Negócios digitais: como aumentar a sua receita com mais facilidade

Negócios
negócios digitais

Com o avanço da tecnologia e o aumento do uso da internet, o mercado de negócios digitais se tornou uma tendência e uma ótima oportunidade de investimento. Esse tipo de empreendedorismo possibilita que empresas possam expandir sua atuação e vender seus produtos e serviços com um baixo custo financeiro, podendo obter um retorno rápido a partir de ações acertadas.

Sendo assim, elaboramos este post para mostrar, vantagens, desafios, oportunidades relacionadas aos negócios digitais, explicando por que eles se tornaram tão promissores. Confira!

O que são negócios digitais?

Trata-se de um negócio que funciona de forma digital, especialmente na internet, e que tem a maior parte de seus procedimentos feitos nesse ambiente. Ou seja, possui as tecnologias e inovação essenciais para que as operações funcionem adequadamente. Dois exemplos disso são os e-commerces e os marketplaces.

Os negócios digitais são bem atrativos pela praticidade e baixo investimento. No entanto, nem todos possuem o perfil de um empreendedor digital. Por isso, confira, a seguir, as características que você precisará ter para iniciar seu negócio digital com sucesso.

Como sua empresa deve agir para ter o perfil mais digitalizado?

Além dos equipamentos digitais, algumas características são essenciais para as empresas que buscam o sucesso digital. Veja!

Determinação

Alguns dias serão desafiadores, fazendo com que você pense em desistir. Isso é muito normal. Por este motivo, ter metas e objetivos concretos faz toda a diferença. Para conquistar o objetivo da sua empresa, é preciso ter resiliência, mesmo que as adversidades apareçam.

Disciplina e foco

Tenha hora marcada para começar e terminar seu trabalho. Definir sua agenda é muito importante para quem trabalha home office, pois cria o senso de responsabilidade e organização, levando a uma separação mais clara entre as tarefas da vida pessoal e de trabalho.

Saber se comunicar

É fundamental saber se articular de forma clara com as outras pessoas. Você precisa mostrar o diferencial dos seus produtos ou serviços e conquistar o público por meio de canais digitais. Todas essas atividades requerem fortes habilidades de comunicação.

Vontade de se especializar

É importante ter em mente que o conhecimento e as ferramentas estão mudando frequentemente, principalmente na internet. Ou seja, aprender e se especializar é muito importante para a empresa que busca entrar no mercado dos negócios digitais com sucesso.

Não significa que você precisará gastar horas do dia estudando, mas busque um equilíbrio ou defina quais colaboradores podem aprender a cuidar da sua empresa nas plataformas digitais. Procure por notícias sobre o seu mercado, conheça as tendências e qualifique seu negócio em um tema que impacte mais no seu resultado.

Quais são as vantagens e desafios do empreendedorismo digital?

Como toda profissão, os negócios digitais são compostos de vantagens e desafios. Conheça os principais.

Vantagens

Negociações mais dinâmicas

No mundo virtual, costume ser mais fácil fazer negociações e manter um negócio dinâmico. Isso ocorre devido à eliminação de encontros presenciais e todas as operações serem realizadas de maneira instantânea. É tudo mais rápido e essa flexibilidade beneficia tanto o empreendedor quanto os clientes.

Facilidade para atingir um grande público

Com o crescimento do acesso à internet, é possível fazer com que o seu negócio atinja diferentes públicos e conquiste uma grande visibilidade, enquanto que, em um negócio tradicional, você teria uma atuação mais limitada. Assim, o empreendedorismo digital aliado a boas práticas de marketing e publicidade, consegue ampliar as possibilidades de negócio, fazendo com que vários tipos de público conheçam sua empresa e interajam com ela.

Baixo custo

Para iniciar seu negócio digital, algumas vezes você só vai precisar de um computador. É claro que isso varia conforme o tipo de negócio que pretende criar e o orçamento inicial disponível. Além disso, com esse tipo de empreendimento, você reduz grande parte dos custos que teria com um estabelecimento físico, como aluguel de um espaço, contratação de uma equipe, entre outros.

Flexibilidade de horário

Como todo início de negócio, será preciso que você trabalhe para conquistar seu espaço no mercado. No entanto, ao se tornar um empreendedor digital, você terá alguns privilégios frente aos empreendedores tradicionais: você estabelece seus próprios horários, trabalha nos períodos que vende mais, pode trabalhar de casa,além de outras vantagens que tornam a rotina bem mais simples e leve.

Alta lucratividade

O Baixo investimento e a facilidade para se relacionar com os clientes podem levar a uma maior lucratividade em um negócio digital se comparado a uma empresa com estabelecimento físico. No entanto, não se esqueça que é primordial apresentar produtos e serviços diferenciados, para se destacar na concorrência, que é mais ampla no meio digital.

Desafios

Planejamento

É importante que você planeje com tranquilidade sua trajetória, converse com quem conheça sobre o assunto, reserve capital, crie estratégias e determine suas metas. O planejamento é um passo fundamental para que você atinja seus objetivos, analisando e administrando todo o percurso para obter bons resultados.

Gestão do tempo

Ao mesmo tempo que traz muitas vantagens, o home office pode atrapalhar a vida de quem não tem organização e foco. Uma dica é separar as tarefas pendentes, as que se encontram em andamento e aquelas que já foram finalizadas. Para tanto, você pode usar um planner ou mesmo aplicativos de organização e, assim, você evita descumprir prazos importantes.

Concorrência

Concorrentes existem em todos os tipos de mercado e, com o tempo, a tendência é que a concorrência aumente ainda mais. Então, se destacar é a chave para o sucesso. Nesse contexto, oferecer um bom produto e atendimento diferenciado é fundamental. Além disso, não deixe de analisar o mercado e estar por dentro das tendências para saber o que está ou não funcionando.

Organização financeira

Ter uma boa organização das receitas e despesas é essencial para que qualquer um tenha sucesso no gerenciamento financeiro. Você pode começar planejando, juntando uma boa quantia de investimentos e ter uma reserva para emergências. Depois que o negócio começar a funcionar, controle o valor que entra e sai do caixa, crie metas e estipule o montante que será utilizado para realizar investimentos.

Quais são as oportunidades de negócios digitais?

Os negócios digitais oferecem diversas oportunidades. Conheça algumas delas, a seguir:

E-commerce

O e-commerce é uma ótima opção para quem possui uma loja física ou para quem vai iniciar o empreendedorismo com a venda de produtos via internet, afinal, comprar em lojas virtuais já é um costume para muitas pessoas. Entre as dificuldades está a definição do que será oferecido, determinar qual será o nicho de mercado e gerenciar adequadamente um site de vendas.

Infoprodutos

É uma categoria que tem ganhado espaço importante, devido ao alto volume de buscas por conhecimentos pela internet. Então, se você é especialista em certo assunto ou segmento, ter infoproduto como núcleo do seu negócio pode ser uma boa oportunidade de negócio.

São reconhecidos como infoprodutos os audiobooks, e-books, videoaulas para cursos à distância ou em PDF , que apresentam um conteúdo educativo. Sua divulgação ocorre em redes sociais, sites e blogs, por meio de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Blog

Por meio de um blog, é possível atrair um bom público e transformá-lo em clientes para o seu negócio. Sua página pode se tornar reconhecida com o tempo e, quanto mais confiança conquistar do leitor, mais fácil será vender algum produto, que pode ser itens de um e-commerce ou infoproduto, por exemplo.

Você também pode faturar de maneira mais tradicional, permitindo que sejam feitos anúncios no seu espaço online. Contudo, é fundamental entender as técnicas de SEO e marketing digital para ter êxito.

Marketplaces

Para quem não pretende criar a própria loja virtual, mas deseja vender produtos na internet, existem os marketplaces, que são locais onde diversos lojistas podem anunciar por meio de uma plataforma mediadora, como Amazon e Mercado Livre. Geralmente, uma taxa é paga a cada venda realizada, por isso, é necessário avaliar bem se será vantajoso.

Investir em negócios digitais pode ser uma boa opção para quem procura por praticidade e com um investimento baixo. Contudo, assim como em qualquer negócio, é importante que você analise diversos critérios antes de investir, como oportunidade de mercado, público a ser atingido, diferenciais dos produtos e serviços e, assim, conquistar o sucesso esperado. Por isso, siga nossas dicas e garanta o sucesso do seu empreendimento digital.

Este post foi interessante para você? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem um pouco mais sobre o assunto!

Quer conhecer a solução que pode ajudar a sua empresa?

Ligue para 3003-3709 ou acesse empresas.serasaexperian.com.br.

Publicada em 02/12/2019 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: