Como a ferramenta de monitoramento da Serasa ajuda a reduzir o risco de inadimplência

Negócios
monitoramento serasa

Reduzir o risco de inadimplência dos clientes é uma prioridade em diversos negócios. A boa notícia é que existem ótimas ferramentas para promover otimizações nesse sentido — o monitoramento Serasa Experian exemplifica isso muito bem!

Neste conteúdo, você entenderá como a solução funciona e de quais formas ela ajuda a mitigar a recorrência de inadimplentes. Para isso, entrevistamos Elivelton Esser, que atua como analista de produto da Serasa Experian. Leia até o fim para não perder nenhuma informação!

O que é monitoramento?

Apesar de ser apenas uma palavra, o monitoramento está relacionado a duas atividades: a captura e a análise de dados regulares. Essas ações ainda devem ser realizadas de forma contínua para serem consideradas um monitoramento.

Um bom exemplo é o próprio trabalho da Serasa. As informações são capturadas de acordo com o CPF ou CNPJ e analisadas para conseguir informações do comportamento financeiro.

Para que serve?

De maneira geral, o monitoramento serve para ajudar a empresa a ter melhores dimensões sobre o andamento de um projeto ou sistema. Também pode servir para verificar alterações em processos permanentes ou de longo prazo.

No entanto, quando pensamos no ambiente empresarial, além desse tipo de função, o monitoramento serve para se antecipar a respeito de certos comportamentos, principalmente, de clientes. Por exemplo, para evitar a inadimplência, é muito comum que a empresa monitore o histórico financeiro do consumidor, para verificar se é viável disponibilizar o crédito.

Por que o monitoramento Serasa Experian foi criado?

O Monitore Clientes da Serasa Experian foi desenvolvido, justamente, para diminuir o risco de inadimplência nas organizações. Afinal, esse é um desafio enfrentado com frequência por muitos empresários. O problema tende a se agravar em tempos de recessão econômica e situações atípicas, como a proliferação de um vírus no mundo.

Por mais que isso não fique evidente em um primeiro momento, clientes inadimplentes exercem um impacto significativo na gestão do negócio — quando os números da inadimplência crescem, as consequências são ainda mais prejudiciais.

“Pensamos no serviço com o objetivo de reduzir esse risco tão problemático. Nossa solução foi criada a fim de evitar que as empresas sofram com quedas bruscas no fluxo de caixa ou tenham um desgaste no relacionamento com outras empresas”, explica Elivelton.

Embora sejam medidas aparentemente pequenas, esse acompanhamento permite analisar de modo concreto a situação de clientes ou fornecedores no mercado, a partir da situação de seus CNPJs. Com essa ferramenta, você terá acesso a dados relevantes, como:

  • dívidas;
  • protestos;
  • eventuais cheques sem fundo;
  • regularização de pendências;
  • ações judiciais em curso.

Todas essas informações são importantes para tomar decisões preventivas e compreender quais são os riscos envolvidos em um possível acordo. Inconsistências comerciais e oportunidades também podem ser identificadas.

“Pode acontecer de o principal fornecedor de um negócio ser uma empresa que está pedindo falência, por exemplo. Nesses casos, as implicações poderiam ser bastante prejudiciais. Por isso, é preciso acompanhar uma série de fatores”, recomenda o especialista.

Quais são as vantagens do Monitore Clientes da Serasa Experian?

As funcionalidades da ferramenta são especialmente indicadas para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que desejam reduzir riscos e vender com segurança. Depois de fazer consultas sobre os CNPJs de clientes e fornecedores na Serasa Experian, após a aproximação inicial, é importante analisar como eles estão no mercado.

Afinal, quais facilidades oferecer ou não para determinado cliente? Vale correr o risco de parcelar a venda ou utilizar uma forma de pagamento específica?

O analista ainda aponta que “quando há um alto risco de inadimplência, por exemplo, é preciso tomar cuidado ao vender a prazo. A partir dessa noção, é possível considerar outras opções e decidir se vale a pena continuar o relacionamento com esse cliente ou fornecedor”.

Por outro lado, quando a relação comercial é com uma pessoa jurídica que não oferece riscos, torna-se viável fazer vendas à vista e trabalhar com opções de pagamento e taxas mais flexíveis. Na prática, o monitoramento pode servir como um facilitador para aproveitar oportunidades de negócio, deixando a sua saúde financeira em dia.

Outro benefício que merece destaque é a praticidade oferecida: quando necessário, você receberá notificações por meio da ferramenta, e diretamente em seu e-mail. Assim, surpresas negativas serão evitadas e sua empresa permanecerá protegida. Se o documento de algum parceiro ou cliente apresentar inconsistências cadastrais, você logo saberá e poderá tomar as devidas precauções.

Vale lembrar que a Serasa Experian — há mais de 50 anos no mercado brasileiro — é responsável pelo maior banco de dados da América Latina. Como várias empresas têm receio, e até deixam de vender, porque têm dúvidas sobre as garantias da negociação, ter acesso a essas informações tende a ser um diferencial e tanto. Dessa forma, haverá uma base sólida, formada por números e históricos confiáveis, para fazer suas escolhas.

Como essa ferramenta surgiu?

“Com base nos dados que tínhamos em relação ao serviço de consulta da Serasa Experian, percebemos que muitos clientes retornavam com frequência para avaliar os mesmos documentos. Como as alterações não acontecem sempre, pensamos em uma alternativa para auxiliar na rotina de PMEs”, explica Elivelton.

Ou seja, ao se relacionar com outra empresa, é imprescindível que você a conheça bem antes de tomar qualquer decisão. Quando um documento está no Monitore Clientes, um aviso será enviado sempre que houver alguma alteração.

Segundo Elivelton, a ferramenta era uma demanda do mercado. “Por conta disso, fizemos pesquisas com os usuários para entender o que eles precisavam saber e quais alterações eram mais relevantes para o cotidiano do negócio — criamos uma dinâmica inteligente, capaz de ranquear as informações”, relata.

Como a inadimplência e os protestos têm um peso muito grande em relações comerciais distintas, havia a necessidade de criar uma solução enxuta, que reunisse dados precisos e oferecesse uma boa usabilidade. Cabe ressaltar que, com a ferramenta, você pode monitorar até 100 CNPJs.

Quais relatórios é possível acompanhar por meio da solução?

No Monitore Clientes, você encontrará índices relativos ao risco de inadimplência atrelado a um CNPJ — caso ele seja alto, é preciso ter atenção. Os alertas de alteração também serão enviados automaticamente.

Portanto, de acordo com o sinal recebido, é necessário se preparar, porque a empresa em questão não tem um histórico tão bom no mercado. Dependendo do que foi apresentado, não há motivo para evitar o relacionamento, mas talvez seja recomendado conduzir essa aproximação de maneira cautelosa.

A ferramenta é útil mesmo para as organizações que já sofrem com a inadimplência dos clientes em suas rotinas. Afinal, por meio do monitoramento, é possível identificar se um CNPJ está se regularizando em relação às dívidas com outras empresas. Em situações como essa, abre-se uma brecha para avançar no processo de cobrança, por exemplo.

O que é inadimplência?

A inadimplência é quando uma obrigação financeira não é cumprida, por exemplo, o não pagamento de uma conta até o seu prazo de vencimento. É importante destacar que não são todas as dívidas que são consideradas uma situação de inadimplência. Uma compra parcelada é um tipo de dívida, mas não significa que seja um descumprimento, pois o consumidor ainda pagará o total durante os meses.

Também é importante destacar, ainda, que a inadimplência pode ocorrer com pessoas jurídicas, e uma empresa pode deixar de pagar uma dívida contratual ou um imposto e entrar em situação de inadimplência.

Como reduzir a inadimplência na empresa?

Uma das consequências principais da inadimplência para o consumidor e para as empresas é a possibilidade de ficar com o nome sujo. Geralmente, isso acontece quando os órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, classificam aquele nome e CPF/CNPJ como alguém que está em inadimplência.

Para as empresas que precisam lidar com esse tipo de situação, é um momento complicado. A falta de pagamento pode gerar problemas financeiros e , principalmente, prejudicar o orçamento. Então, o que fazer? Veja algumas dicas, a seguir!

Organize os pagamentos e as cobranças

Quando falamos em organizar, estamos nos referindo ao processo de mapear e classificar as informações sobre as operações de compra e pagamento da empresa. Será interessante classificar essas atividades financeiras conforme o seu propósito.

Por exemplo, clientes que não pagaram dívidas podem ser rotulados como cobrança. Aqui, ainda será preciso dividir de acordo com os prazos: os que deixaram de cumpri-los estão na categoria de inadimplentes, enquanto os outros estão em análise.

Faça uma avaliação antes de oferecer crédito

É importante que a sua empresa realize pesquisas sobre o histórico financeiro dos consumidores antes de oferecer o crédito. Essa é uma ótima forma de se prevenir e conhecer melhor o comportamento de seus clientes. Se você já possui um sistema de monitoramento, provavelmente, tem as informações necessárias para realizar essa análise.

Tenha uma régua de cobrança

A regra de cobrança funciona como uma forma de padronizar as reações e estratégias da empresa perante a inadimplência. Basicamente, são uma série de iniciativas para entrar em contato com os consumidores e evitar que essas situações ocorram, ou para estimulá-los a pagarem suas dívidas.

A régua trará orientações para que se saiba como agir de acordo com o momento da cobrança. Por exemplo, a empresa pode estipular pela régua que dez dias antes do vencimento ela deve mandar uma mensagem via SMS.

Faltando cinco dias, um e-mail com o link do boleto. Dois dias antes, outro SMS. Já três dias após o vencimento, mais um e-mail, e sete dias depois, um telefonema.

Conte com um bom pós-venda

Mais do que se preocupar em fechar uma venda, a empresa precisa investir em iniciativas para manter seus clientes. O pós-venda representa uma maneira de continuar em contato, além de proporcionar mais informações sobre o comportamento dos consumidores.

Aqui, seguem alguns passos padrões, como entender a experiência de compra, se ele recebeu bem seu produto ou serviço e como foi o processo de pagamento, entre outros.

Invista em uma boa gestão de cobranças

A gestão de cobranças corresponde ao processo de administração dos consumidores com contas em aberto do seu negócio. Esse não é um processo simples, pois envolve o contato direto do atendimento com os clientes em uma situação complicada, que é cobrar uma dívida.

Nesse sentido, será importante padronizar o atendimento, orientando a equipe a como entrar em contato e se comportar em situações adversas. Afinal, qualquer desentendimento pode fazer com que ele nunca mais volte a comprar na empresa.

Quais são as outras soluções da Serasa que podem ajudar?

Além do Monitore Clientes da Serasa Experian, temos algumas outras soluções para ajudar a sua empresa a ter uma análise completa de suas atividades. Veja!

Monitore o seu negócio

Uma solução que verifica continuamente o CNPJ e CPF tanto dos sócios quanto das participações da empresa. Dessa maneira, a companhia consegue ter um controle maior do negócio e entender como o mercado a enxerga.

Os relatórios dessa solução serão fundamentais para obter mais investimentos e fornecedores. Além disso, o empresário tem a sua disposição um painel de monitoramento extremamente intuitivo, alerta de pré-negativação, histórico de dívidas vencidas e negativadas, protestos, entre outros.

Saúde do seu negócio

Essa é outra solução fundamental para ter um panorama 100% do seu negócio. Aqui, a ferramenta avisa por e-mail ou SMS sobre qualquer alteração em seu CPF ou CNPJ, como protestos, ações judiciais, cheques sem fundos, pendências financeiras, consultas à Serasa, etc. Além disso, oferece, na assinatura Premium, a possibilidade de monitorar seus sócios e empresas de participação societária.

Pefin

Por último, o Pefin é uma das nossas ferramentas com o propósito de ajudar você a se comunicar com seus clientes inadimplentes. Você informa a nossa base de dados sobre as cobranças vencidas, e nós enviamos a carta da Serasa para avisar os consumidores sobre a inadimplência.

As possibilidades oferecidas pelo monitoramento Serasa Experian fazem com que sua PME fique mais protegida e consiga negociar com segurança. Afinal, quanto mais a sua empresa conhecer seus consumidores, melhores são as chances de ela acertar no atendimento e fortalecer as vendas. Não deixe de contar com as nossas soluções e fique cada vez mais distante da inadimplência dos clientes.

Que tal reduzir o risco em sua empresa? Faça o seu cadastro e comece a contar com essa grande facilidade!

 

Publicada em 24/01/2022 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: