Nós sabemos que a rotina de um gestor é repleta de obrigações, porém a consulta do CNPJ da empresa não pode ser deixada de lado. Você realiza essa atividade?

O procedimento é importante para conhecer o perfil financeiro da companhia, adotar medidas de correção, caso sejam necessárias, entre outros benefícios. Mas para alcançar bons resultados, o processo deve ser implementado corretamente.

Para ajudar nessa missão, preparamos este texto com dicas sobre o assunto. Continue a leitura, entenda os motivos para acompanhar o CNPJ da empresa e veja como fazer isso!

Quais são os benefícios de acompanhar o CNPJ da sua empresa?

Algumas pessoas podem desconhecer a estratégia de análise do próprio CNPJ. Contudo, vale destacar que o procedimento é significativo para a proteção e o sucesso do negócio. Alguns benefícios são:

  • proteção e ações de correção rápida em caso de fraudes;
  • análise do perfil financeiro e possibilidade de aplicar estratégias de melhoria;
  • redução de insegurança do mercado;
  • contribuição para facilitar a obtenção de crédito.

Ter uma boa reputação no mercado e um score elevado são passos essenciais para manter a saúde financeira da empresa em dia e realizar acordos mais vantajosos. Por isso, é importante conhecer o perfil financeiro da sua empresa e aplicar medidas para melhorá-la, se for o caso.

Uma das dicas para isso é evitar a negativação. Tal fato pode ocorrer se a sua empresa deixar de pagar alguma conta e o credor enviar os dados dela para os órgãos de proteção ao crédito com o objetivo de obter o pagamento.

Ficar na lista de negativados gera complicações para o seu negócio, pois afeta a sua reputação e pode dificultar acordos comerciais, compras a prazo e obtenção de empréstimo. Diante disso, é imprescindível ter um bom controle financeiro para evitar despesas em atrasos.

Além do mais, ao monitorar o CNPJ da firma, você poderá receber avisos em caso de pré-negativação para identificar dívidas em aberto e adotar medidas de correção rápidas para que isso não prejudique o perfil dela.

Outro benefício de acompanhar o CNPJ é quanto à redução de riscos. As empresas, sejam elas pequenas ou grandes, não estão livres de sofrerem com ações fraudulentas. Dessa forma, caso uma pessoa utilize os dados da companhia para aplicar golpes no mercado, você ficará sabendo disso com mais rapidez e poderá tomar atitudes para resolver a situação e minimizar os danos.

O que você deve acompanhar e com qual frequência deve fazer isso?

Ao analisar o CNPJ da empresa é possível obter uma série de dados, tais como:

  • score de crédito;
  • dívidas e protestos;
  • consulta Serasa Experian por outras empresas.

Todas essas informações são importantes para entender o perfil do negócio e aplicar as estratégias adequadas. Contudo, como as movimentações podem acontecer de forma constante, é preciso dar atenção a esses dados com frequência.

O processo para a consulta de CNPJ pode ser feito de forma manual com pesquisas junto ao órgão de proteção ao crédito. Nesse caso, é recomendado definir de quanto em quanto tempo isso deve ser feito de acordo com as características e os objetivos da empresa.

Uma alternativa mais prática é o monitoramento de CNPJ com auxílio de soluções tecnológicas. Assim, você consegue realizar um acompanhamento constante do documento.

Como acompanhar o CNPJ da sua empresa?

Agora que você já entendeu os benefícios da estratégia, deve estar com dúvidas sobre como monitorar o CNPJ da empresa, não é mesmo? Como falamos no tópico anterior, isso pode ser feito de forma manual, com uma frequência de consulta quinzenal ou mensal, por exemplo, ou com o apoio da tecnologia.

Investir em soluções tecnológicas é uma excelente maneira de analisar os dados da empresa de forma facilitada. Nesse caso, você pode contar com a solução Saúde do seu Negócio da Serasa Experian.

Essa ferramenta permite obter dados atualizados e receber avisos em casos de alteração no documento, como uma pré-negativação. Alguns diferenciais são:

  • monitoramento do CNPJ;
  • monitoramento de CPF;
  • aviso de pré-negativação;
  • aviso sobre consultas à Serasa Experian;
  • notificações sobre cheques sem fundo, protestos, ações judiciais, entre outros;
  • monitoramento dos sócios, dependendo do plano contratado.

A contratação da solução pode ser feita de forma rápida e prática pelo site da Serasa Experian. Basta escolher o plano mais adequado às necessidades do negócio, preencher o cadastro e definir a forma de pagamento. Se tiver alguma dúvida durante o processo, você pode entrar em contato com os especialistas da empresa.

E sabia que também é possível consultar o documento de seus clientes? A atitude é positiva para reduzir riscos na venda!

Ninguém deseja ter que lidar com atrasos no pagamento ou inadimplência, não é mesmo? Essas situações prejudicam o fluxo de caixa e a saúde financeira da companhia e geram custos extras para a recuperação de dívidas. Por isso, é preciso adotar estratégias de análise de crédito para minimizar os riscos em vendas com pagamento a prazo.

Uma das formas de fazer isso é consultar CPF ou CNPJ do cliente antes de toda a venda, outra dica é utilizar uma ferramenta para monitoramento da carteira de clientes empresariais. Assim, você obtém dados atualizados e recebe avisos em casos de movimentações nos documentos. A Serasa Experian disponibiliza uma solução gratuita para você monitorar até 100 CNPJs de seus clientes!

A Serasa Experian conta com um dos bancos de dados mais confiáveis da América Latina. Além disso, as ferramentas oferecidas permitem realizar os processos de forma ágil e segura.

Sendo assim, você pode obter informações atualizadas sobre o seu empreendimento e sobre seus clientes para tomar decisões mais acertadas, influenciando a saúde financeira e o sucesso corporativo.

E então, conseguiu entender a importância de consultar o CNPJ da empresa? Um gestor precisa ficar atento a inúmeros fatores para garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio. Como mostramos, cuidar do CNPJ é uma medida significativa para conhecer o perfil financeiro da companhia perante o mercado e adotar estratégias para melhorar isso e ter mais facilidade ao solicitar empréstimos e fazer acordos comerciais.

Gostou do texto? Quer saber mais sobre a solução da Serasa Experian para monitorar CNPJ? Acesse o nosso site e conheça os diferenciais da ferramenta Saúde do seu Negócio!