Monitorar fornecedores e clientes são atitudes importantes para a sua empresa, mas você aplica essa estratégia? Sabe qual é a relevância dela?

A gestão de um negócio envolve análise de riscos e planejamento para evitar falhas e surpresas negativas. Diante disso, ter informações de qualidade sobre clientes e parceiros comerciais se torna significativo para minimizar problemas.

Nesse cenário, utilizar uma ferramenta para monitorar CNPJs é positivo. Ela contribui, por exemplo, para a redução de inadimplência de clientes e para aumentar a segurança de acordos com fornecedores.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura para entender sobre o tema e descobrir como as soluções da Serasa podem ajudar nisso!

O que é uma ferramenta de monitoramento de CNPJs?

Uma ferramenta para monitorar CNPJs permite obter informações financeiras atualizadas sobre a sua empresa e sobre clientes, fornecedores e parceiros. Dessa forma, é possível tomar decisões mais seguras e acertadas.

Por exemplo, imagine que a sua empresa vai estabelecer um contrato longo e de alto valor com determinado parceiro. Para garantir que ele cumpra o acordo, é fundamental fazer uma avaliação de fornecedores criteriosa, analisando reputação, experiência, credibilidade, solidez etc.

A consulta e o monitoramento de CNPJ se tornam importantes nesse processo, pois ajudam a verificar a reputação financeira do contratado para avaliar se há riscos de falência, por exemplo. Ao ter mais segurança no acordo, a companhia consegue estabelecer parcerias duradouras para negociar melhores preços e prazos, reduzir falhas, entre outros benefícios.

Além de monitorar o fornecedor, a ferramenta pode ser aplicada em outras situações:

  • acompanhar o seu CNPJ: é útil para acompanhar movimentações no documento da companhia, como uma negativação ou fraude, e resolver a situação antes que ela comprometa a reputação financeira da empresa;
  • avaliar clientes: o monitoramento de CNPJ também é significativo para aumentar a segurança dos acordos e reduzir índices de inadimplência.

Como foi possível perceber, o monitoramento é positivo para as duas partes. Assim, a contratante aumenta a segurança do acordo ao confirmar a boa reputação e solidez do seu fornecedor. Por outro lado, o parceiro comercial pode aplicar a estratégia para fazer a gestão da carteira de clientes, reduzir riscos de inadimplência e aprimorar processos de cobrança.

Vale lembrar que é fundamental ter um bom planejamento financeiro e controle de caixa para realizar o pagamento de fornecedores e demais despesas de forma adequada. Assim, é possível evitar atrasos e inadimplência, que podem comprometer a reputação financeira da sua empresa.

Como ela funciona?

A ferramenta de monitoramento funciona de forma prática e otimizada, por meio de sistema online. Ela pode ser aplicada em negócios de variados portes e segmentos que desejam aprimorar a análise de riscos, incluindo PMEs.

O monitoramento de CNPJ pode fornecer informações, como:

  • alerta de pré-negativação;
  • protestos;
  • ações judiciais;
  • dívidas vencidas negativadas;
  • consulta à Serasa;
  • cheques sem fundos;
  • participações em falência;
  • pendências financeiras e bancárias;
  • recuperações judiciais.

As etapas para monitorar fornecedores ou clientes com as ferramentas da Serasa são:

  • acesse o site da Serasa e confira as opções de monitoramento;
  • analise os planos e escolha o ideal para a sua empresa;
  • realize o cadastro;
  • faço o login na área de clientes;
  • informe os CNPJs que serão monitorados.

Após incluir a lista de CNPJs e os dados de contato do responsável por acompanhar as informações, a empresa receberá alertas, por e-mail ou SMS, em caso de alterações no documento e assim poderá tomar decisões mais acertadas em seus acordos.

Quais são as soluções de monitoramento de CNPJs da Serasa?

A Serasa Experian conta com tecnologia, expertise e um dos bancos de dados mais completos da América Latina, o que gera dados atualizados e confiáveis para que a sua empresa tome decisões mais seguras.

São duas soluções para monitorar fornecedores e clientes, que contam com planos variados. Dessa forma, você consegue analisar qual é o mais adequado aos objetivos e ao orçamento do negócio.

Se desejar um monitoramento completo, incluindo o acompanhamento do seu próprio CNPJ, você pode contar com a ferramenta Saúde do seu Negócio. O Plano Premium+ permite monitorar o CNPJ da empresa, de fornecedores, de clientes e o documento dos sócios.

Além dessa solução, existe o Serasa Monitore, que permite acompanhar os documentos de seus clientes e fornecedores para evitar surpresas em seus acordos. Essa ferramenta tem dois planos para contratação e eles contam com uma consulta gratuita sempre que houver atualizações cadastrais e/ou financeiras por 48h úteis, recebe avisos de solicitação de negativação e conta com um assistente contra fraudes.

Quais seus benefícios?

Ao escolher uma das soluções de monitoramento de CNPJ da Serasa Experian, a empresa poderá obter informações de qualidade e atualizadas para:

  • verificar documentos de forma otimizada;
  • receber alertas por e-mail ou SMS;
  • reduzir riscos e complicações por fraudes;
  • conquistar mais agilidade na análise de riscos;
  • ter mais segurança nos acordos.

A ferramenta para monitoramento de cliente é útil para companhias que vendem produtos ou serviços recorrentes, como um fornecedor de tecnologia, por exemplo. Dessa forma, a empresa pode acompanhar a sua carteira de clientes, avaliar a situação financeira de cada um deles e fazer negociações mais acertadas.

A solução também pode ser significativa para negócios que lidam com alto índice de inadimplência. Ao realizar o monitoramento de clientes, a empresa consegue analisar o perfil de cada contratante e os riscos envolvidos para definir as melhores estratégias para o acordo como formas de pagamento, número de parcelas etc. Além disso, a ferramenta otimiza a análise de risco e permite negociações mais rápidas.

Já o gerenciamento de fornecedores é significativo para reduzir riscos para o negócio. Afinal, se um parceiro comercial com problemas financeiros deixar de cumprir com as obrigações, a sua empresa corre o risco de ser prejudicada com atrasos ou baixa qualidade na entrega, que podem impactar a cadeia de produção e a imagem do negócio.

Monitorar fornecedores e clientes não precisa ser algo complexo. Agora que você entendeu a relevância e o funcionamento dessa estratégia poderá utilizá-la como um apoio para a avaliação e gestão de seus parceiros comerciais!

Gostou do texto? Quer saber mais sobre essa ferramenta de monitoramento de CNPJ? Então, acesse o site!