e tosa para pets, além de acessórios para gatos e cachorros, e adestramento.

Saúde e tecnologia

A saúde é uma das maiores preocupações dos indivíduos, já que para viver bem é necessário que o corpo esteja saudável. Sendo assim, uma ótima forma de se destacar no mercado é investir em algo que envolva saúde e tecnologia, visto que as ferramentas disponíveis auxiliam em uma melhor qualidade de vida.

Academias

As academias consistem em um empreendimento em alta para 2023, já que o objetivo é proporcionar mais saúde para os indivíduos. Então, é um negócio satisfatório para quem deseja investir de forma promissora.

Para conseguir bons resultados e atrair mais clientes, é indicado apostar em atividades físicas que consigam incluir pessoas de diferentes faixas etárias e em uma academia que promova um ambiente inclusivo e acolhedor, permitindo que pessoas que não tiveram uma experiência positiva anteriormente, possam ter uma nova oportunidade de melhorar a sua saúde.

Painéis solares

É muito válido investir em uma empresa de painéis solares. Muitos indivíduos desejam encontrar soluções que ajudem na preservação dos recursos ambientais e que contribuam com a redução de gastos. Os painéis fotovoltaicos são uma ótima opção, e podem ser produzidos e vendidos em vários tamanhos, capacidade e formas.

Além disso, saiba que é importante ter um prestador de serviço para fazer a instalação na residência do consumidor. Isso garante mais tranquilidade para o cliente e é algo imprescindível para a fidelização dele em seu negócio.

Hamburgueria vegana

A comida vegana está em alta e, dessa forma, pode ser um investimento sem muita preocupação. Muitos empreendedores já procuram franquias que oferecem esse tipo de alimento para investir. Os hambúrgueres já são muito consumidos no mercado, e a opção vegana é uma aposta, já que a busca por alimentos saudáveis e com uma preocupação social são muito procurados.

Lojas virtuais

É fundamental ressaltar o crescimento das lojas virtuais nos últimos anos. Devido à pandemia, diversos empreendedores tiveram que se adaptar à nova realidade, e muitos deles precisaram vender seus produtos de forma online. Assim, houve um grande desenvolvimento desse mercado.

Muitos clientes preferem realizar as compras da sua própria casa do que ir em uma loja física. Nesse panorama, vale a pena investir em uma loja online, já que os benefícios proporcionados por esse modelo são diversos.

É primordial pesquisar a respeito para conseguir investir em algo que gere um bom retorno financeiro. Caso você já tenha uma empresa nesses segmentos, é válido analisar o mercado para conseguir expandir os negócios e aumentar a lucratividade.

Se ainda vai abrir uma empresa, faça um plano de negócios e veja qual o ramo mais viável e vantajoso para você. Não é nada satisfatório empreender sem realizar um estudo de mercado, pois pode ocasionar prejuízos ao não aproveitar as melhores oportunidades de negócios em alta em 2023.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para assinar nossa newsletter para ficar por dentro de mais novidades!