O MEI ou microempreendedor individual é uma categoria de empresa criada para facilitar o processo de formalização de profissionais autônomos que trabalham por conta própria em diversas áreas. Após ser MEI, o profissional tem todos os direitos de uma empresa, mas com menos responsabilidades fiscais. Mas, será que ainda assim MEI precisa de contador?

Pensando em responder a essas e outras perguntas, elaboramos este artigo que explica um pouco mais sobre as atribuições fiscais do MEI. Confira!

MEI precisa de contador?

Na realidade, não. A modalidade de empresa MEI foi criada para simplificar o processo de formalização para microempreendedores, sendo assim, não é necessário contratar um contador.

Mas é importante estar atento que, apesar de ser possível fazer tudo sozinho, é essencial que o microempreendedor anote e acompanhe todas as entradas e saídas de valores. Além disso, não pode passar o valor de faturamento anual de R$81.000,00 (valores em 2022).

Assim, não é necessário contratar um contador para cuidar da contabilidade da empresa, mas o MEI pode optar por ter um profissional da área na folha de pagamentos. Caso ache melhor, pode ter um parceiro para que possa consultar sempre que tiver dúvidas ou precisar de alguma ajuda.

Quais são as vantagens de ter um contador para MEI?

O contador é responsável pelas rotinas contábeis das empresas, ou seja, elaborar balanços, relatórios de faturamentos, demonstrativos de resultados, balancetes mensais, auxiliar e apurar os impostos. Além disso, esse é o profissional mais indicado para cuidar de todos os trâmites contábeis para abertura e fechamento de empresas.

Apesar de o MEI ter as atribuições fiscais mais simplificadas, ter um contador para auxiliar nesses trâmites pode ser muito benéfico, especialmente, para quem não tem conhecimento na área. A seguir, listamos as principais vantagens de contratar um profissional contábil:

  • auxiliar na contratação de funcionários: na modalidade MEI, o microempreendedor só pode contratar um funcionário, mas isso não diminui todas as taxas e atribuições necessárias, e o contador pode fazer todos os cálculos e garantir os direitos do trabalhador;
  • educar sobre as melhores práticas contábeis: é normal que o MEI nem sempre saiba as melhores opções contábeis e nisso, o contador pode ser de grande valia. As melhores maneiras de administrar o financeiro e investimentos para crescimentos podem partir de algumas dicas recebidas por esse profissional;
  • auxiliar na obtenção de crédito: só quem é empreendedor sabe que, algumas vezes, é necessário obter crédito, seja para aliviar as contas, seja para investir no negócio. Nesse caso, o MEI precisa de contador para auxiliar na documentação e em melhores opções para conseguir esse crédito;
  • prevenir erros frequentes: o MEI tem responsabilidades fiscais mais simples, porém, elas ainda existem. É muito comum que microempreendedores cometam erros com relação a isso. Tendo um contador, esses problemas são evitados para que não haja futuras cobranças por parte do governo;
  • alterar para o Simples Nacional: com o crescimento da empresa, é normal que o faturamento anual ultrapasse o valor máximo do MEI. Sendo assim, é necessário que a modalidade seja alterada, e nesse caso, é essencial a contratação de contador para cuidar do processo e das finanças.

Quais são as responsabilidades fiscais do MEI?

Um dos principais benefícios de ser MEI é a diminuição das responsabilidades fiscais, e é exatamente por isso que não é necessário ter contador. Mas se engana, quem pensa que elas não existem. A seguir, explicamos as principais.

Pagamento da contribuição mensal (DAS)

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é a contribuição fiscal cobrada mensalmente, reunindo os impostos do MEI. É a quitação dela que garante direito a aposentadoria, licença maternidade, afastamento remunerado, dentre outros, pelo governo.

O valor do DAS varia de acordo com a categoria da empresa e pode ser pago de forma fácil em bancos, lotéricas ou caixa eletrônico. O boleto pode ser solicitado no site do MEI, basta preencher as informações solicitadas.

Emissão de nota fiscal

Na modalidade empresarial MEI, não é necessário emitir nota fiscal para pessoa física, mas é obrigatório para pessoa jurídica, ou seja, outras empresas. Por isso, é necessário estar sempre atento ao fluxo de caixa para toda entrada e saída. Caso o microempreendedor precise emitir uma nota fiscal e esteja com dificuldade quanto ao processo, é possível contratar um contador para auxiliar.

Envio de declaração anual de faturamento

O MEI tem algumas normas que devem ser cumpridas, dentre elas, o faturamento máximo determinado pelo governo, por ano, e o envio da Declaração Anual do Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI), a declaração MEI. Ela deve ser entregue até dia 31 de maio, e é feita de maneira gratuita.

Na declaração, o microempreendedor informa o montante recebido no ano anterior ou pelo período de abertura da empresa, caso ainda não tenha um ano de funcionamento. O profissional pode optar por preencher sozinho ou com o auxílio de um contador.

Como fazer a contabilidade do MEI?

Como mencionado, as responsabilidades fiscais de MEI são poucas e, por isso, é possível fazer sozinho. Ainda assim, é necessário fazer contabilidade e ter controle de fluxo de caixa. Existem três principais responsabilidades que devem ser assumidas todos os meses para não ter problemas depois:

  • pague sua taxa DAS: uma das principais obrigações como MEI é pagar o DAS, por isso, todo mês, já deixe o valor guardado e deixe anotada a data de pagamento para não se esquecer;
  • faça um relatório mensal: além de ter controle de gastos e valores recebidos, um relatório mensal pode ajudar a evitar dívidas e entender algumas contas desnecessárias e que podem ser cortadas ou reduzidas;
  • não misture dinheiro pessoal e da empresa: algumas vezes, pode ser difícil, mas é preciso evitar essa prática. Separe um valor para pagamentos de contas e investimentos, e um salário pessoal. Caso precise, um contador pode auxiliar nesse processo.

Como deu para perceber, MEI não precisa de contador, mas ter esse profissional auxiliando pode fazer total diferença no final do mês, especialmente, para quem não entende muito dessa área. É possível optar por contratar um contador para consultoria sempre que necessário, por isso, analise bem qual proposta compensa mais para você.

Agora que você já sabe mais sobre a relação entre contador e MEI, que tal continuar aprendendo sobre essa modalidade de empresa? Descubra o guia completo do MEI e tire todas as suas dúvidas.