Negociação de dívidas: como orientar e negociar com um cliente inadimplente?

Clientes
negociação de dívidas

De acordo com relatório elaborado pela Serasa Experian, o número de brasileiros inadimplentes chegou a 63,2 milhões em abril de 2019. No país, a inadimplência  está associada com a falta de educação financeira da população, somado com as tendências da economia, como o aumento do desemprego e a inflação. Neste contexto, é muito importante que os empresários conheçam estratégias de negociação de dívidas, e saibam como lidar com o calote dentro das suas empresas.

Neste artigo, você vai conhecer dicas de boas práticas de negociação que vão ajudar você a enfrentar a inadimplência, minimizando os riscos financeiro para a sua empresa. Além de entender a importância de um sistema para negociação de dívidas, você vai descobrir o papel e a relevância das cobranças terceirizadas para a gestão de relacionamento. Acompanhe!

A importância de um sistema para negociação de dívidas

Adotar um sistema de negociação de dívidas melhora os resultados financeiros da empresa. Além de contribuir para o empresário conhecer o perfil e entender o comportamento dos devedores, ele favorece a centralização de informações e viabiliza um processo de negociação mais eficiente.

Ele também contribui para um controle maior sobre o fluxo de caixa e a gestão financeira da empresa. Isso significa que o gestor que lida de forma eficaz com a inadimplência, consegue utilizar os próprios recursos financeiros para pagar suas despesas mensais, sem precisar recorrer a empréstimos.

Ter um controle eficaz das cobranças pendentes também pode ajudar na recuperação de clientes. Políticas de cobrança bem estruturadas permitem oferecer soluções de pagamento para clientes que possuem um histórico positivo, mas que, em razão da algum imprevisto, atrasaram o pagamento.

Além disso, é importante destacar que um sistema de negociação de dívidas ajuda na identificação das principais causas da inadimplência, permitindo que o empresário adote medidas proativas que vão ajudar a minimizar o impacto do problema. Agora veja, a seguir, como negociar com um cliente inadimplente.

5 dicas para negociar com um cliente inadimplente

Sem dúvida, grande parte dos empresários tem interesse em conhecer dicas e ter acesso a orientações que ajudem a melhorar os resultados das suas negociações com clientes inadimplentes. Elencamos a seguir algumas das melhores dicas a respeito do assunto e que vão contribuir para que você atinja seus objetivos neste tipo de negociação.

1. Ofereça oportunidades de negociação e facilite o pagamento

Um dos erros mais comuns dos empresários em negociações com clientes inadimplentes está na ausência de ofertas atrativas e que incentivem o pagamento em atraso. Por isso, a primeira dica é que você considere apresentar uma oferta que seja atrativa para o consumidor, incentivando-o a eliminar a dívida.

2. Explique os reflexos negativos de manter a dívida em aberto

O cliente precisa entender todos os reflexos negativos que a dívida tem em sua vida, desde a inscrição em cadastros de restrição de crédito até os impedimentos para realização de financiamentos e outras questões atreladas à concessão de crédito junto ao mercado.

Por isso, durante a negociação é importante que você deixe essas informações claras para o consumidor, a fim de que ele entenda que não é vantajoso manter a dívida em aberto.

3. Mantenha os seus cadastros atualizados e organizados

Outro aspecto que favorece a sua negociação é o acesso rápido e facilitado a informações sobre o histórico do cliente. Por isso, lembre-se de manter todos os seus cadastros com dados de clientes atualizados e devidamente organizados.

4. Planeje ações de cobrança

As suas ações devem ser planejadas. Para isso, crie uma régua de cobrança e siga procedimentos pré-estabelecidos em um planejamento. Com organização, fica mais fácil manter a periodicidade nos contatos com os clientes e evitar que a dívida se mantenha em aberto por um período de tempo muito longo.

5. Acompanhe o histórico dos seus clientes

Outra dica interessante é o acompanhamento do histórico do seu cliente. As informações a respeito de eventuais atrasos, dificuldades no pagamento ou mudanças no comportamento de compra, podem contribuir para que você adote medidas preventivas, mantendo o contato ativo e tentando resolver o problema com o máximo de brevidade.

As principais vantagens da cobrança terceirizada

Em muitos casos, a terceirização do serviço de cobrança é um mecanismo interessante para a melhora nos resultados da negociação de dívidas. Isso acontece, pois essas empresas possuem profissionais capacitados e todo o conhecimento necessário a respeito da legislação a das formas de cobrança mais eficientes, de acordo com o perfil e de cada cliente e dívida.

Com a contratação de serviços terceirizados, a sua empresa não precisa concentrar seus esforços na solução do problema. Muitas vezes, a cobrança pode demorar dias, semanas ou até meses. Dedicar tempo e energia dos seus colaboradores em cobranças pode não ser uma boa ideia. Ao delegar essa tarefa a uma empresa especializada, você pode se concentrar em ações como vendas e prospecção de clientes por exemplo.

A terceirização também ajuda a reduzir custos, uma vez que, montar um departamento próprio de cobrança, representaria custos expressivos e provavelmente injustificados. Além disso, a realização de cobrança por uma empresa terceirizada ajuda na preservação da relação com o cliente, já que todo o contato é mantido por terceiros que não lidam com o cliente no dia a dia.

Por fim, outro aspecto que merece destaque é a questão do respeito à legislação. As empresas de cobrança terceirizadas possuem profissionais capacitados e que conhecem toda a legislação aplicável à cobranças.

Cobranças abusivas podem ser um problema para a sua empresa. Se os seus funcionários não forem treinados e totalmente capacitados, podem incorrer em erros que prejudiquem o seu negócio. Nesse sentido, a contratação de empresas terceirizadas ajuda a evitar desequilíbrio financeiro para sua empresa.

Entenda como a Serasa Experian pode ajudar sua empresa

A Serasa Experian é uma empresa consolidada no mercado e que oferece diferentes soluções que contribuem para a gestão de cobrança dentro das empresas.

Além de soluções como consultas ao CNPJ e CPF, você também pode ter acesso a serviços de informações de Score para concessão de crédito, monitoramento de dados sobre clientes, entre outras. Integrar esse tipo de serviço na política de gestão de cobrança e de riscos da sua empresa, garante mais segurança financeira e contribui para a melhora do desempenho da organização frente ao mercado.

Como você pode ver, a negociação de dívidas demanda conhecimento e a adoção de práticas de cobrança alinhadas com o perfil do seu negócio e a demanda dos seus clientes. Ao investir em sistemas de negociação eficientes, o empresário está contribuindo para a melhora no relacionamento com o cliente e o crescimento saudável da sua empresa.

Busca mecanismos para melhorar o desempenho da sua empresa na negociação de dívidas com os seus clientes? Então entre em contato com a Serasa Experian e conheça nossas soluções.

Publicada em 22/11/2019 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: