Empreender é uma ótima opção para quem deseja atingir o sucesso sem depender das iniciativas e decisões de um chefe ou de uma organização. Podemos dizer que no empreendedorismo o céu é o limite, já que o empresário pode chegar aonde quiser, desde que tenha uma mentalidade empreendedora e faça escolhas estratégicas e inteligentes durante a sua gestão.

Outro aspecto vantajoso dessa escolha é que, para se tornar um empreendedor, você não precisa ter uma formação específica ou mesmo de um conjunto obrigatório de experiências. Afinal de contas, existem líderes de negócios com os mais variados perfis e históricos profissionais.

No entanto, quem está pensando em empreender precisa saber que existem características, habilidades e comportamentos em comum entre os empresários de sucesso. Chamaremos este conjunto de mentalidade empreendedora.

O grande desafio de entender e desenvolver uma mentalidade empreendedora está no fato de que ele reúne aspectos que não são aparentes, já que tratam, fundamentalmente, de posturas, pensamentos e atitudes.

A boa notícia é que, mesmo que você ainda não tenha essa mentalidade, ela pode ser desenvolvida com a prática diária. É justamente sobre isso que falaremos neste conteúdo especial sobre o assunto.

Neste artigo, você vai conhecer as principais características da mentalidade empreendedora, descobrindo como atingir o sucesso ao longo de sua jornada como empreendedor. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra!

O que é uma mente empreendedora?

Você sabe responder qual é a diferença entre um empresário de sucesso e uma "pessoa comum"? Você é funcionário de uma empresa e deseja empreender, mas não sabe por onde começar?

Sem dúvida, antes de adotar qualquer iniciativa você precisa conhecer o conceito de mentalidade empreendedora e quais são as características dessa maneira de pensar.

A mentalidade empreendedora pode ser conceituada como uma característica que reúne habilidades de iniciativa e tomada de decisões. A mente empreendedora é voltada para a estratégia, a capacidade de enxergar oportunidades e fazer o melhor uso delas.

O empreendedor precisa ter noção dos riscos aos quais ele estará exposto para atingir os seus objetivos. O seu modo de pensar, analisar, ponderar e tomar decisões deve contemplar a análise, medição e consciência com relação aos riscos e oportunidades.

De forma geral, os empreendedores de sucesso são pessoas que buscam movimento constante, que enxergam além dos problemas e conseguem perceber as oportunidades de prosperar.

Quais são as características de uma mente empreendedora?

Como você viu, a mentalidade empreendedora reúne características e habilidades que incluem motivação, criatividade e resiliência. O empreendedor precisa ser uma pessoa com alto grau de confiança, que se mantém calmo diante das dificuldades e tem consciência das suas escolhas, assumindo a responsabilidade pelos erros.

Um empreendedor de sucesso jamais coloca a "culpa" em terceiros pelas dificuldades enfrentadas na sua empresa.

A seguir, destacamos algumas das principais características da mente empreendedora e como desenvolver esse perfil. Acompanhe e entenda!

Realismo corajoso

Alguém tem dúvida de que é preciso ter coragem para empreender? Sem esse ingrediente, ninguém largaria a CLT para buscar ser dono do próprio negócio, certo?

Entretanto, tome cuidado para não confundir coragem com irresponsabilidade. A verdadeira coragem investiga cada detalhe sobre o próprio negócio. Sabe aqueles assuntos que você tem até receio de olhar? Às vezes, pode ser o financeiro, a projeção de vendas ou a produtividade.

O que o empreendedor precisa é pesquisar e reunir o máximo possível de informações para conseguir planejar o futuro da sua empresa de forma realista. Para isso, é necessário avaliar o cenário do mercado, o perfil dos clientes, o preço praticado, o posicionamento da marca e assim por diante.

Uma pessoa com mentalidade empreendedora é aquela que consegue ser corajosa e realista ao mesmo tempo, avaliando cada detalhe da situação para não correr riscos desnecessários.

Contudo, como nunca existirá um cenário totalmente seguro, o empreendedor age com coragem, calculando os riscos e as consequências das suas escolhas, superando as adversidades.

Capacidade de decisão

Todos aqueles com mentalidade empreendedora têm a liderança como característica essencial. Ser líder implica em tomar decisões. Portanto, a capacidade de fazer escolhas constantemente é um dos principais aspectos de um bom empresário.

Basta olhar para a rotina de qualquer negócio para perceber que a necessidade da tomada de decisões é frequente. É preciso bater o martelo em assuntos macro, como o nome da marca, as estratégias de mercado e o posicionamento.

Da mesma maneira, o gestor precisa realizar inúmeras escolhas no dia a dia, como na hora de delegar tarefas, priorizar investimentos ou optar por um fornecedor.

Não é à toa que muitos empreendedores chegam ao final do dia com a cabeça cansada. De fato, são muitos assuntos que exigem responsabilidade. Por isso, a capacidade de decisão deve se tornar um hábito para que, aos poucos, tudo se torne mais leve.

Visão estratégica

Digamos que você tenha uma habilidade incrível para produzir doces e, por isso, antigos colegas e amigos começaram a fazer encomendas de brigadeiros e outros quitutes. As pessoas elogiavam seus produtos e os pedidos iniciais aconteciam de forma quase natural.

Enxergando uma oportunidade, você decidiu empreender na área. Esse é o início da visão estratégica. A partir daí, a situação passou a ser outra: como líder de um negócio, você precisa se preocupar com uma série de outros assuntos, como as vendas, as entregas, as compras de ingredientes, as finanças e muitos outros detalhes.

Logo, você se dá conta de que não pode mais olhar para o trabalho apenas como um profissional de confeitaria — é preciso pensar como empresário.

Um líder com mentalidade empreendedora traça metas para cada área do negócio, sempre visualizando o futuro de forma sistêmica, isto é, englobando o máximo de variáveis possíveis.

Assim, a visão estratégica permite identificar pontos de melhoria e potencializar aquilo que já está dando certo. Em vez de colocar atenção em um único ponto, o verdadeiro empreendedor olha para o todo.

Raciocínio prático

Empreender exige que você estude, pesquise, tenha ideias e reflita a respeito de tudo o que está envolvido no negócio. Inclusive, a visão estratégica que citamos acima tem muito a ver com essa capacidade de reunir variáveis e planejar o futuro.

Porém, nem só de planos vive o empresário. Uma mentalidade empreendedora também deve incluir o raciocínio prático para resolver questões de maneira eficiente.

Isso significa que, dia após dia, é preciso quebrar as metas e tarefas em diversas ações menores, para encontrar as atividades que podem ser feitas agora.

Aliás, esse raciocínio prático ajuda a deixar o seu planejamento mais eficaz e objetivo, facilitando as tomadas de decisões e a obtenção dos resultados desejados. Com isso, o realismo e a coragem também se acentuam, pois suas ações estarão baseadas em uma lógica simples e funcional.

Disciplina

Por fim, a quinta característica fundamental da mentalidade empreendedora é a disciplina. Ela é de grande importância, pois um empreendimento jamais alcança o seu ápice da noite para o dia.

Quem empreende logo percebe que existem altos e baixos. Há dias de conquistas importantes e outros em que nem tudo sai como o esperado. Por isso, a persistência e a disposição de dar sempre o seu melhor são fundamentais. É preciso manter o comprometimento em alta, a fim de alcançar os resultados esperados.

Além disso, disciplina tem tudo a ver com organização. Um empreendedor disciplinado consegue não só classificar e ordenar as demandas e tarefas, mas também gerenciar o seu tempo e energia para que essas ações sejam cumpridas no tempo determinado.

Mais que isso, a disciplina inspira possíveis parceiros ou colaboradores a buscar a excelência em suas funções, gerando, assim, um círculo virtuoso.

Quais são os principais 3 comportamentos empreendedores?

O psicólogo David McClelland dedicou grande parte da sua vida acadêmica ao estudo do comportamento de empreendedores de sucesso. Em 1962, depois de vasta pesquisa sobre o assunto, ele listou dez características que foram divididas em três grupos: realização, planejamento e poder.

Foram estudos que serviram como base para o programa Empretec, iniciativa que, no Brasil, é coordenada pelo SEBRAE.

De acordo com McClelland, é possível capacitar uma pessoa para que ela consiga desenvolver uma mentalidade empreendedora, e isso contribui não só para o sucesso de sua carreira profissional, mas também para a sua vida pessoal.

A seguir, conheça quais são os três conjuntos de características empreendedoras estabelecidos pelo psicólogo.

1. Conjunto de características de realização

No conjunto de características de realização estão: capacidade de busca por oportunidades e iniciativa, persistência, capacidade de correr riscos de maneira calculada, comprometimento e exigência de qualidade e eficiência.

1.1. Busca por oportunidades e iniciativa

Pessoas com mentalidade empreendedora buscam oportunidades e tomam iniciativas para transformar essas oportunidades em negócios. Dessa forma, elas têm proatividade, antecipando necessidades, e sabem fazer uso de situações incomuns para crescer.

1.2. Persistência

Outra característica comum da mente empreendedora é a resiliência. Os empreendedores de sucesso não desistem diante do primeiro obstáculo, pois conseguem reavaliar e mudar seus planos para superar as dificuldades e se esforçam além da média quando querem atingir objetivos.

1.3. Capacidade de calcular riscos

O empreendedor de sucesso tem capacidade de enfrentar os riscos de maneira calma, assumindo os desafios que se apresentam e respondendo por eles. Assim, avaliam alternativas antes de tomar decisões, buscam meios de reduzir as chances de que as coisas saiam do planejado e aceitam desafios de nível moderado, mas que têm chances de sucesso.

1.4. Comprometimento

O comprometimento é uma das habilidades-chave do empreendedor de sucesso. Geralmente, é uma pessoa que assume suas promessas e se compromete com elas, independentemente do tamanho da responsabilidade.

Dessa forma, ele traz para si a responsabilidade sobre o sucesso e sobre o fracasso, atua em conjunto com toda a equipe e valoriza o relacionamento com os clientes.

1.5. Exigência de eficiência e qualidade

Essa característica está relacionada com a disposição para fazer o melhor. O empreendedor está sempre trabalhando para a melhoria contínua da empresa, desenvolvimento e aprimoramento dos produtos, satisfação dos clientes e estabelecimento de procedimentos para cumprir prazos e garantir a qualidade.

2. Conjunto de características de planejamento

O segundo conjunto de características está atrelado ao planejamento e nele estão contemplados a busca de informações, planejamento e definição de metas, conforme você verá a seguir.

2.1. Busca de informações

Uma mentalidade empreendedora está sempre em busca de informações sobre a concorrência, clientes, fornecedores e sobre a própria empresa.

Isso significa que o empreendedor se envolve pessoalmente na busca por informações sobre o mercado, investiga como fabricar produtos e fornecer serviços e sempre busca o suporte de especialistas para obter assistência especializada.

2.2. Definição de metas

Estabelecer metas é outra característica importante daqueles que têm uma mentalidade empreendedora. Dessa forma, o empreendedor persegue seus objetivos, tem visão a curto, médio e longo prazos e estabelece objetivos capazes de serem executados e mensurados.

2.3. Planejamento e monitoramento

Por fim, neste conjunto, estão as habilidades de planejamento e monitoramento. O empreendedor de sucesso sabe organizar suas tarefas de forma objetiva e com prazos bem estabelecidos.

Entre as habilidades deste gestor, vale destacar o fato de enfrentar grandes desafios, sempre agindo por etapas. Acompanha indicadores financeiros, planeja e divide grandes tarefas em subtarefas menores, revisando constantemente os seus planos e mantendo registro das informações para reavaliar resultados e reestruturar suas metas sempre que necessário.

3. Conjunto de características de poder

Por fim, no terceiro conjunto de características estão aquelas relacionadas ao poder. Como poder, podemos enxergar a capacidade de liderar e influenciar pessoas.

3.1. Rede de contatos e persuasão

Um empreendedor de sucesso sabe como influenciar pessoas, criando uma rede de contatos estratégica, com relacionamentos comerciais que ajudem a atingir os objetivos estabelecidos.

3.2. Autoconfiança e independência

Por fim, o líder empreendedor desenvolve sua autonomia agindo com a confiança de que vai alcançar os melhores resultados.

Neste ponto, não podemos deixar de mencionar a sua habilidade em manter uma visão otimista e focada, mesmo diante de resultados ruins. A demonstração de confiança e autonomia pode fazer toda a diferença no sucesso das suas empreitadas profissionais.

Como criar uma mente empreendedora?

Colocando em prática o desenvolvimento de todas as habilidades mencionadas no capítulo anterior, é possível criar uma mente empreendedora. Naturalmente, essas habilidades precisam ser desenvolvidas com foco em resultado.

Conhecer as características de um empreendedor de sucesso e entender como elas se traduzem no dia a dia do profissional ajudam a compreender melhor como absorvê-las.

Como desenvolvimento dessas habilidades, o empreendedor vai observar a melhora no seu desempenho profissional, terá mais segurança no processo de tomada de decisões e vai ampliar a sua visão com relação às oportunidades, aumentando as possibilidade de sucesso e reduzindo as chances de fracasso.

Então, você já tem uma mentalidade empreendedora ou ainda precisa construí-la? A maioria das pessoas tem qualidades que podem ser ampliadas e outras que precisam ser adquiridas.

Portanto, se você ainda não é um empreendedor “formado”, não se preocupe. O importante é ter vontade de chegar lá e fazer o que for preciso para alcançar o sucesso. Agora, você já sabe os caminhos a tomar para isso.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais! Assim, você pode ajudar seus amigos e seguidores que também desejam desenvolver uma mentalidade empreendedora.