O Serasa Monitora pode ser significativo para a proteção e para a saúde financeira da sua empresa. Você conhece essa ferramenta?

Para empreender com sucesso, é necessário dar atenção a uma série de fatores, incluindo os riscos do negócio. Ou seja, além de ter planejamento financeiro, estratégia de divulgação, equipe adequada, entre outros detalhes, é importante investir em ações preventivas para reduzir riscos.

Nesse sentindo, as ferramentas tecnológicas, como o Serasa Monitora, podem ser de grande auxílio para a sua empresa. Quer entender mais sobre essa solução? Então, acompanhe o texto, conheça suas vantagens e quando aplicá-la!

Os riscos financeiros de um negócio

Uma companhia precisa lidar com uma série de riscos, como financeiros, de crédito, de mercado e nas operações. Portanto, para ter sucesso na empreitada, é aconselhável avaliar todos os ciclos do negócio e gerenciar os riscos em cada um deles.

Em relação às finanças da empresa, alguns fatores para dar atenção são:

  • fraudes com cheques;
  • inadimplência;
  • atrasos de pagamento;
  • desequilíbrio no fluxo de caixa.

Problemas com pagamento resultam em um impacto negativo nas finanças, afinal, podem comprometer todo o fluxo de caixa. Nesse sentido, além de atrair clientes, é importante conhecer o perfil deles para efetuar negociações mais seguras.

Uma das formas de fazer isso é realizar consultas ao CPF ou CNPJ dos interessados antes de fechar o acordo. Além disso, é possível investir em estratégia de monitoramento para obter dados atualizados e de forma prática.

O Monitoramento Serasa Experian, por exemplo, permite acompanhar o documento de seus clientes e receber avisos em caso de situações mais preocupantes, como inadimplência, falência e protestos.

Benefícios do Serasa Monitora

A ferramenta pode ser positiva para companhias de variados portes e segmentos. Uma das principais vantagens ao utilizá-la é obter informações mais detalhadas sobre o seu negócio ou realizar o monitoramento de clientes.

Esse conhecimento permite que a sua empresa adote estratégias acertadas em diferentes situações. Entenda mais sobre o assunto nos tópicos a seguir!

Segurança para o negócio

Um dos benefícios de investir no Serasa Monitora está relacionado à segurança do negócio. Ao fazer a verificação de CNPJ e CPF dos clientes com frequência, você tem a chance de reduzir índices de inadimplência e fraudes, que podem comprometer os resultados.

Além disso, ao monitorar o próprio CNPJ, você pode descobrir possíveis golpes com a utilização do documento da sua empresa com mais agilidade. Nesse sentido, a medida é positiva para tomar atitudes de correção rápida e evitar transtornos ainda maiores.

Praticidade

Nós sabemos como a rotina corporativa é bastante corrida, especialmente, para quem comanda PMEs, sendo comum que uma única pessoa fique responsável por diversas tarefas. Sendo assim, aplicar soluções tecnológicas pode agregar mais praticidade ao dia a dia, além de ser vantajoso para reduzir erros.

O Serasa Monitora facilita a vida dos profissionais, pois faz o acompanhamento dos documentos dos clientes e do próprio negócio de forma automática e envia notificações, por e-mail ou SMS, em caso de alterações.

Relatórios

Ao fazer o monitoramento do CNPJ da sua empresa, além dos avisos em caso de alterações, a plataforma também envia um relatório completo sobre a situação do CNPJ e do CPF do dono. O documento pode fornecer dados significativos para apoiar a tomada de decisões.

Aviso de dívidas

Outro benefício da ferramenta é o aviso de dívidas. Essa é uma funcionalidade positiva para resolver a situação, antes que ela comprometa o perfil financeiro e o score da empresa.

Afinal, deixar de pagar uma conta pode fazer com o que o CNPJ da companhia seja negativado. Tal fato se torna prejudicial, caso você queira solicitar empréstimos a instituições financeiras ou prazos de pagamento melhores aos seus fornecedores, por exemplo.

Funcionalidades do Serasa Monitora

O Serasa Monitora pode atender a diferentes objetivos. Veja, a seguir, as diferenças e como funciona cada uma das possibilidades oferecidas!

Monitoramento de clientes

Acompanhar a situação financeira de seus clientes é uma medida importante para vender com segurança, adotando as estratégias de pagamento mais acertadas para reduzir riscos de inadimplência. Diante disso, o monitoramento pode ser significativo para receber informações atualizadas.

Com a solução da Serasa Experian, a sua empresa pode acompanhar o perfil de clientes pessoas jurídicas e parceiros, de forma rápida e prática. Além disso, você consegue realizar consultas gratuitas sempre que houver atualizações cadastrais e/ou financeiras em até 48h úteis, além de contar com o recebimento de alertas por e-mail, conseguir visualizar as faixas de risco, detalhes das dívidas vencidas e negativadas entre outras informações. A ferramenta ainda permite que você monitore até 100 documentos simultaneamente, o que permite que o monitoramento da sua carteira de clientes seja efetivo.

Monitoramento de CNPJ

O monitoramento de CNPJ permite que você conheça a situação financeira da sua empresa, receba aviso em caso de pré-negativação e evite qualquer complicação. A estratégia é positiva para avaliar o seu score e manter um bom perfil financeiro perante o mercado.

A Serasa Experian oferece o monitoramento de CNPJ e CPF na ferramenta Saúde do seu Negócio. Dependendo do plano contratado, ainda é possível acompanhar o documento dos sócios. As principais vantagens são:

  • monitoramento de CNPJ e CPF;
  • aviso de pré-negativação;
  • assistente contra fraudes;
  • relatórios completos.

A contratação é bastante simples. Basta entrar no site da Serasa Experian, conferir as especificidades de cada plano, selecionar o mais adequado às necessidades do negócio e preencher o cadastro.

Razões para utilizar essas duas ferramentas juntas

Como explicamos ao longo do texto, existem duas formas de monitoramento, sendo que a utilização de um deles não exclui a necessidade do outro. Portanto, investir nas duas soluções pode ser uma ótima estratégia!

Ao analisar o documento de clientes e o próprio CNPJ, você minimiza ainda mais os riscos relacionados a inadimplência, golpes e fraudes.

Essas são as principais características do Serasa Monitora. As ferramentas oferecidas são positivas para proteger a empresa em negociações com clientes e parceiros, e para tomar ações rápidas, evitando complicações em seu perfil financeiro.

Gostou do texto e quer saber mais sobre essa solução exclusiva da Serasa Experian? Então, acesse o nosso site e veja todos os detalhes do Serasa Monitora!