Monitorar o CNPJ de clientes e fornecedores é um dos processos mais importantes para o crescimento de uma empresa. Afinal, trata-se de um método indispensável para aumentar as chances de bons negócios.

O monitoramento em si é simples. Após indicar o número de um CNPJ, você recebe diversas informações valiosas a respeito do seu portador. Desse modo, fica muito mais fácil proteger a saúde do seu negócio. A fim de que o acompanhamento seja efetivo, entretanto, você deve atentar a determinados pontos.

Confira, a seguir, por que você deve monitorar CNPJ de clientes e o que levar em conta ao colocar isso em prática!

Monitore o CNPJ de clientes e fornecedores para proteger a sua empresa com o Serasa Monitora!

Como o monitoramento de clientes pode proteger sua empresa?

A lista de benefícios proporcionados pelo hábito de verificar, regularmente, o status financeiro de clientes e parceiros de negócio é extensa. Você pode constatá-lo na sequência.

Evita a inadimplência

Em teoria, a intenção de um cliente realizar uma grande compra deve ser comemorada por qualquer gestor empresarial. Na prática, as coisas não funcionam bem assim. Nunca é demais lembrar que os melhores clientes são aqueles que pagam em dia, e não necessariamente os que efetuam pedidos com frequência. Então, para que a gestão financeira possa realmente proteger o seu negócio, é necessário tomar alguns cuidados.

Antes de pensar no possível lucro gerado pela venda, você precisa voltar o olhar para o risco atrelado àquela transação. O foco sempre deve ser a preservação do caixa da sua empresa, o que depende, por sua vez, da contenção da taxa de inadimplência dos clientes.

A partir do momento que passa a monitorar o CNPJ de clientes, você se antecipa, inclusive, à possibilidade de eventuais atrasos de pagamentos. Toda essa visão mais ampla resulta da observação do perfil de cada cliente e de sua capacidade de honrar aquele compromisso financeiro que está prestes a tomar para si.

Ajuda a manter o planejamento financeiro equilibrado

Uma vez que o índice de clientes inadimplentes está totalmente sob controle, o planejamento financeiro da sua empresa é seguido conforme o programado. Observe que, aqui, o benefício não se resume à melhoria da administração das contas a pagar e a receber.

Há outra ponta em jogo, fundamental para que seu negócio se desenvolva: os investimentos. Em um cenário marcado pelo descontrole da inadimplência, o empresário fica, de certa forma, de mãos atadas. Nessas situações, a possibilidade de se efetuar novos aportes financeiros dedicados à expansão dos negócios fica em segundo plano.

Assim, a prioridade tende a ser a cobertura do rombo financeiro, o qual pode ser evitado — desde que você monitore clientes com a ferramenta apropriada. Com a conquista da estabilidade financeira, aí sim o planejamento de investimentos poderá ser retomado.

Proporciona maior segurança na negociação com fornecedores

Entre os problemas que podem ser evitados ao monitorar o CNPJ está o fechamento de negócios sem a verificação preventiva das atuais condições de um fornecedor. A busca cumpre o objetivo de detectar o histórico de pendências financeiras e protestos (se houver).

O nível de detalhamento dos relatórios obtidos após esse tipo de pesquisa explica como algumas empresas conseguem conquistar grandes parcerias. Se a relação da sua empresa com os fornecedores é tão decisiva para o sucesso das atividades, a avaliação merece atenção redobrada.

O que você deve avaliar ao monitorar o CNPJ de clientes e fornecedores?

Eis quais itens não podem faltar em um monitoramento do CNPJ completo e, portanto, feito para propiciar o diferencial competitivo que faltava para sua empresa decolar!

Situação cadastral junto à Receita Federal

Consultar a situação cadastral das empresas junto ao Fisco é requisito básico de qualquer dispositivo de controle de CNPJs. Após digitar o número da inscrição no campo indicado, você fica a par do atual status da organização. Isso significa que, além da existência ou não do CNPJ, é possível confirmar se ele está ativo, inativo, baixado ou finalizado.

Protestos nacionais e estaduais

O instrumento de consulta e monitoramento de CNPJs ideal também deve conter um sistema integrado à procura de protestos judiciais. Quanto maior a abrangência (tanto em esfera estadual quanto nacional) da base de dados usada na busca, maior o grau de precisão e relevância dos resultados.

Score Serasa

Em matéria de avaliação do histórico de consumo e da capacidade de pagamento regular das compras, o Score Serasa atua sob medida. De acordo com uma série de fatores, você tem acesso a uma pontuação para cada cliente. Assim, ganha um elemento a mais antes de se decidir pelo deferimento ou não de algum dos planos de financiamento ou parcelamento disponíveis.

É importante ressaltar que o Score pode verificar CNPJ e CPF. Logo, essa solução se mostra extremamente útil em qualquer tipo de formação da carteira de clientes (pessoas físicas ou jurídicas).

Dívidas vencidas e negativadas

Finalmente, tomar ciência quanto à existência de dívidas vencidas e negativadas é igualmente preponderante para se precaver dos calotes mencionados anteriormente.

Como o Serasa Monitora, da Serasa Experian pode ajudar?

Com esse serviço, você contará com as seguintes vantagens:

  • Uma consulta grátis sempre que houver uma atualização cadastral e/ou financeira, durante 48h úteis após o aviso;
  • monitoramento de até 100 CNPJs (incluindo clientes e fornecedores);
  • recebimento de alertas via e-mail perante qualquer alteração relevante relacionada a algum dos CNPJs monitorados;

Logo, essa é mais uma solução da Serasa Experian que tem o intuito principal de proteger seu negócio, além de facilitar a visualização de novas oportunidades. Ao monitorar o CNPJ de clientes e fornecedores minuciosamente, suas negociações estarão muito mais seguras. Afinal, a solução é peça-chave para que os períodos desfavoráveis da economia causem o menor impacto possível nas finanças da sua empresa.

Que tal aprimorar a análise de crédito do seu negócio e expandi-lo com muito mais confiança? Contrate o Serasa Monitora da Serasa Experian agora mesmo e se surpreenda com os resultados!