Analisar o histórico do cliente com a devida atenção tende a ser um procedimento determinante para o sucesso de muitas empresas. Nesse sentido, vale a pena contar com ferramentas desenvolvidas especificamente para esse fim, como o Serasa Monitora da Serasa Experian.

Levando isso em conta, ao longo do texto, você entenderá como a ferramenta funciona, por que ela foi criada e quais são seus maiores diferenciais.

Como funciona o Serasa Monitora da Serasa Experian?

Segundo nossos especialistas, a solução surgiu para atender a uma importante demanda do mercado: a redução do risco de inadimplência e o monitoramento contínuo de clientes. Isso porque esses são desafios encarados com frequência por empresários de diferentes setores.

Tais fatores exercem um impacto muito grande na gestão, pois podem abalar o relacionamento com outras empresas e o fluxo de caixa, que é fundamental para a saúde financeira. Por meio do monitoramento, é possível acompanhar a situação de parceiros, clientes e fornecedores, mitigando riscos variados.

Com a solução da Serasa Experian, há como verificar dados como dívidas, ações judiciais, cheques sem fundo, regularização de dívidas e protestos. Ou seja, informações relevantes para saber quais decisões podem gerar riscos para o negócio. Imagine se uma empresa que está prestes a pedir falência é a sua principal cliente, por exemplo — em casos como esse, é fundamental se precaver e tomar as medidas necessárias com antecedência.

Vale lembrar que, embora isso nem sempre fique claro, clientes inadimplentes podem causar sérios problemas. Quando a taxa de inadimplência cresce, as consequências são ainda mais prejudiciais.

Como o Serasa Monitora surgiu?

A solução foi criada a partir de dados coletados no serviço de consulta da Serasa Experian. Como vários clientes retornavam para avaliar os mesmos documentos em curtos intervalos de tempo, foi preciso desenvolver uma alternativa que pudesse otimizar o cotidiano de pequenas e médias empresas.

Tratava-se, portanto, de uma necessidade do mercado. Foi realizado diversas pesquisas e, com o apoio dos nossos usuários, entendemos o que eles precisavam saber. Depois disso, pensamos em uma dinâmica prática e inteligente, que pudesse classificar as informações conforme o impacto exercido no negócio.

Como é feito o acesso à ferramenta?

O acesso à ferramenta é bem simples — basta utilizar o mesmo login de outros serviços da Serasa Experian. Em um único site, é possível usar o serviço de consulta de CNPJ, o de monitoramento e ainda conferir uma lista de prospecção de clientes.

O Serasa Monitora possui alguns planos e, desde o Plano Padrão, você consegue realizar consultas gratuitas sempre que houver atualizações cadastrais e/ou financeiras em até 48h úteis, além de contar com o recebimento de alertas por e-mail, conseguir visualizar as faixas de risco, detalhes das dívidas vencidas e negativadas entre outras informações.

Se você inseriu na ferramenta o limite máximo de 100 documentos, a solução fará uma divisão entre quatro grupos distintos, de acordo com o risco apresentado: baixo, médio, alto e altíssimo. A partir disso, é possível visualizar quantas empresas estão mais próximas da inadimplência. No Plano Detalhado, há como saber se determinado CNPJ oferece um risco alto ou baixo por meio de alertas em relação a dívidas vencidas negativadas e protestos.

No Monitore Clientes, você também terá acesso aos últimos acontecimentos em torno dos documentos cadastrados, como se fosse o feed de uma rede social. Todos os CNPJs que foram alterados recebem uma marcação de data, o que otimiza diversos processos.

Quais são os benefícios do Serasa Monitora para PMEs?

São inúmeras vantagens da ferramenta para Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Afinal, ela viabiliza um controle abrangente da carteira de clientes. Com essa possibilidade de análise, você terá informações valiosas em mãos — isso ajudará a decidir se vale a pena oferecer condições especiais de pagamento a prazo.

A praticidade no recebimento desses dados também é digna de nota. Se uma alteração ocorreu no CNPJ de uma empresa parceira, você logo receberá um aviso em seu e-mail e poderá agir de maneira preventiva. Quando o risco de inadimplência é alto, é preciso ter cuidado com vendas parceladas. Além disso, há condições para avaliar se compensa continuar o relacionamento com determinado cliente ou fornecedor.

"Se um cliente não oferece riscos, é possível aproveitar as vendas à vista, oferecendo opções favoráveis de negociação. Isso tende a estreitar os laços, fazendo com que diversas oportunidades de negócio sejam aproveitadas", aponta nossos especialistas.

Ciente de que muitas empresas deixam de vender porque ficam incertas em relação às garantias de negociação fornecidas por seus clientes, ela elaborou essa solução. Se você pode embasar as decisões de seu negócio a partir de dados concretos, isso pode ser um grande diferencial. Com o suporte fornecido por essas soluções, a análise e concessão de crédito aos clientes se torna um processo melhor.

Sendo assim, a grande vantagem de contar com essa ferramenta é que ela ajuda você a vender com segurança. Se um documento está registrado no Serasa Monitora, você receberá uma notificação sempre que acontecer alguma mudança ou inconsistência cadastral.

Por que contar com essa solução?

No Serasa Monitora, há índices que mostram o risco de inadimplência de um CNPJ. Portanto, de acordo com o sinal recebido, é necessário se preparar e pensar em como agir, já que a empresa monitorada pode ter histórico negativo em relação ao mercado — cancelar os acordos ou se aproximar com mais cautela pode ser necessário. Os recursos do monitoramento Serasa Experian contribuem para que sua PME fique mais protegida e possa negociar com o respaldo dos números.

Como vimos, o Serasa Monitora é uma ferramenta repleta de vantagens, que pode melhorar os resultados de seu negócio: conte com as vantagens que ela oferece e mantenha a saúde financeira da empresa em dia.

Gostou do conteúdo? Faça seu cadastro gratuito agora mesmo e comece a aproveitar os benefícios que a Serasa Experian oferece!