3 problemas que podem ser evitados ao monitorar o CNPJ

Saúde Financeira
monitorar cnpj

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, também conhecido pela sigla CNPJ, é como o número de identidade de uma empresa. É por meio dele que uma empresa é reconhecida, registrada na Receita Federal, autorizada a emitir notas fiscais, pagar seus funcionários e cumprir com suas obrigações tributárias. Mas você deve estar se perguntando: por que eu devo me preocupar em monitorar o CNPJ?

Ao emitir o CNPJ, a empresa ganha personalidade jurídica e passa a ter direitos e responsabilidades. Por isso, o empresário responsável precisa manter a regularidade e a segurança da inscrição, evitando problemas que possam afetar a imagem, as atividades, o desempenho financeiro e o crescimento da sua empresa.

Neste artigo, você vai entender porque é importante monitorar o CNPJ da empresa, descobrindo os problemas que podem ser evitados com essa prática e de que forma a Serasa Experian, por meio da sua ferramenta de monitoramento de CNPJ pode ajudar na segurança do seu negócio. Acompanhe!

A importância de monitorar o CNPJ da sua empresa

Alguns empresários acreditam que a consulta ao CNPJ e CPF deve ser feita apenas em situações pontuais, entretanto esse pensamento não procede. Na realidade, ao realizar um monitoramento frequente, você tem um controle maior da saúde financeira do seu negócio. Além disso, você pode acompanhar inscrições de dívidas no seu CNPJ, o que evita constrangimentos junto a clientes, fornecedores e parceiros.

O monitoramento também traz comodidade, já que ajuda a manter o acesso a crédito em bancos e instituições financeiras. Dessa maneira, se o empresário conhece a situação financeira da sua empresa, ele pode gerir de forma mais eficiente o seu relacionamento com o mercado.

Outra vantagem do monitoramento é que ele ajuda a detectar eventuais fraudes envolvendo o uso inadequado do CNPJ da sua empresa. Infelizmente, esse é um problema comum no Brasil, por isso é importante que o empresário esteja protegido.

Além de reduzir os riscos de negócio e ampliar as oportunidades, o monitoramento traz um detalhamento das informações de consultas e dívidas negativadas, antes que essa informação chegue ao mercado. Tendo esse acesso de forma antecipada, você tem condições de tomar medidas preventivas para evitar que a situação de risco tome proporções indesejadas.

3 problemas que podem ser evitados com o monitoramento do CNPJ

Para os problemas que apresentaremos, vale ressaltar a importância de que o monitoramento seja feito periodicamente e de forma sistematizada para que o controle seja efetivo. Assim, confira agora 3 riscos que podem ser evitados com esse procedimento:

1. Reduz o risco de fraudes e golpes

Infelizmente, ainda é comum encontrar empresas que sofrem as consequências do uso inadequado das suas informações por fraudadores. Muito embora o monitoramento não elimine totalmente o problema, ele ajuda o empresário a ter acesso a informações de forma antecipada, o que diminui significativamente o impacto do problema junto à sua empresa.

2. Minimiza a dificuldade na contratação de crédito

Para evitar problemas na contratação de crédito, é imprescindível que não existam pendências ou alterações envolvendo o CNPJ da sua empresa. A consulta e o monitoramento contribuem para a gestão do negócio, já que avisam sobre qualquer alteração nos documentos, enviando alertas em caso de:

  • inclusão ou exclusão de protestos;
  • pendências financeiras;
  • falências;
  • ações judiciais e extrajudiciais;
  • ações cíveis;
  • dívidas vencidas da empresa;
  • dívidas dos sócios.

3. Reduz a insegurança junto ao mercado

A insegurança junto ao mercado é outro problema que pode ser evitado por meio do monitoramento. Isso porque, o conhecimento prévio de problemas envolvendo o CNPJ, garante que o empresário tenha tempo hábil para reverter a situação, antes que a informação se espalhe no mercado.

Monitoramento do CNPJ da sua empresa com a Serasa Experian

O Saúde do Seu Negócio é uma solução oferecida pela Serasa Experian que permite aos usuários consultar dívidas e negativações tanto do CNPJ quanto do CPJ na ampla base de dados da Serasa Experian. Além da pesquisa, também traz dicas e orientações financeiras que podem ajudar a empresa a melhorar o desempenho do seu Serasa Score, aumentando as chances de obter crédito junto ao mercado.

Dessa forma, o empresário tem a oportunidade de utilizar um serviço que permite visualizar como o mercado enxerga a sua empresa, já que ele pode saber quando consultaram o seu CNPJ. O empresário também tem acesso à pontuação de crédito da sua empresa, podendo verificar se estão consultando os seus documentos ou se eles estão negativados junto à Serasa Experian.

Com isso, a empresa pode criar um plano de ação para melhorar o desempenho das suas finanças, contribuindo para que o empresário consiga cuidar da sua saúde financeira, acessando dicas elaboradas pelos especialistas da Serasa Experian. Assim, o monitoramento do CNPJ 24 horas por dia ocorre por meio do envio de alertas toda vez que a sua empresa for consultada, além do envio de avisos caso o nome da sua empresa seja negativado e a consulta de existência de ações, cheques sem fundos e recuperações judiciais.

A principal vantagem é que ela permite visualizar a existência de dívidas negativas registradas no seu CNPJ na base da dados da Serasa Experian e, ainda, traz informações de todas as empresas que consultaram informações sobre a sua empresa. Além disso, a entrega de um plano de ação personalizado, indicando boas práticas de mercado que podem ajudar a impulsionar a saúde do seu negócio, é um benefício para o planejamento e a gestão financeira da sua empresa.

Como você pode ver, monitorar o CNPJ é uma prática que auxilia na organização e na obtenção de informações atualizadas sobre a sua empresa e o seu posicionamento junto ao mercado. Além de minimizar o risco de ter problemas em razão de fraudes e golpes, a Saúde do Seu Negócio traz conhecimento sobre a empresa, contribuindo para a elaboração de planos de ação estratégicos e para a qualificação do processo de tomada de decisões.

Quer conhecer a solução que pode ajudar a sua empresa? Ligue agora para 3003-3709 ou acesse empresas.serasaexperian.com.br.

Publicada em 23/10/2019 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: