Por que a negativação de devedores impacta a saúde financeira do seu negócio?

Saúde Financeira
negativação de devedores

Existem diversos motivos que levam os clientes a atrasar os pagamentos e, assim, entrar na lista de inadimplentes de pequenas e médias empresas. Afinal, os imprevistos simplesmente acontecem — ainda mais em momentos delicados. Se você é empresário, saiba que o sucesso do seu negócio está intimamente ligado ao monitoramento permanente da inadimplência dos clientes. Entre outras medidas tomadas para controlar a situação, uma das mais comuns é a negativação de devedores.

Mas você conhece o impacto dessa ação na plena saúde do seu negócio? Continue com a gente para descobrir, além de ficar por dentro do que fazer para não chegar a esse ponto com tanta frequência!

O que é a negativação de devedores?

A negativação de um cliente se refere ao ato de disponibilizar os dados da dívida dele às demais empresas do mercado. Ao se depararem com esse tipo de registro, as organizações ficam cientes de que a pessoa em questão não honrou um ou mais compromissos financeiros.

De fato, trata-se de um recurso indispensável, mas que deve ser usado com moderação. Caso seja usada em excesso, a negativação de devedores tende a causar algumas complicações nas finanças da sua empresa, conforme explicaremos na sequência.

Clientes inadimplentes? A Serasa Experian recupera as dívidas para você

Por que a negativação impacta a saúde financeira do seu negócio?

Em princípio, a inadimplência se inicia a partir do momento em que a data limite de determinado boleto ou fatura vence. A partir de então, as empresas já poderiam negativar o cliente devedor. Poderiam, mas costumam fazê-lo. Sabe por quê? Porque cada caso precisa ser avaliado com bastante cautela.

O impacto da negativação não se limita ao valor que você desembolsaria com uma ótima solução do mercado. Na verdade, o serviço adequado certamente oferece uma excelente relação custo-benefício. O problema vai além, pois o processo afeta outra relação: aquela mantida entre a empresa e o cliente.

Uma vez abalado, esse relacionamento pode ser rompido de maneira irreversível. Para os negócios, isso é péssimo, já que a procura por novos clientes é mais onerosa do que a manutenção dos atuais. A boa prática pede que o procedimento de negativação seja feito com, ao menos, 30 dias de atraso da dívida.

Sim, você precisa encontrar os meios necessários para receber os valores em atraso e, desse modo, manter o negócio de pé. Ocorre que a negativação é a última alternativa.

Caso a utilização desse mecanismo seja constante, isso indica a necessidade de rever alguns conceitos. Para desenvolver uma gestão de excelência, é necessário perceber que existem muitas maneiras inteligentes de reduzir a inadimplência.

Como evitar situações de negativação de devedores nas pequenas e médias empresas?

Se você nos acompanhou até aqui, já percebeu que a diminuição do índice de negativação dos clientes depende de uma boa estratégia. Resta, então, conferir quais são os pilares que a sustentam. Nesse sentido, estas são as principais ações que você precisa implantar no seu negócio o quanto antes, veja só.

Automatização de dados e dos processos de cobrança

Independentemente do ritmo, o avanço tecnológico segue em frente, o que, por sinal, é ótimo para a gestão financeira de qualquer pequena e média empresa. Seja qual for o tamanho do seu negócio, os dados de todos os clientes devem se manter atualizados. Para facilitar, é altamente recomendável utilizar ferramentas tecnológicas modernas, programadas para realizar tarefas (alertas de vencimento, por exemplo) automaticamente.

Dessa maneira, você não precisa mais se preocupar em verificar manualmente o andamento da taxa de inadimplência da sua empresa. O próprio software ou sistema se encarrega de emitir relatórios pontuais, com os dados atualizados em tempo real. Assim, você passa a visualizar a situação financeira do negócio de forma muito mais detalhada e simplificada.

Se houver a necessidade, o próprio sistema pode encaminhar lembretes de avisos de vencimento. Com o tom oportuno, é válido utilizar tanto o e-mail, quanto o SMS e os aplicativos de mensagens. Ocasionalmente, tudo o que o cliente deseja é ser informado com antecedência, algo que pode ser atendido de um modo simples e eficaz.

Isso quer dizer que a gestão de cada processo de cobrança será aprimorada. Soma-se a isso a vantagem de, mediante uma análise aprofundada dos dados, conhecer melhor o comportamento dos próprios clientes. Com a ajuda das ferramentas certas, é possível até constatar alguns padrões relacionados a atrasos e, consequentemente, à inadimplência.

Em resumo, a automatização faz com que sua empresa se aproxime dos clientes e obtenha informações valiosas para tomar as melhores decisões. Notadamente, essas deliberações são determinantes para a conquista de um crescimento financeiro estável e sustentável.

Elaboração de um planejamento estratégico e financeiro

A partir de uma coleta de dados precisa, você terá à disposição todas as informações necessárias para a elaboração de um planejamento estratégico e financeiro apropriado. Por apropriado, entenda que tais planejamentos devem estar perfeitamente alinhados aos objetivos do seu negócio.

Lembre-se de que esses objetivos, por sua vez, estão atrelados à qualidade da gestão de inadimplência. Um bom planejamento será aquele capaz de prever problemas, além de contemplar planos de contingência voltados a situações específicas — essencialmente em cenários complexos.

Diversificação de pagamentos

Quanto mais flexível for a oferta dos meios de pagamentos, mais protegida sua empresa estará contra o risco da inadimplência dos clientes. Contanto que não impacte muito a margem de lucro do seu negócio, vale a pena considerar a aceitação do cartão de crédito, por exemplo. Dessa forma, eventuais atrasos de pagamentos recaem sobre as administradoras dos cartões.

Consultas e análise de crédito

Faça consultas de crédito regulares dos clientes nos birôs de crédito. Além de confirmar uma negativação em andamento, é possível conferir se o cliente em potencial ativou seu cadastro positivo. O dispositivo facilita a liberação de crédito, pois tende a apontar para uma alta probabilidade de comprometimento do cliente quanto a contratos financeiros.

Oferta de opções de negociação de dívida

Às vezes, reaver o valor de uma dívida envolve uma concessão de benefícios para o cliente devedor. Nessa hora, é importante rever a tática de negociação de dívidas usada até o momento. Em alguns casos, a empresa só receberá parte do montante em aberto devido ao abatimento de parte da dívida.

Por outro lado, a facilitação do pagamento pode gerar um sentimento de gratidão no cliente, ao ponto de ampliar o elo dele com a marca. Nessas circunstâncias, o prejuízo da empresa é apenas temporário.

Terceirização de cobrança

Nem sempre cuidar pessoalmente dos processos de cobrança é uma boa ideia. Mesmo que você tenha tempo suficiente para realizar os procedimentos de cobrança, é preciso avaliar se os resultados têm sido satisfatórios. Se necessário, pondere a respeito dos prós e contras de terceirizar a cobrança.

Como a Serasa Experian pode ajudar sua empresa?

Para que as ações recomendadas surtam os efeitos esperados, sua pequena ou média empresa precisa de um conjunto completo de soluções. Com as funcionalidades proporcionadas pela Serasa Experian, você passa a ter mais controle sobre a gestão financeira do seu negócio.

Um ótimo meio de prever as chances de negativação de devedores é a possibilidade de realizar uma consulta completa do CPF ou do CNPJ de todos os seus clientes. Com alta precisão, os dados do serviço revelam a probabilidade de endividamento dos consumidores nos próximos 12 meses. Tudo isso de um jeito simplificado, efetivo e rápido.

Quer saber mais sobre essas e outras ferramentas de gestão financeira? Converse com um de nossos consultores e se surpreenda com os resultados!

Publicada em 22/10/2020 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: