Pequenas empresas têm apostado cada vez mais no marketing digital como estratégia para aumentar as vendas. Afinal, os custos necessários para colocar essas técnicas em prática são muito menores do que os necessários para o marketing convencional. E o melhor: você pode fazer quase tudo sozinho.

Prazer, marketing digital!

O marketing digital é o conjunto de ações que uma empresa, profissional autônomo ou empreendedor podem usar para atrair novos clientes, desenvolver relacionamentos e assegurar uma identidade para a empresa no universo digital. Essa estratégia permite que a loja se comunique diretamente com seu público de maneira personalizada e no momento certo a partir das mídias digitais.

Presença digital garante identidade virtual para sua loja

No século XXI, estar fora da internet é estar fora do mercado. Afinal, se sua empresa não se posiciona na internet é porque ela não vê nesse ambiente a possibilidade de aumentar suas vendas.

Esse é um erro grave que acaba com a possibilidade de se garantir presença digital e, consequentemente, aumentar as vendas ao ter contato direto com o público. Lembre-se que grande parte de seus clientes está navegando pela internet, pesquisando, consumindo e dando likes nas redes sociais.

No Brasil, 64,7% da população está conectada à rede, segundo estudo do IBGE. Não investir em marketing digital é deixar de se relacionar com esse público e perder essas vendas. Foto: Ingimage.
No Brasil, 64,7% da população está conectada à rede, segundo estudo do IBGE. Não investir em marketing digital é deixar de se relacionar com esse público e perder essas vendas. Foto: Ingimage.

Portanto, é bom dar atenção especial ao desenvolvimento do seu site, que pode ter um blog com textos relacionados ao seu público. Também é importante não deixar as redes sociais como Instagram e Facebook de lado, desatualizadas e sem novidades sobre seus produtos ou serviços. Esses são os pilares de estratégias para conquistar e manter presença digital.

Produzindo conteúdo útil e personalizado

Não pense que se relacionar com o cliente é ter uma página nas redes sociais para acumular seguidores ou likes. Seu objetivo por lá é se relacionar com o cliente com informação útil, educando-o sobre o mercado ou informando e entretendo com conteúdo útil.

As publicações do seu blog devem tratar de temas relacionados ao seu negócio. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, vale a pena manter um blog atualizado com conteúdos sobre moda: novidades das estações, combinações de roupas, novas coleções de grifes famosas, tendências para o próximo ano, desfiles, etc.

Já as suas redes sociais têm como objetivo manter contato próximo com o público e se comunicar com ele de maneira personalizada e direta. Portanto, tenha em mente quem são as pessoas que vão frequentar as suas páginas e adapte a linguagem para se comunicar com elas. Diversifique as publicações para cada rede com fotos, galerias e vídeos para atrair o maior número de pessoas.

Otimizando seu site ou loja

Outro passo importante é otimizar o funcionamento de suas páginas. Seu site e loja virtual precisam ter design responsivo, ou seja, que se adapte aos diferentes dispositivos usados para acessar a internet – celular, computadores, tablets, etc. Para isso, vale a pena considerar a possibilidade de contratar uma empresa especializada. Há pacotes completos que oferecem aluguel de domínio (o famoso endereço do site), suporte técnico, manutenção e até e-mail corporativo por um preço que deve caber em seu orçamento.

O funcionamento das suas páginas na internet afeta diretamente a quantidade de vendas da sua loja. Pequenos investimentos  em seu site ou loja podem ajudar a aumentar a sua receita. Foto: Unsplash.
O funcionamento das suas páginas na internet afeta diretamente a quantidade de vendas da sua loja. Pequenos investimentos em seu site ou loja podem ajudar a aumentar a sua receita. Foto: Unsplash.

Essas empresas vão dar cuidado especial para sua landing page – página do site que reúne links voltados para transformar um visitante ocasional em possível comprador. Com menos elementos do que um site convencional e comandos claros para o usuário (Compre agora e tenha 20% de desconto!), essa página pode aumentar o número de clientes de maneira simples.

Com cuidado profissional, seu blog também estará adaptado, mas para receber conteúdo de texto tendo como base as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca). Essa técnica otimiza os textos e os ranqueia de maneira mais eficiente nas pesquisas feitas no buscador do Google.

Por exemplo, se alguém pesquisar por “loja de roupas para bebês” na sua região e você produzir conteúdo para o blog com as técnicas de SEO, a sua página vai aparecer entre as primeiras respostas para a pesquisa feita em plataformas como o Google.com ou Yahoo. E o melhor: você ainda nem investiu em anúncios pagos.

Anúncios pagos: quanto custa e como fazer
Quando você souber lidar bem com as redes sociais e estiver sentindo necessidade de falar para mais pessoas, será a hora de procurar anúncios pagos na internet. Se, no passado, a melhor maneira de atrair clientes era anunciar em grandes jornais ou revistas com alta tiragem, agora é a vez de pagar para expor a sua marca para esse público na internet.

Sabendo qual público dialoga com a sua marca em cada rede social, você consegue investir em anúncios baseados em dois tipos de cobrança:

  • CPC (custo por clique): a cada clique de usuários em seu anúncio, ele será direcionado ao seu site ou aplicativo e você pagará uma taxa pré-definida.
  • CPI (custo por impressão): a cada visualização de seu anúncio por um cliente, você você pagará uma taxa pré-definida.

É possível também fazer campanha por mais seguidores, mais likes na página, mais visualizações em um vídeo no YouTube ou até mais inscritos em sua newsletter. Vale a pena pesquisar quais investimentos cabem em seu orçamento.

Agora é com você!

Garantir presença digital ao seu negócio é uma possibilidade para aumentar as suas vendas sem grandes investimentos, e o marketing digital vai ter dar essa garantia. Com ações em seu site, loja e nas redes sociais, é possível que você dialogue com seu cliente e, consequentemente, compreenda melhor como convencê-lo de que seu produto ou serviço é o que ele procura.

Sozinho e sem muitos investimentos, é possível colocar em prática ações eficientes de marketing digital. Suas vendas agradecem!

Para aprender mais sobre digitalizar sua empresa, acesse o blog do Terra Empresas e evolua nas vendas.