Marketing digital para PMEs: como a estratégia pode ajudar seu negócio no curto e longo prazo

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Já se foi o tempo em que a adoção de estratégias de marketing digital em um negócio era apenas um diferencial. Atualmente, qualquer empresa com presença online que queira se manter relevante no mercado e conquistar mais autoridade depende de tais ações, seja qual for o seu tamanho.

Algumas vantagens desse tipo de abordagem estão na sua acessibilidade e baixo custo. Apesar de bastante funcionais, as estratégias de marketing digital estão ao alcance de qualquer negócio, independentemente de seu segmento. Mas atenção: para que os resultados sejam realmente efetivos, é preciso contar com a ajuda de um profissional capacitado nesta área.

Neste post, você vai aprender a ajudar o seu negócio por meio do marketing digital para PMEs. Para isso, vamos abordar a importância de uma presença digital e os aspectos básicos que compõem uma estratégia para esta área. Está preparado?

A importância da presença digital

O uso massivo da internet nas residências dos brasileiros e em dispositivos digitais já não é mais nenhuma novidade. De acordo com os dados de um levantamento promovido pelo IBGE, o país ganhou cerca de 10 milhões de internautas em um ano.

Sabendo que cerca de 97% dessas pessoas já procuram por produtos e serviços online, é possível concluir que quem está fora da rede corre o risco de perder um grande número de leads (possíveis clientes). Sabendo que a maioria dos consumidores confia na praticidade das compras online, a resposta automática ao procurar por itens de qualquer categoria será verificar os produtos em sites antes visitar as lojas físicas. Empresas sem uma forte presença online serão inevitavelmente desconsideradas.

Por fim, em momentos atípicos como o atual, as pequenas e médias empresas precisam se replanejar. Esse contexto de isolamento em massa é um bom exemplo de como as marcas com presença digital e e-commerce podem sair na frente e agregar valor para os clientes, com um menor número de limitações para o comércio.

Entretanto, ainda que sua empresa não realize negócios online, consumidores e leads esperam vê-lo em sites e redes sociais. Se eles não o encontrarem, você poderá perder a oportunidade de aumentar sua base de clientes e divulgar o trabalho de sua pequena ou média empresa.

Como o marketing digital para PMEs pode ser útil

Depois de ter um site e páginas em redes sociais consolidadas, você pode usar essas ferramentas para promover ainda mais sua marca. A maioria dos consumidores está online em algum momento, se não o dia todo. Por isso, ser capaz de anunciar e comercializar nesse meio disseminará a consciência da sua marca. Como um bônus adicional, o marketing digital é muito mais econômico do que o marketing tradicional, economizando dinheiro a longo prazo.

Construção de relacionamentos com a base de clientes

Hoje, se alguém quiser mais informações sobre uma empresa, é mais provável que inicie a sua pesquisa online. Por isso, os canais de comunicação disponíveis na rede proporcionam uma vantagem competitiva. O atendimento remoto permite que o cliente não faça muito esforço para entrar em contato e sinta que pode desfrutar de mais praticidade ao lidar com sua marca. Além disso, os perfis nas redes sociais permitem a interação constante e a formação de uma base de relacionamento pautada na troca de informações.

Lembre-se: clientes satisfeitos são sua melhor ferramenta de marketing. Eles podem apontar seus pontos de melhoria e divulgar críticas positivas online. As mídias sociais são uma ótima ferramenta para se comunicar com clientes satisfeitos e deixar o mundo ver como a interação entre vocês é positiva.

Fornecimento de resultados mensuráveis

Com a ajuda de diversas ferramentas de gestão específicas (como Google Analytics, Facebook Insights e Adwords) você pode medir facilmente os resultados de cada campanha ou plataforma, além de conseguir mensurar o tráfego em suas páginas online. Isso o ajudará a avaliar o desempenho de cada projeto e servirá de suporte para embasar decisões de negócio.

Atração de novos leads

Pequenos e médios negócios podem encontrar muitos empecilhos para captar novos clientes e expandir suas ofertas. Pense no marketing digital como uma maneira de se tornar mais acessível para as pessoas que você está tentando alcançar. Com essa abordagem, você será capaz de atrair um público muito maior do que imagina.

Isso porque o marketing digital permite que você se envolva com seus potenciais clientes. Ao se mostrar sempre disponível, é possível conhecê-los gradualmente e entender o que eles esperam encontrar. Ao interagir com as pessoas digitalmente, você também terá mais ferramentas para segmentá-las e entender as dores de cada grupo, para depois pensar em soluções personalizadas e reter um maior número de clientes.

Como construir uma boa estratégia de marketing digital

Existem alguns passos que devem ser seguidos em qualquer estratégia de marketing digital para PMEs. O primeiro deles (e um dos mais importantes) é saber quem você é, e onde quer chegar. Entenda!

Defina seus próprios KPIs

Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores-chave de desempenho que servirão para mensurar o progresso rumo à sua missão como empresa. Para isso, defina qual é objetivo geral do seu negócio e garanta que seu planejamento de marketing digital se encaixe dentro do plano.

Conheça sua persona

Você provavelmente já sabe as características do seu público, mas às vezes essa é a primeira coisa que um profissional de marketing pode esquecer ao elaborar seus KPIs, em virtude da preocupação com o orçamento e seleção de canais. Para não cometer esse erro, coloque o público no centro de sua estratégia de marketing digital e atenda as suas necessidades emocionais. Isso só pode ser feito com a criação de personas bem elaboradas.

Para isso, comece pesquisando e registrando todas as informações demográficas que você conhece sobre o público que deseja atingir, como idade, classe social e gênero. Vá além e conheça seus desejos, objetivos, medos e problemas que sua marca pode sanar. Com base nessas informações, você deve construir um personagem parcialmente fictício, representando sua persona (ou seja, seu consumidor ideal). Ao se comunicar, lembre-se com quem você está falando, para conseguir falar a língua deles.

Crie uma página online (e invista no conteúdo!)

Não faz sentido criar um planejamento de marketing digital sem ter seu espaço online, certo? Portanto, é recomendado que você tenha um blog, que deve se apresentar como um cartão de visitas para quem acessar a sua página. Esses canais serão usados para promover conteúdos que sejam relevantes para a persona. Assim, será possível passar confiança para clientes em potencial e educar o público sobre os valores da sua marca.

Parece simples, mas a produção de conteúdo é essencial para fazer com que seus clientes o procurem de forma espontânea. Afinal, não só de beleza e navegabilidade vive um site. É importante que ele seja útil e traga informações que agreguem valor para o seu público.

Por fim, saiba onde sua persona está. A escolha dos seus canais digitais (e de todos os outros investimentos) deve ser feita com base no que seu cliente procura ou prefere. Quanto mais clara for a percepção de suas dores e vontades, mais precisas serão as suas decisões no futuro.

Agora que você já sabe mais sobre marketing digital para PMEs, aproveite para ler sobre gestão de pequenas e médias empresas e não pare de aprender!

Publicada em 12/05/2020 - Fonte: Serasa Experian
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